Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Bradespar caminha para o fim ao distribuir bilhões em ações da Vale

Investidor correu para arbitrar preços dos papeis

Por Josette Goulart 15 set 2021, 11h46

As ações da Bradespar dispararam na bolsa de valores na manhã desta quarta-feira, 15, depois que a empresa anunciou que vai distribuir mais de 5 bilhões de reais em ações que possui da Vale para seus acionistas, que foram chamados a aprovar a proposta em assembleia a se realizar em outubro. A alta de 9% se explica porque os investidores correram arbitrar preço de Vale, já que Bradespar tem um desconto em relação à mineradora.

Na prática, a Bradespar vai reduzir sua participação na Vale em cerca de 45%, passando a deter 3,7% da companhia mineradora. A Bradespar é a empresa de participações do Bradesco e já foi uma das empresas que dava as cartas em grandes empresas no país, inclusive na Vale. Desde que acabou o acordo de acionistas, a Bradespar passou a ser apenas mais um acionista pulverizado da companhia. Hoje a Bradespar só possui Vale em seu portfólio e o anúncio de que vai entregar parte das ações é mais um passo para seu fim, segundo fontes próximas à empresa. Além disso, a ideia é também reduzir o risco de ter que pagar imposto sobre dividendos, se o Senado aprovar a reforma do imposto de renda.

Publicidade