Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O PT está à caça de Obama

O partido sonha com uma declaração dele a favor de Lula

Empenhada em fazer repercutir internacionalmente a prisão de Lula, a direção nacional do PT está à procura de interlocutores que possam convencer o ex-presidente Barack Obama a fazer algum pronunciamento a respeito. A essa altura, qualquer coisa que ele diga a favor de Lula estaria de bom tamanho para o partido.

Em abril de 2009, ao encontrar Lula durante um almoço em Londres por ocasião da reunião de líderes do G20 (grupo de países desenvolvidos e em desenvolvimento), Obama apontou para ele e disse: “É o cara”. Depois acrescentou: “É o político mais popular do mundo”. E, por fim, sorrindo, admitiu: “É porque ele é boa pinta”.

O PT distribuiu, ontem, uma nota assinada por François Hollande, ex-presidente francês, Massimo D’ Alema e Romano Prodi, ex-presidentes do Conselho de ministros da Itália, Elio Di Rupo, ex-primeiro-ministro da Bélgica, e José Luis Zapatero, ex-primeiro-ministro da Espanha, onde eles pedem para que Lula possa ser candidato às próximas eleições.

“A prisão apressada do presidente Lula, incansável arquiteto da redução das desigualdades no Brasil, defensor dos pobres de seu país, só pode despertar nossa emoção”, diz a nota. “A luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos de eleger os seus governantes.”

Extrair uma declaração de Obama não será tarefa fácil para o PT. O próprio Lula, em conversa recente com o ex-presidente do Equador Rafael Correa, contou que se deu melhor com o republicano George W. Bush, presidente dos Estados Unidos entre 2001 e 2009, do que com o democrata Obama que o sucedeu até 2017.

“Na relação com o Brasil, o Bush e a Condoleezza [Rice, secretária de Estado americana à época] foram muito mais democráticos que o Obama e a Hillary Clinton [primeira chefe da diplomacia americana do democrata]”, afirmou Lula. Que aproveitou para criticar o presidente Donald Trump: “Penso que os Estados Unidos mereciam alguém melhor”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Fernando Mello

    Gostaria de saber se nos países destas pessoas um criminoso condenado pode ser presidente.
    Esses comentários dessa gente são uma afronta à soberania brasileira e devia ser firmemente criticada por nossa diplomacia.

    Curtir

  2. Carlos Moura

    Acho que o Obama diria: “Ainda falta a coroa!”

    Curtir

  3. severiano filho

    Corre, Obama, corre. É fria!

    Curtir

  4. Paulo Bandarra

    Os comentários mostram a falta de líderes consistentes.

    Curtir

  5. Paulo Bandarra

    Hollande devia pedir por Sarcozy.

    Curtir

  6. É só mandar essa gente ler o processo do triplex do Lula. Nem precisa ler os outros.
    Por que o PT não aproveita e vai pedir o apoio do Macron? Ele com certeza vai mandar todo mundo plantar batatas, pois sabe de quem se trata.

    Curtir

  7. Lula sobre Trump: “Os Estados Unidos mereciam alguém melhor”. Pois é. O Brasil também merecia alguém melhor. Não precisava nem ser muito melhor. Só um pouco melhor que o Lula e Dilma e o Brasil não estaria na situação calamitosa em que está.

    Curtir

  8. Fernando Meireles

    “A prisão apressada do presidente Lula, incansável arquiteto da redução das desigualdades no Brasil, defensor dos pobres de seu país, só pode despertar nossa emoção”, diz a nota. “A luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos de eleger os seus governantes” Como alguém são assina uma nota desta, o direito de eleger representante no Brasil está preservado, desde que o candidato esteja de acordo com a lei apto a se candidatar, o que não é o caso. Quanto a prisão apressada é hilario, se vai preso algum dia é porque foi constatado que cometeu crime. Só o pt mesmo para fazer estas bobagens.

    Curtir

  9. alfredo lucio saback soares de quadros

    Obama, com os quadros de espionagem dos EUA, já devia saber muito sobre o nine.
    por delicadeza deve ter cortado o final da frase. esse é o cara que está assaltando o Brasil e destruindo a petrobrás.
    a certeza de tudo nessa declaração de apoio é que estão todos “ex-clerosados”. não acompanham as notícias do nosso país, como também nunca o fizeram.
    o nine não deve apelar para o Obama mas sim para o gilmar mendes . o salteador, digo; o saltador geral da nação.

    Curtir