Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Mundialista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Vilma Gryzinski
Se está no mapa, é interessante. Notícias comentadas sobre países, povos e personagens que interessam a participantes curiosos da comunidade global. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Massacre no México: fruto da política de “abraços, não balaços”

Três mulheres e seis crianças da religião mórmon fuziladas ou queimadas vivas são o retrato mais hediondo da “pacificação” prometida por presidente mexicano

Por Vilma Gryzinski Atualizado em 6 nov 2019, 08h40 - Publicado em 6 nov 2019, 06h19

Decretar o fim da guerra às drogas, como se a repressão fosse um mal em si mesmo, é a proposta de vários partidos e ONGs aliados com a esquerda em muitos países, especialmente na América Latina.

Foi isso que prometeu o presidente Andrés Manuel López Obrador.  

Disse que ia pacificar o país, instaurou o fim da tática de confrontação e criou um slogan bonitinho, “abraços e não balaços”.

Parecia um sonho para os otimistas ou convertidos, que debitam os níveis alucinantes de crueldade dos traficantes mexicanos à pobreza, à injustiça social e às forças de segurança que combatem os bandidos na ponta das armas. Isso quando não se vendem aos diferentes cartéis.

O que parecia impossível ficar pior, piorou muito.

A matança dos inocentes numa região entre os estados de Chihuahua e  Sonora foi o ápice de episódios cada vez mais alucinantes.

Continua após a publicidade

Todas as vítimas são do clã LeBarón  (com acento, para destacar a pronúncia em espanhol e a dupla nacionalidade, mexicana e americana). 

O grupo descende de mórmons americanos que fugiram dos Estados Unidos  nos anos vinte do século passado.

A poligamia, um dos pilares de sua estranha religião, fundada por um visionário chamado Joseph Smith, tinha passado a ser reprimida, com penas de prisão para os mórmons com várias esposas.

Os que aceitaram acabar com a prática, ficaram, principalmente no estado de Utah, sua grande base. Os que rejeitaram, fugiram. 

O pai do senador Mitt Romney, que foi candidato republicano a presidente, derrotado por Barack Obama, veio desse ramo.

Continua após a publicidade

Os mórmons cresceram e frutificaram, guiados pelas práticas de trabalho duro, busca da prosperidade  e vida comunitária. 

As fazendas que têm em LaMora são um oásis de ordem, limpeza, flores e produtividade.

E uma fonte de encrencas. O sucesso não passou despercebido à grande variedade de criminosos que existe no México, similar à do Brasil, mas com maior poder de infiltração ainda nos órgãos de estado devido aos lucros fabulosos que o mercado americano das drogas gera.

Quando um jovem de 17 anos do clã foi sequestrado, os LeBarón se recusaram a pagar o resgate de um milhão de dólares, com base no raciocínio de que nunca mais a coisa ia parar.

Fizeram campanhas, cobraram governos e, excepcionalmente, conseguiram a libertação do refém.

Continua após a publicidade

Quando 25 integrantes do bando sequestrador foram presos e seu chefe extraditado para os Estados Unidos – a única maneira de manter bandidos importantes na cadeia -, pareciam ter vencido.

Logo depois, um grupo de sicários, como dizem os mexicanos, invadiu uma das casas do conjunto de fazendas. O dono, de 32 anos, e um cunhado que havia corrido para ajudá-lo foram levados para fora e fuzilados.

É por precedentes assim que o massacre das mulheres e seus filhos não pode ser descartado, de cara, como um “erro” ou engano dos cartéis em guerra em Sinaloa e outras regiões.

Os LeBarón eram ativos no combate à criminalidade. Até armas, que normalmente os mórmons não portam, têm.

Foi armados que homens da comunidade saíram para procurar as crianças sobreviventes e desaparecidas dos dois locais do massacre.

Continua após a publicidade

Segundo reconstituição possível, até agora, três mulheres e seus 14 filhos – procriar muito é um dos mandamentos – haviam saído de manhã  em duas peruas Escape de Bavispe, em Sonora. 

Duas iam para os preparativos de casamento de uma prima, outra pretendia buscar o marido no aeroporto, do outro lado da fronteira com os Estados Unidos. Viajavam juntas por segurança.

A Escape dirigida por Rhonita Miller LeBarón teve um pneu furado. O outro carro voltou para buscar ajuda.

Cada uma das outras duas mulheres dirigia um SUV. Encontraram a perua de Rhonita incinerada e os corpos calcinados.

De Rhonita, da filha de dez anos, o filho de oito e os gêmeos, Tiana e Titus, de oito meses. É possível que os bebês, presos nas cadeirinhas, ainda estivessem vivos quando o carro foi incendiado, depois do balaço.

Continua após a publicidade

Não sobrou ninguém para dar um abraço, como propõe o slogan do presidente, conhecido como AMLO.

As duas outras mulheres tentaram fugir. Christina Langford aparentemente conseguiu colocar a cadeirinha da filha pequena no chão do carro. Faith, de sete meses, foi encontrada viva, muitas horas depois, pelos próprios mórmons que fizeram o resgate.

Moradores da região e soldados ajudaram os mórmons a achar, já de noite, no escuro, as seis crianças, dos sete filhos de Dawna Langford Ray, que conseguiram sobreviver, embora com ferimentos a bala. 

O irmão mais velho, de doze anos, escondeu-as debaixo de ramos de arbustos, ao lado da estrada, e foi andando a pé até LaMora pedir socorro. 

Como estava demorando demais, outra irmã, de nove anos, foi atrás. Foi a que demorou mais a ser encontrada porque havia se perdido.

Lafe Langford Jr, parente das vítimas, fez postagens ao vivo do drama inacreditável, dirigindo-se “aos cidadãos dos Estados Unidos da América, do México e aos seres humanos de todo o mundo”.

“Não recebemos ajuda dos poderes nem das autoridades até o momento; um dos meninos maiores escapou com quatro de seus irmãos e se encontram escondidos. Estamos lutando para encontrar nossos seres queridos, arriscando nossas próprias vidas, enquanto o governo e o Exército não estão em lugar nenhum.”

A resposta, Donald Trump foi até contido, para seus padrões, ao oferecer ajuda militar para “varrer esta escória da face da terra”.

AMLO teve a cara de pau de fazer expressão de compungido, mas repetindo que “não se combate a violência com violência”.

BANDIDO SOLTO

“Ao longo de um ano de mandato, Andrés Manuel atraiçoou sua promessa e isso pode ser medido com as centenas de milhares de mortos, desaparecidos, com as mulheres e as crianças assassinadas em sua comunidade, que são a última ponta do iceberg”, disse o escritor Javier Sicilia, em carta a  Julián LeBarón, com quem militava junto em campanhas contra a criminalidade.

“A que níveis de espanto e de horror temos que cair para que este país, este povo, volte a reagir”.

Até o ator Gael García Bernal, simpático ao esquerdismo e a AMLO, tuitou: “Se o governo e López Obrador não mudam de narrativa para assumir responsabilidades, para que votamos em vocês?”.

Tinha um palavrão no meio.

Depois deu medinho de “fazer o jogo” da direita e recuou.

López Obrador não tem que “mudar de narrativa”. Provavelmente, tem que mudar de cabeça.

Enquanto o número de homicídios só aumenta, as insanidades da “política de contenção” se somam às barbaridades que diz – e pratica.

Chegou a lamentar a “fria e desumana” penitenciária de segurança máxima nos Estados Unidos, o único lugar onde é garantido que o maior traficante mexicano, El Chapo, não vai fugir.

Pior, muito pior: mandou soltar Ovidio Guzmán, o filho de El Chapo, preso numa mal planejada operação em Culiacán. 

A organização criminosa  estava tocando o terror na cidade e as autoridades de segurança estavam mal preparadas – sem cooperação dos Fuzileiros Navais, a força mexicana treinada para prender chefes de facção,  e da DEA, a polícia antidrogas americana.

O presidente bonzinho achou que “vidas humanas valiam mais” e mandou Ovídio ser liberado. No Brasil, seria equivalente a dar carta branca ao filho do chefe da maior organização criminosa.

Com uma diferença importante: nenhum presidente brasileiro, de qualquer tendência, jamais manifestou em público a bandidolatria de AMLO, que chegou a quase chorar pela situação da mãe de El Chapo – aliás, perfeitamente viva, ao contrário do número incontável de vítimas do cartel.

No primeiro semestre, o índice de homicídios por 100 mil pessoas aumentou 5,3% em relação a 2018.Em junho, o aumento foi maior: 8%, num total de 3 000 assassinatos.

Um dos casos mais chocantes foi a morte de treze policiais numa emboscada parecida com a sofrida agora pelos mórmons.

Uma verdadeira força-tarefa de traficantes, com armamentos muito superiores, atacou a comitiva de policiais que iam cumprir um mandato judicial em Michoacán.

Os policiais foram caindo um a um, num tiroteio sem esperanças. Além dos treze mortos, nove ficaram feridos.

Os narcos ainda tiveram a calma de deixar cartolinas nos para-brisas dos carros incendiados, acusando a polícia local de favorecer um cartel inimigo.

É justo responsabilizar o presidente mexicano, um humanista populista com aura parecida com a do atual prisioneiro e influencer de Curitiba, pelo aumento de um pesadelo que já parecia insuportável?

Se ele manda a polícia não atirar, solta bandidos e põe em prática uma política de segurança evidentemente errada, tem, sim, sua parte de responsabilidade.

AMLO foi eleito prometendo salvar o país da violência hedionda e autodestrutiva, que deixa os cidadãos comuns numa situação de impotência total e os criminosos no topo da pirâmide.

Bebês queimados vivos são a prova mais inconcebível de que ele está fazendo a sua parte para piorar as coisas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.