Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Noblat Por Coluna O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Inspeção de mentira

Visita a Lula disfarçada de vistoria

Por Ricardo Noblat 12 abr 2018, 11h00

Uma vez que a Justiça do Paraná negou pedido para que governadores e demais autoridades visitassem Lula, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou a realização de uma diligência para inspecionar as condições da Superintendência da Polícia Federa em Curitiba. É lá onde Lula está preso.

Trata-se, pois, de uma inspeção de mentira, uma manobra desavergonhada para driblar uma ordem judicial. Ao mesmo tempo em que fingem reverenciar a justiça sempre que ela é citada em seus costumeiros discursos pomposos e vazios, senadores a desrespeitam com atos estapafúrdios.

Em 24 horas, há poucos dias, 32 pessoas morreram em Belém do Pará – 21 delas dentro de um presídio. A Comissão de Direitos Humanos do Senado não se mexeu para saber de fato o que houve por lá. Poderia, por exemplo, ter tido a ideia de inspecionar o presídio, local de tantas mortes. Não teve.

O melhor que a Polícia Federal tem a fazer a essa altura é transferir Lula para um estabelecimento militar a salvo de manifestantes e de visitantes incômodos – salvo aqueles autorizados pela Justiça. Quer-se transformar Lula em preso político quando ele não passa de um político preso.

Continua após a publicidade

Publicidade