O maestro Oscar Castro-Neves contava que uma das maiores emoções de sua vida foi ouvir o leiteiro passar embaixo da janela, cantando sua primeira composição Chora Tua Tristeza. Oscar tinha pouco mais de 16 anos e, em êxtase, saiu correndo para a rua, de pijama ainda, para dizer ao sujeito que ele era o autor daquela música. O leiteiro olhou o menino e respondeu apenas: Ah, tá…, incrédulo, e seguiu seu caminho.
A música havia sido gravada por Alaíde Costa. Ela conheceu o tema em uma roda de violão que costumava reunir jovens músicos que surgiam. Foi na casa do fotógrafo Francisco Pereira. Quando ouviu a nova música de Oscar Castro-Neves, ela pediu que cantasse novamente, porque iria incluí-la no disco que estava gravando. E alguns meses depois, a canção estava nas ruas cantada pelo povo.
Assim começou a carreira de um dos músicos mais importantes na construção da moderna música popular brasileira, que ficou conhecida como a Bossa Nova. Oscar integrava o conjunto Os Irmãos Castro-Neves, liderado pelo mais velho, Mário, no final dos anos 50. Ensaiavam na garagem de casa as novas harmonias influenciadas pelo jazz de Charlie Parker, Dizzy Gillespie e Stan Getz. Lá apareciam os amigos João Gilberto, Roberto Menescal, Carlos Lyra e até Tom Jobim, para tocar com eles.
Oscar Castro-Neves foi um dos participantes mais ativos do famoso concerto de bossa nova no Carnegie Hall, em 1962. Seu conjunto acompanhou quase todas as apresentações. Depois disso, ele ficou pelos Estados Unidos e excursionou com os grupos de Gillespie, Getz e Lallo Schiffrin. Durante os anos 60, o músico continuou trabalhando entre o Brasil e os Estados Unidos, até que em 1971 mudou-se definitivamente para lá.
Fixando-se em Los Angeles, Oscar Castro-Neves atuou como diretor musical e instrumentista no conjunto Brasil 66 do pianista Sergio Mendes. Passou dez anos com o grupo. Depois iniciou uma carreira de sucesso como compositor, arranjador e diretor musical em Hollywood. Gravou diversos álbuns nos Estados Unidos, que nunca foram lançados no Brasil.
Em seu trabalho solo, Oscar Castro-Neves gostava de trazer peças clássicas do jazz para a linguagem da bossa brasileira. O resultando em novo gênero de samba jazz, como nos temas Everything Hapens to Me, do álbum Playful Heart (2003) e The Very Thought of You, do álbum All One (2006) ambos editados pelo selo Mack Avenue. Castro-Neves morreu em Los Angeles, em 2013, aos 73 anos.
No vídeo a seguir temos Oscar Castro-Neves ao violão acompanhando Cris Delanno cantando aquela primeira composição dele Chora Tua Tristeza. A apresentação foi gravada no Parque dos Patins, da Lagoa, Rio de Janeiro, em 2005, com parte do show Bossa Nova in Concert.