Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Paraná Por VEJA Correspondentes Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens paranaenses. Por Guilherme Voitch, de Curitiba

Ratinho Junior deve centralizar ataques no primeiro debate no Paraná

O debate promovido pela Band no Paraná vai reunir seis candidatos e terá duração de duas horas e meia em cinco blocos

Por Guilherme Voitch Atualizado em 30 jul 2020, 20h21 - Publicado em 16 ago 2018, 08h26

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Paraná acontece nesta quinta-feira, às 22h, com o deputado estadual Ratinho Junior (PSD), líder das pesquisas, como “alvo” dos adversários.

A tendência apurada por VEJA é que, a partir deste encontro e com o início do horário eleitoral gratuito, haja uma tentativa de minar a imagem do deputado para forçar um segundo turno. Ao mesmo tempo, na busca por se apresentarem como alternativa que possa polarizar com Ratinho, a atual governadora Cida Borghetti (PP) e o deputado federal João Arruda (MDB) podem fustigar um ao outro.

Participarão todos os candidatos de coligações com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme prevê a lei eleitoral. Além de Ratinho Junior, Cida e Arruda, vão participar o ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT); o advogado Ogier Buchi (PSL) e o servidor público Professor Luiz Piva (Psol).

Na primeira pesquisa desde a desistência do ex-senador Osmar Dias (PDT), Ratinho aparece com 45% das intenções de voto, seguido por Cida Borghetti, com 20%. Somados, os demais candidatos chegam a 38% das intenções de voto. A pesquisa do IRG Pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Bem Paraná ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaense, entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09806/2018.

 

O debate

O debate da Band terá duração de duas horas e meia e será dividido cinco blocos. No primeiro bloco todos os candidatos irão responder a pergunta “por que você merece o voto dos paranaenses?”. Ao término do debate, cada postulante também terá 30 segundos para suas considerações finais. A transmissão será feita simultaneamente pela Band TV em Curitiba, pelas rádios BandNews Fm Curitiba, Maringá e Paranaguá, pelo Paraná Portal e pelas TVs Maringá e Tarobá Cascavel e Londrina.

Apenas dois assessores de cada candidato poderão assistir ao debate dentro dos estúdios e também serão permitidos celulares e tablets. A rua Santa Cecília, no bairro do Pilarzinho, onde fica a sede da Band será bloqueada para o trânsito e a expectativa da emissora é de levar 300 pessoas para o local, onde haverá salas especiais para cada candidato e para a imprensa.

Continua após a publicidade

Publicidade