Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Noblat Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Um tempo razoável de desespero (por Paulo Delgado)

O presidente não deveria ser um cobrador de dívida ruim e duvidosa

Por Paulo Delgado
Atualizado em 30 jul 2020, 19h01 - Publicado em 13 abr 2020, 11h00

Há uma ligeira diferença de opinião entre ele e o cargo que ocupa. E como não se traz o tempo de volta melhor entender sua cabeça. É evidente que fantasmas famintos o atormentam impedindo de se dar conta de que se Judas saiu à noite é para Judas que seus passos o conduzem. Nós caminhamos através de nós mesmos e ainda que encontremos qualquer um pelo caminho, é a nós que estamos procurando.

I

Legado pesado, um tempo novo

Conheci pessoalmente todos os Presidentes da República de Tancredo Neves até hoje. São 35 anos. Sei que o prestígio é grande, e que ser o chefe de Estado não é nada ameno. Político, escritor, empresário, engenheiro, intelectual, operário, militante, advogado, bem ou mal, já ocupou aquela função que nasce do destino e impõe prontidão e doutrina organizada.

Curioso é que justamente agora, com a cadeira a cargo de um soldado, cuja formação não deveria permitir trabalhar com expectativa falsa, o que mais incomoda o presidente seja justamente a fisionomia inédita do combate, a ponto de querer escolher outro campo de batalha para ajustá-lo à sua compreensão pessoal.

Adversário da pluralidade de ideias se espantou com o grande apoio à quarentena e imaginou uma armadilha. Voou como pássaro perdido entrando no primeiro buraco que achou. É somente por isso, seu voo errado, que o governo se fez entrincheirado nesta hora. Diante do desligamento geral da vida cotidiana e da parada repentina e sincronizada da economia mundial formou-se rapidamente um consenso nacional de que todos deveriam se salvar.

Macacos me mordam, pensou o presidente. Não. Não serei escravo da uniformidade do discurso sanitário que exige marchar sob ordem-unida. Não. Não serei incorporado ao filtro institucional da maioria. Foi na contramão que me elegi, pela atração que o eleitor tem por quem aumenta a frequência dos fatos negativos. Meu papel é insultar, provocar e desafiar o senso comum, inclusive no combate ao coronavirus. Não posso ajudar a estabilizar as informações no mundo real e ser o operador nacional dessa crise. Melhor ficar no turbulento mundo do discurso e na fictícia rede de seguidores digitais, com suas fúteis maquinações em interesse próprio.

O presidente não deveria ser um cobrador de dívida ruim e duvidosa, especialmente quando fugiu o chão que o elegeu. Com a crise sanitária, a realidade que impulsionou sua vitória eleitoral ficou suspensa no ar. É preciso cair na real e entender que a agenda moral e liberal perdeu o contexto. E diante de pandemia não há dilema entre economia e saúde. A insânia é priorizar a economia. É hora de gastar toda gota de energia no Estado de Bem Estar Social para salvar todo o povo, rico ou pobre, do desespero. Começando por dar folga política ao eleitor para que ele possa pensar mais na sua vida do que no governo, e fazer por onde não ser contaminado.

Continua após a publicidade

O que a hora pede é não tratar o eleitor como simples alimento, o que muito político com avidez faz, os comendo quando finge ajudar.

O país não precisa de medidas excessivas, nem demagógicas, mas razoáveis, emergenciais e diretas para salvar pessoas e não perder o futuro. E proteger os empregos e a atividade econômica que estão participando do mutirão exigido pela autoridade sanitária. Como está fazendo o Tesouro de todos os governos mais sérios do mundo, inclusive com orientação do FMI.

II

Um grito de alerta

A pessoa morre de sede antes de morrer de fome, e de falta de ar antes dos dois. A inédita batalha mundial contra o coronavirus não é somente uma alegoria dos conflitos humanos. É um grito de alerta embutido na mitologia desse tempo agitado que somente vê valor na velocidade de tudo, como se a vida fosse só um dia. Não precisa de muito tempo para o desespero cumprir o seu papel. Escolha uma hipótese: faltar ar; perder o emprego; esperar a decisão do juiz; crédito; fluxo de caixa; folha de pagamento; outros encargos; ser pobre e não receber até agora uma cesta básica ou o recurso anunciado.

