Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os menores aeroportos, pistas de pouso e voos mais curtos do mundo

Como nem sempre os números relacionados à aviação são gigantescos, conheça alguns dados bastante curiosos sobre voos comerciais e aeroportos

Se quando você pensa em viagens de avião logo pensa nos gigantescos A380, em aeroportos que equivalem a pequenas cidades, como o de Dubai, ou em voos ultra longos, como o de 19 horas que liga Cingapura a Newark, nos EUA, saiba que nem sempre é assim…

Existe um “mundo paralelo” desconhecido para a maioria dos viajantes que envolve aeroportos que nem deveriam ser chamados como tal, voos que duram apenas alguns minutos e aviões que mais se parecem com brinquedos.

Já falei diversas vezes aqui no blog que nunca tive medo de voar (ainda bem!). Mas confesso que em uma das viagens que fiz tive um certo receio.

Foi em 2014, quando fui pela última vez ao Havaí. Como já tinha visitado todas as ilhas do arquipélago, decidi então explorar Molokai, a menor delas e que se mantém quase que como um mundo à parte (acredite se quiser, é o único lugar que já fui nos EUA onde não há um Starbucks).

Para se ter uma noção, a ilha mede cerca de 60 km x 16 km. É bem pequena. E maravilhosa. Mas para chegar lá, como dá para imaginar, só num teco teco mesmo.

Minha surpresa começou ainda no aeroporto de Honolulu, quando fui fazer o check-in para o voo até Molokai. Além de pesar minha mala, a atendente pediu gentilmente que eu subisse também na balança. Não, não era nada pessoal. Ela fez o mesmo com os outro seis, sim, eu disse seis passageiros que lotaram meu voo.

Cartão de embarque? Nada disso. Os passageiros foram chamados pelo nome e ganharam o número da poltrona em voz alta: Tatiana, 5A, gritou a moça.

Claro que não havia serviço de bordo, apenas uma garrafinha de água foi distribuída. O voo em si foi tranquilo, apesar de ser super estranho sentar quase no cangote do piloto do avião. Em pouco menos de meia hora lá estava num aeroporto que era menor que minha casa. Mas estava também no paraíso e era isso que importava.

Mas este é apenas um dos vários exemplos que existem ao redor do mundo. Quer conhecer outros?

 

O voo internacional mais curto do mundo

Se você não quer enfrentar 19 horas de voo para ir da costa leste dos EUA até Cingapura, mas quer fazer um voo internacional, que tal encarar os quase dez minutos de voo para cruzar 19 km e ir de St Maarten até o território britânico de Anguilla? Operado pela Anguilla Air Services, é o voo comercial internacional mais curto do mundo.

 

O voo comercial mais curto do mundo

Se você achava que a ponte aérea Rio-SP era super rápida e mal dava tempo de se acomodar na poltrona você não viu nada. No voo entre as ilhas Orkney (foto acima) e Papa Westray, no norte da Escócia, mal dá tempo de se sentar. Operado pela Loganair, este voo de apenas 3 km (sim, três) geralmente dura um ou dois minutos. Mas pode ser feito em até 53 segundos, dependendo do vento. O avião, como não podia ser diferente, possui apenas oito lugares. O voo só é realizado durante o verão.

 

O voo intercontinental (regular) mais curto do mundo

Apesar de o estreito de Gibraltar possui várias rotas de ferry para quem quer ir da Europa para o norte da África, a maneira mais rápida pegar o voo da Royal Air Maroc que liga Tangiers a Gibraltar. O trajeto de 69 km, feito num ATR-72, é considerado o voo entre continentes mais curto do planeta.

 

A pista de pouso mais curta do mundo no menor aeroporto do mundo

Com menos de 400 m de extensão, a pista do aeroporto de Saba, nas Antilhas Holandesas, não é recomendada para os que têm medo de voar. Além do pequeno pedaço de asfalto para os aviões pousarem, ela é cercada por penhascos e quedas bruscas em direção ao mar. Como se não bastasse, o vento na região é bastante forte. A boa notícia é que nunca houve um acidente no aeroporto, que também é considerado como o menor aeroporto comercial do planeta.

 

O menor aeroporto comercial dos EUA

Se eu achei o aeroporto de Molokai pequeno talvez seja porque nunca fui para o Dawson Community Airport, no estado de Montana (foto acima). De acordo com a FAA, a agência de aviação do país, ele é o menor aeroporto comercial dos EUA. Para se ter uma ideia, no ano passado ele recebeu apenas 2.519 passageiros e apenas uma empresa aérea opera nele, a Cape Air. Boa opção para quem quer visitar os incríveis parques nacionais de Montana.

 

O voo entre capitais mais curto do mundo

Apenas 26 km separam Kinshasa, a capital da República Democrática Congo, de Brazzaville, capital da República do Congo. Apesar disso, duas empresas aéreas operam voos entre as cidades separadas pelo rio Congo, a ASKY e a Camair-Co (esta porém suspendeu temporariamente o serviço).

 

A pista de pouso comercial com menos asfalto do mundo

Não sei se é só comigo que acontece, mas confesso que sinto um certo alívio toda vez que avisto o asfalto da pista de pouso de um aeroporto. Bem, esta sensação eu jamais terei se um dia voar para a Ilha de Barra, na Escócia. Isso porque o aeroporto local usa uma praia como pista de pouso. Sim, os dois voos diários que ligam Glasgow à ilha pousam na praia. Isso, claro, dependendo da maré 😉

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s