Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Ipea sugere criar câmara de revisão de concessões para acelerar retomada

Órgão defende que desequilíbrios nos contratos de concessionárias causados pela pandemia devem ser atacados

Por Machado da Costa Atualizado em 29 jan 2021, 17h27 - Publicado em 28 jan 2021, 16h02

O Ipea divulgou um estudo que coloca um pouco mais de pimenta na relação entre concessionárias e o governo. O órgão federal de estudos econômicos sugeriu a criação de uma câmara de revisão de concessões, “com o objetivo de unificar o recebimento de pedidos de revisão, organizar informações sobre a saúde financeira dos concessionários e dar suporte (com definição de parâmetros) às negociações. Estas devem ser individuais e específicas ao caso concreto, mas devem garantir alinhamento à estratégia mais abrangente do governo federal”. Na visão do Ipea, a pandemia desequilibrou inúmeros contratos e será preciso uma revisão rápida para que as empresas consigam se sustentar e ajudar na retomada econômica.

O governo, principalmente na figura do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tem segurado a revisão dos contratos. Segundo o Ipea, contudo, basta uma canetada do ministro da economia, Paulo Guedes, para que se inicie a resolução de conflitos entre concessionárias e o governo.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade