Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Mundialista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Vilma Gryzinski
Se está no mapa, é interessante. Notícias comentadas sobre países, povos e personagens que interessam a participantes curiosos da comunidade global. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Família de Meghan Markle detona casamento real, mas culpa vai além

O pai que deu o golpe das “fotos roubadas” e a meia-irmã que vende entrevistas são uma parte do problema; outra é o desastre de relações públicas

Por Vilma Gryzinski Atualizado em 21 Maio 2018, 12h57 - Publicado em 18 Maio 2018, 07h57

“Na cabeça de Harry, foi a imprensa que matou a mãe dele. Sei porque ele mesmo me disse isso muitas vezes em particular.” Assim foi descrita a visão do filho caçula de Diana pelo jornalista Ducan Larcombe, que trabalhou para o Sun, um dos diabólicos tabloides ingleses, e escreveu uma biografia sobre o príncipe.

Na cabeça de Harry, provavelmente também foi a “imprensa” que transformou seu casamento de obra-prima de relações públicas num festival de baixarias protagonizadas pela família paterna da noiva.

Pelo menos até a hora em que a noiva aparecer chegando na capela de São Jorge, em Windsor, com um vestido certamente deslumbrante que fará o mundo inteiro mudar de assunto.

Conduzida pelo sogro, o príncipe Charles, que tomou o lugar do pai trambiqueiro, um baque para qualquer noiva, ainda mais um no centro das atenções do mundo e dos planos nada modestos de Meghan Markle.

Depois de flagrado armando fotos falsamente roubadas, Thomas Markle foi convenientemente internado para uma angiografia.

O pretexto tirou de cena um homem que desonrou a própria filha, aceitando a farsa das fotos.

Continua após a publicidade

Não é impossível que o paparazzo com quem contracenou na armação, talvez dividindo o produto avaliado em mais de 100 000 dólares, tenha sido plantado para, como dizem os puros de coração, induzir Markle ao erro.

Todos os movimentos de Markle e do paparazzo, um inglês radicado em Los Angeles, foram criteriosamente anotados por repórteres do Daily Mail, o que faz supor um conhecimento prévio da baixaria.

Quando apareceram as explicações mentirosas, incluindo uma internação por ataque cardíaco e a alegação da meia-irmã afastada de Meghan, Samantha, disposta a falar qualquer coisa por dinheiro, o Mail simplesmente deu a lista completa das atividades do pai da noiva em todos os dias, inclusive o da inexistente internação num hospital.

As desculpas esfarrapadas desabaram.

Bilhete premiado

Se Thomas Markle tivesse dito não à proposta espertinha do fotógrafo, a vigarice não aconteceria e ele estaria agora na Inglaterra, conhecendo a rainha, o príncipe Charles e o próprio Harry.

Continua após a publicidade

O tipo de caráter que o levou a dizer sim já havia sido demonstrado em outro caso. Quando Meghan era criança e os pais já estavam separados, Thomas Markle ganhou 750.000 dólares (o dobro, em valores de hoje) num jogo de loteria.

Usou a data de aniversário da filha, 4 de agosto de 1981. A informação é de Andrew Morton, o autor da mais completa biografia, autorizada em segredo, de Diana.

Para não dividir o dinheiro com a ex-mulher, com quem ainda estava em processo de divórcio, mandou um amigo receber o prêmio.

Segundo Morton, que também escreveu sobre Meghan, Thomas Markle acabou levando um prejuízo: investiu num negócio de bijuterias com o mesmo amigo e perdeu a maior parte do prêmio. Foi uma das várias vezes que quebrou.

Atualmente, mora numa casa bem modesta em Rosarito, do lado mexicano e mais barato da fronteira com os Estados Unidos. Não tem nem de longe o padrão de vida que seria o habitual para um aposentado como diretor de iluminação de séries americanas.

Continua após a publicidade

Os tabloides estão rondando a família Markle desde que o namoro de Harry e Meghan ainda não era aberto.

Com os meios-irmãos, Tom e Samantha, praticamente “plantaram” todas as declarações que queriam: Meghan é uma egoísta interesseira que passou a ignorar a família depois que foi para o Canadá filmar a série Suits, seu primeiro e último sucesso.

Ah, sim, claro que quer dar o golpe do baú e imitar a princesa Diana, transformando-se num ídolo mundial.

Para aumentar o constrangimento, Tom foi para Londres, mesmo sem convite. Também já estão lá sua ex-mulher e os dois filhos do casal. Todos subvencionados.

É a invasão do “trailer trash”, brincam alguns menos comovidos com a baixaria real, usando a forma bem preconceituosa dirigida aos americanos brancos mais pobres, que moram em trailers, mais baratos do que casas convencionais.

Continua após a publicidade

Mas ter sogros e outros parentes constrangedores não é, de forma alguma, algo estranho à família real. O próprio príncipe Charles carrega até hoje a marca das conversas gravadas com a amante, hoje esposa, Camilla.

Dizia que gostaria de reencarnar como as calcinhas ou o absorvente íntimo dela, uma babadinha íntima que virão um bafão quando exposta em público.

Mordida de macaco

O primeiro amante conhecido de Diana, o capitão James Hewitt, acabou cedendo anos depois à tentação de monetizar o caso , propondo vender por 10 milhões de libras as cartas escritas por ela ao longo de cinco anos de romance.

Virou um sujeito infeliz, rejeitado por seus pares, solitário e volta e meia envolvido nos boatos de que seria o verdadeiro pai de Harry, por causa dos cabelos vermelhos e alguns traços faciais parecidos. Na verdade, Hewitt iniciou o romance quando Harry tinha cerca de um ano. Ele ensinava equitação para os meninos.

O sogro da rainha Elizabeth II já tinha feito o favor de morrer quando ela se casou com Philip. Com o título de príncipe Andrew da Dinamarca e Grécia, ele vivia no exílio na Cote D’Azur com a amante, uma atriz francesa.

Continua após a publicidade

Levava a marca, insuportável para um membro da realeza, de ter se acovardado durante a Guerra Greco-Turca, que coincidiu com a I Guerra Mundial. Na época, seu pai, originário da família real teuto-dinamarquesa, era rei da Grécia. Andrew foi obrigado a renunciar ao comando do exército, uma desonra brutal da qual nunca se livrou.

A vida da família real grega foi agitada, com idas e voltas em meio a guerras e golpes. Numa das restaurações da monarquia, um irmão mais velho de Andrew foi rei durante menos de três anos. O rei Alexandre morreu de septicemia por causa de uma mordida de macaco, ao apartar uma briga com seu cachorro.

A sogra da rainha Elizabeth era da família. Alice de Battemberg, bisneta da rainha Vitória, foi internada com diagnóstico de esquizofrenia num sanatório na Suíça. Quando saiu, dedicou-se inteiramente a obras de caridade, fundando uma ordem religiosa ortodoxa, a religião à qual havia se convertido para se casar com um membro da família real grega.

Durante a II Guerra, Alice ficou em Atenas e ajudou a esconder e proteger muitos judeus. Seu filho Philip, que havia sido transferido, sem um tostão, para a tutela do lado da família radicado no Reino Unido, serviu na Marinha Real e participou do desembarque aliado na Sicília.

Suas quatro filhas, casaram-se com nobres alemães e ficaram na Alemanha nazista. Quando a mais velha, Cecile, morreu, Philip, de apenas 16 anos, foi ao enterro. Existe uma foto dele rodeado pelo alto escalão nazista.

Nenhuma das irmãs sobreviventes, evidentemente, foi convidada para o casamento de Philip com a princesa herdeira Elizabeth, em 20 de novembro de 1947.

Como fisgar um marido

O jovem, alto e bonitão Philip havia sido deliberadamente colocado no caminho de Elizabeth, então entrando na adolescência, por um parente em comum, lorde Mountbatten (forma anglicizada a I Guerra Mundial de Battenberg).

Elizabeth se apaixonou, embora o príncipe estrangeiro, nascido num palácio sem água encanada em Creta, sem coroa nem dinheiro, não fosse considerado um marido à altura da futura rainha. Ela insistiu, o pai dela cedeu e o casamento está dando certo até hoje.

Uma “aproximação” combinada por parentes também colocou a jovem Diana no caminho de Charles, que havia sido instruído nos costumes sexuais livres pelo tio, o mesmo lorde Mountbatten, e estava demorando demais para casar. Foi o conhecido desastre, culminando com a morte precoce de Diana num desastre de automóvel em Paris.

