Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fugi antes do tempo

Há 50 anos

Dado que fora preso em outubro junto com mais 720 colegas no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado em um sítio remoto de Ibiúna, em São Paulo, o aconselhável era que me escondesse, assim como outros, para escapar do que estava por vir.

Eu era aluno do Curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e repórter de um semanário chamado “Edição Extra” que não duraria muito tempo. Havia trabalhado antes na sucursal do “Jornal do Brasil”, no “Diário de Pernambuco” e no “Jornal do Commercio”.

Fui me abrigar sob a proteção da batina reverendíssima de dom José de Medeiros Delgado, arcebispo de Fortaleza, meu tio, ex-arcebispo de São Luís do Maranhão onde casara José Sarney com dona Marly, batizara Roseana e mais tarde a casaria com Jorge Murad.

Sobrinho de bispo, àquela época e sob os seus cuidados, desfrutava de privilégios. Refugiei-me primeiro no seminário da Prainha, em Fortaleza. Depois, em uma casa da diocese na Serra de Baturité, a poucos quilômetros dali. As freiras me proporcionaram todos os mimos.

Mas como a crise política se arrastava sem que nada acontecesse, voltei ao Recife antes do que deveria. Foi dentro de um carro, na companhia de três amigos, que ouvi pelo rádio o locutor Alberto Curi ler o preâmbulo do Ato Institucional nº 5.

 (José de Medeiros Delgado/VEJA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s