Olhando as reformas necessárias ao país como um tesouro roubado pelo coronavirus os liberais sentem-se amarrados, e não conseguem fazer o luto rapidamente enterrando a agenda fiscal e liberando o represamento monetário. Tal remorso de consciência combina com a ideia fixa do presidente de negar a gravidade da pandemia, enquanto procura uma saída que ajuste seu discurso conflitivo.

O Brasil, se continuar com suas dúvidas sobre o que de fato importa, com a burocracia dos costumes seculares travando a liberação das medidas emergenciais já tomadas, inventando canais de distribuição que não vão funcionar para o pequeno comercio e a atividade informal e “invisível”, será o mais prejudicado dos países emergentes.

Continua após a publicidade

Naturalmente tudo fica menos importante se você não está interessado em entender. Especialmente quando o presidente, sempre afetado por sentimentos hostis que ele próprio atrai e provoca, usa de absurda persuasão corporal urbana – passeatas e saídas – para evitar conduzir, assentado na cadeira presidencial, o debate de metas que evite a inadimplência geral. E ajude, coletivamente, a monitorar o cenário de um tempo razoável de desespero onde toda a sociedade esteja informada e possa prever e suportar a travessia.

Sem que exista uma ideia moral e prática dando sentido ao destino que estamos escolhendo – já são 40 por cento dos brasileiros em dúvida sobre a estratégia correta de enfrentar a pandemia – crescerá a força do malabarismo presidencial.

Primeiro, paralisando o país em torno desse western sanitário que claramente passou a concentrar sua força em torno de dois alvos principais: (i) considerar secundário a contaminação e prioritário não parar a atividade econômica e, (ii) consolidar uma visão negativa do envelhecimento, pelo charlatanismo científico batizado de isolamento vertical, um gueto para os “improdutivos inativos”.

Isolamento vertical é expediente mal assombrado e anticristão que põe o Brasil à prova se começar a concordar que além de Deus, alguém possa ter o direito de escolher quem vai se salvar, quem vai morrer.

Segundo, porque quando uma crise de saúde inédita encontra o país na sua velha crise econômica, com um governo nascido da permanente crise política, é preciso uma coalizão política de bom senso para mudar o rumo da gestão das coisas. É o que tenta fazer o Congresso Nacional em parceria com o Judiciário, frente ao isolamento do Executivo.

Continua após a publicidade

Isto explica a confusão alucinatória do presidente, que fustiga sem pudor seus ministros, governadores e o parlamento, estressando mais ainda o cenário e impedindo que o Brasil saia mais unido, compreensível e justo dessa crise sanitária. Porque enquanto o Palácio boicota a quarentena, felizmente nenhum princípio humano ou ético é violado pelo Ministério da Saúde ou pelos governadores. No meio do delírio o povo vai se salvando na penumbra, apesar do estilo claro-escuro e não-cristão das polêmicas sobre o que é o principal.

Tem razão quem se preocupa. Porque com suas saídas ostensivas e propagandísticas do Palácio está no ar uma pauta macabra imposta à disputa política. Seus temas são governadores e prefeitos, vacina ou malária, isolamento ou rua, economia ou vida, juventude ou velhice. Podemos correr o risco de começar a ficar subjugados ao relógio presidencial que bate com vários tempos de atraso e acordes de marcha fúnebre. Cidadãos legais vivem debaixo de todo governo, mesmo os fiéis a causas perdidas. Mas atrás de mil véus nada fica escondido, especialmente ver o presidente agarrado mais à bolsa do que à vida.

A democracia é forte, mas não é um regime de força. Confunde quem trabalha com expectativa falsa e não consegue agir certo diante de dificuldade. O presidente quer se manter à tona sugerindo que o bombeiro salve a casa e deixe a família morrer. Acreditar nele é como segurar água na mão. Não aceita a realidade, inventa dilemas falsos, acha que a saúde pública prejudica a economia. Diz sem pensar o que pensa. Tem se comportado com imenso atrevimento, terrível como um desastre.