O papel de casamenteira entre Meghan e Harry foi exercido por uma combinação de amigos em comum entre a atriz linda e esperta, mas sem muito futuro, e o príncipe mais jovem, sem muita estabilidade emocional.

Uma dessas casamenteiras é Misha Nonoo, estilista de moda que foi casada com um dos amigos da ala jovem da família real. Misha conheceu Meghan numa festa, nasceu uma amizade e só elas mais sabem o quê.

O fato é que foi Misha quem armou um “encontro-surpresa” entre o casal – como se fosse possível dizer “Você tem que conhecer um amigo meu, o príncipe Harry” e Meghan respondesse “Quem?”.

Foi essa versão que assessores tentaram plantar, entre outros exageros. Desde o encontro armado, os dois entraram de cabeça na relação. Meghan provavelmente aplicando um truque conhecido como as dez regras para fisgar um marido (que podem ser resumidas em duas: dê uma de difícil e não transe logo de cara). Ela é adepta, segundo uma das muitas amigas escavadas em seu passado.

“Sexismo e racismo”

Harry, o irmão William e a cunhada Kate tinham uma equipe de seis assessores de imprensa e relações públicas, na maioria jovens como eles e dedicados a reposicionar a imagem dos membros mais jovens da realeza no mercado.

Quando Harry começou a namorar Meghan, cometeram um dos maiores erros da profissão: deixaram que ele usasse suas próprias palavras para reclamar da intrusão da imprensa. Esquentado, o príncipe falou em “sexismo e racismo velado”, exposto em colunas e comentários.

Como controlar comentários de leitores? E, principalmente, por que admitir que está lendo os absurdos normalmente encontrados nesses ambientes, em parte porque a imprensa tradicional se conforma com um papel de coadjuvante no festival de deslumbramento que um romance real provoca (isso até que os tabloides ataquem, com seus métodos implacáveis)?

Quando o casamento real se tornou uma possibilidade, todas as equipes de relações públicas foram ativadas: a do Palácio de Buckingham, da rainha, e de Clarence House, do príncipe Charles. Meghan ganhou uma assessora de imprensa e faz-tudo, Amy Pickerill.

Fora a imensa equipe de estilismo e beleza que já tinha e reforçou, comandada por sua stylist e melhor amiga, Jessica Mulroney. Convenientemente, Jessica, casada com o filho de um ex-primeiro-ministro canadense, é especializada em noivas. Ela e Meghan parecem gêmeas, de tão idêntico é o estilo das duas.

O plano de todos os assessores de imagem era transformar em positivos o que seriam pontos contestáveis para o público britânico da noiva, como a vida dedicada a futilidades de uma atriz classe B, criada em Los Angeles, filha de pai branco e mãe negra, com dois casamentos no currículo (um anulado e outro terminado por e-mail).

As atividades filantrópicas de Meghan, obrigatórias no mundo do show business americano, passaram a ser magnificadas e refocadas no contexto da família real, que tem como um dos principais deveres promover obras benemerentes.

Harry e Meghan visitaram, conversaram e convidaram jovens e adolescentes em situação de fragilidade por diversos motivos. A declaração, plantada por algum malvado repórter junto ao meio-irmão Tom Markle, de que Meghan “quer ser a nova Diana”, não parecia tão absurda assim.

Mas será que ninguém achou esquisito que Harry tivesse deixado para conhecer o sogro na semana do casamento (e agora, sabe-se lá quando isso vai acontecer)? Não poderiam pelo menos ter feito uma avaliação a distância do estado emocional, fora o estrutural, de Thomas Markle?

Com tantos especialistas e tantos sinais de perigo emitidos pelos meios-irmãos, não daria para antecipar o desastre dos últimos dias e tentar desativá-lo?

A tendência é que a família infernal vá sendo devolvida à sua insignificância, por mais que apareçam em entrevistas pagas para dizer mesquinharias.

É como sua alteza real, provavelmente duquesa de Sussex, que Meghan vai mostrar se veio para o bem ou para o mal em termos de imagem da família real.

Como na guerra, todos os planos das equipes de relações públicas são totalmente desmentidos pela realidade. Mas ir à luta sem planejamento é um desastre. Ensinamento de Dwight Eisenhower, que sabia uma coisa ou duas sobre guerra.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.