Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Noblat Por Coluna O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Polícia bandida

Avança o crime organizado no Rio

Por Ricardo Noblat 29 jan 2018, 11h00
Polícia Militar faz operação na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro José Lucena/Futura Press/Folhapress

Um levantamento feito pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro aponta que, dos 143 milicianos presos em 2010, 42 eram policiais militares da ativa, segundo o jornal O Globo. No ano passado, 155 foram para a cadeia, mas apenas dez eram PMs.

Cerca de 2,5 milhões de cariocas vivem em áreas da cidade dominadas pelo tráfico de drogas e pelas milícias que vendem proteção. Avança o que antes soava impensável – a aliança entre traficantes e milicianos. Descobriram que têm muito em comum e que podem compartilhar lucros.

Impossível que possa ser bem-sucedida a ação das Forças Armadas no combate ao crime organizado no Rio se a Polícia Militar de lá está cada vez mais dominada por agentes do tráfego e das milícias. É como cavar um buraco na areia da praia à procura do seu limite máximo. Vai dar em água.

Publicidade