III

Uma derrota de Pirro

A grandiosidade da escala do que estamos vivendo não pode ser percebida por todos pela falta de amplitude heróica dada pelo governo ao problema. Não é porque considere um acontecimento sem importância. Mas como não foi criado por ele, e sem senso de grandeza – esse momento sombrio da história da saúde pública mundial, que se viu despreparada para enfrentar a doença e acolher a todos – insiste em dizer que o coronavirus é uma fatalidade, um acidente de carro, uma gripe, e por isso está nas mãos de cada um se salvar. O rosto do governo que é possível ver nessa tragédia separa a responsabilidade oficial de uma parte dele, da responsabilidade moral da outra parte. Parece um jogo em que o dono do baralho é blefador – não conhece as regras, aposta mais do que tem, mas confia que um fiasco aumente seu cacife.

Talvez o Centro de Inteligência das Forças Armadas e as polícias estaduais estejam atentos para os modelos estratégicos de enfrentamento de populações abandonadas e em pânico. Certamente sabem como se dá hoje, no mundo digital, a participação dos cidadãos na obtenção de dados para mobilização e criação de situações inusitadas. Fome, desamparo e flagrante indiferença ou injustiça são também fortes estopins de situações em que as pessoas não escolhem sua saída.

Continua após a publicidade

Se o presidente se contenta com a pompa pessoal que o cargo projeta, e acha que governar é a melhor maneira de expressar as opiniões e desejos que possui, é hora de determinar, por escrito, quem de fato vai dar as ordens necessárias à gravidade da ocasião. Do contrário, o impacto da arrogância na vida do país prepara uma derrota de Pirro, o inevitável fracasso desnecessário e dispendioso.

Não é fácil conciliar democracia e emergência porque são situações que exigem mais cérebro e sentimento do que máquina e força. O método de convencimento democrático, para a preservação do tempo de esperança e solidariedade que ajuda a soerguer a sociedade depois da desgraça, não somente serve à contenção da doença pelo isolamento voluntário a pedido da autoridade sanitária, como dispensa o Estado de Sítio pela autoridade arbitrária.

Para isto é preciso não querer voltar ao que não existe mais, como o especulador de Bolsa atrás de papéis fictícios. O que houve no mundo foi mais do que uma parada repentina tirando a liquidez dos mercados. Há algum tempo experimentos individuais, que favoreceram eleitoralmente ao presidente, superam as decisões coletivas e institucionais. Os acomodados cursos de economia jamais imaginaram considerar o PIB um conceito somente de fluxo e não sabem o que fazer agora com a riqueza sem movimento e os principais fatores de produção, o dono do capital e o da mão de obra humana, precisando ser protegida.

IV

Só Freud explica

Será difícil manter a democracia em situações de emergência? O que o presidente perde de fato com o coronavirus ? Vasculhar o inconsciente ajuda a entender por que se identifica tanto com este vírus a ponto de ter necessidade sádica de ridicularizá-lo, insultá-lo, desafiá-lo.

O presidente saiu nesta Semana Santa várias vezes provocando aglomeração, contato, contágio. Um comportamento psicossocial repetitivo, estimulado pelo prazer contínuo de transgredir. Vive, como autoridade, um mecanismo de recusa e confronto com a realidade que seu próprio governo projeta aqui e ali. Sente poder em pôr-se à parte, prazeiroso. E, como confronta, ao mesmo tempo, o ministro da Saúde – parte de seu governo – a imunidade da sociedade, soa como depravação de um desejo. Ou seja, coloca libido nessas saídas que ferem a ordem das coisas. Não se trata de bestialidade ou degeneração: é um redirecionamento de energia para intrigas desnecessárias, mas que podem se tornar incontroláveis.

Continua após a publicidade

Ele sabe o que quer e calibrou a coisa para se isentar de culpa. Escolheu um meio termo entre negar e botar para quebrar. É meu direito de ir e vir, anda dizendo. Na verdade, é a hiper- excitação do poderoso confuso que expressa pela transgressão o emaranhado de dúvidas que tem sobre a dificuldade de decidir. Se ele pensa estar ajudando ao Brasil, que continue. Mas se não, que Deus o vigie.

 

Paulo Delgado. É professor, sociólogo e consultor de empresas. Foi constituinte de 1988 e exerceu mandatos de deputado federal por Minas Gerais de 1986 a 2011. Articulista regular d’O Estado de São Paulo e assina a coluna de politica internacional dos Jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. É colaborador do Capital Político. Link do texto.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.