Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Darkside: a startup do crime cibernético que sequestrou a gasolina nos EUA

Preços dispararam no país depois que sistemas do maior oleoduto americano foram sequestrados por hackers

Por Josette Goulart 11 Maio 2021, 13h15

Os preços da gasolina dispararam nos Estados Unidos e já se aproximam do seu nível mais alto desde 2014 depois que o maior oleoduto do país foi sequestrado. Um grupo de hackers usou um ransomware para paralisar o sistema do oleoduto. Ransomware é um software de extorsão que é usado para sequestrar um computador e só liberá-lo sob pagamento de resgate. O FBI logo descobriu que se tratava de um DarkSide Ransomware. O que poucos sabem é que o DarkSide Ransomware é considerado quase como uma “startup” do mundo do crime cibernético e que oferece aos criminosos uma espécie de plataforma de ransomware para quem estiver interessado em sequestrar algum computador pelo mundo. É o que o próprio DarkSide chama de  “ransomware as a service”, ou seja, um software disponibilizado na internet e que pode ser usado por qualquer um. “É tipo o MS Word ou Excel, só que pagando assinatura”, explica o advogado especialista em temas digitais, Solano Camargo, do escritório Lee Brock Camargo Advogados.

Camargo inclusive faz um alerta sobre a segurança cibernética no Brasil: “Não há um sistema legal no Brasil que reúna cuidados específicos e coordenados entre o setor público e o privado, tais como exigências de níveis de criptografia, governança ou atuação das autoridades públicas em caso de ataques hackers”.

Publicidade