Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TRF4 suspende demarcação de 24.000 hectares de terra indígena no Paraná

Área nos municípios de Altônia, Guaíra e Terra Roxa, no oeste do estado, poderia abrigar até 1360 indígenas da etnia Avá-Guarani

Uma decisão do desembargador Cândido Alfredo Leal Junior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), suspendeu o despacho da Fundação Nacional do Índio (Funai) que aprovava a identificação da terra indígena Tekohá Guasu Guavirá, no oeste do Paraná.

O magistrado atendeu a um pedido da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e suspendeu os procedimentos que beneficiariam indígenas da etnia Avá-Guarani, nos municípios de Altônia, Guaíra e Terra Roxa.

O despacho da Funai apresentava o resultado de um estudo coordenado pela antropóloga Marina Vanzolini Figueiredo, que identificou uma área de aproximadamente 24.000 hectares, dividida em duas glebas e áreas de ilhas, que poderiam abrigar uma população indígena estimada em 1.360 pessoas (os dados são de 2013).

De acordo com a Faep, estão registradas na área 172 propriedades rurais legalizadas e produtivas. Tanto entidades indigenistas quanto do setor agrícola afirmam que há muita tensão na área, com risco grande risco de confronto.

Procurada, a Funai ainda não retornou os contatos do blog.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s