Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PT paranaense planeja retorno de ‘petismo raiz’ em 2018

Ex-estrela da legenda no estado, senadora Gleisi Hoffmann deve buscar a Câmara dos Deputados

Os tempos bicudos da era Lava Jato vão definir a estratégia do PT paranaense para as eleições de 2018. O partido, tradicionalmente visto com desconfiança pelo eleitorado do estado, ensaiou voos mais altos na era de ouro do lulismo: diminuiu a rejeição da classe média do Paraná, obteve sua primeira vitória para o Senado com Gleisi Hoffmann, transformando-a em postulante competitiva para o governo estadual, e chegou ao primeiro escalão ministerial com Lula e depois Dilma Rousseff.  Agora, os planos são bem mais modestos.

Gleisi vai trocar o Senado pela Câmara, onde tem mais chances de ser eleita. A executiva estadual estuda ainda as melhores alternativas na tentativa de aumentar a bancada federal – atualmente, o PT paranaense tem dois deputados (Enio Verri e Zeca Dirceu). Uma das estratégias possíveis é resgatar figuras tradicionais da legenda, como o ex-deputado Angelo Vanhoni. O entendimento é que, ainda que não sejam eleitos, eles podem entusiasmar a militância e garantir preciosos votos para a legenda.

Velha guarda

Nas majoritárias, o partido ainda espera a definição do senador Roberto Requião, em conflito com a cúpula do PMDB em Brasília e ensaiando uma aproximação com o pedetista Osmar Dias. No arranjo com Dias, o PT ficaria de fora.

Por isso,  a possibilidade mais concreta no momento é lançar um petista da velha guarda. O ex-deputado federal Doutor Rosinha já colocou seu nome à disposição, promovendo assim um retorno ao “petismo raiz” no estado.  “A ideia é mais defender o legado do partido. Temos de trabalhar com a realidade e nosso desgaste está longe do fim”, diz um deputado estadual da legenda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Pessoal do Paraná, digam não a esta corrupta

    Curtir

  2. Paulo Roberto Correa Lima

    SÓ SE FOR A CÂMARA FRIGORÍFICA. VOCÊ, ZECA DO DIRCEU, O IDIOTA DO REQUIÃO, NÃO VÃO GANHAR NADA. ACABOU.

    Curtir