Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os melhores lugares do mundo para ver o pôr do sol

Dizem que não existe um pôr do sol igual ao outro. E não há mesmo. As nuvens fazendo diferentes desenhos no céu, os tons mais alaranjados uns dias, mais cor de rosa em outros. Os raios de sol atravessando uma nuvem, a sombra de uma árvore. As possibilidades são infinitas. Talvez por isso eu seja […]

IMG_2026_1024

Este foi um por do sol deslumbrante que vi em St Kilda, Melbourne, em 2012

Dizem que não existe um pôr do sol igual ao outro. E não há mesmo. As nuvens fazendo diferentes desenhos no céu, os tons mais alaranjados uns dias, mais cor de rosa em outros. Os raios de sol atravessando uma nuvem, a sombra de uma árvore. As possibilidades são infinitas. Talvez por isso eu seja tão obcecada em ver o sol se por. Sempre acho que o mais lindo ainda está por vir, por isso não quero perder nenhuma chance.

Não à toa os fotógrafos chamam esta hora do dia de hora mágica ou hora dourada. É o momento em que a luz fica mais suave e, pelo menos pra mim, tudo fica mais lindo. É como se estivéssemos num sonho. Seja no meio do trânsito caótico de São Paulo, no meio do deserto de Abu Dhabi ou em uma praia deserta em Bora Bora, ver o sol se por é sempre encantador.

Minha obsessão por ver o pôr do sol é tamanha que tenho diversos aplicativos no celular que me mostram onde e que horas o sol irá se por (o que mais uso é o SunCalc.net, que também tem versão para desktop). E confesso, sempre que vou para algum lugar dou um “Google” para saber os melhores pontos para se apreciar o fim do dia.

No ano passado, fui passar uma semana na Finlândia, sozinha. Como eu podia fazer o que quisesse, resolvi que cada dia perseguiria o pôr do sol em um local diferente. E assim foi. Pegava meus aplicativos, minha câmera e saía de carro até me dar por satisfeita. Vi um mais lindo que o outro. 😀

Selfie que tirei em Helsinque, no ano passado

Selfie que tirei em Helsinque, no ano passado

Sempre brinco que coleciono pores do sol tamanha a quantidade de fotos que tenho no meu telefone e no meu computador. Viajando o mundo já vi alguns capazes de me fazer chorar. Literalmente. Por isso fiz uma lista com lugares em que é possível se emocionar ao ver o sol baixar no horizonte. Como eu falei, qualquer lugar é lugar para apreciar este momento e longe de mim ser a dona da verdade quando tudo é uma questão de gosto. Mas vamos combinar que alguns destes cenários ajudam…

 

> Huntington Beach, EUA

Beach pier sunset wide angle

Sou suspeita porque Califórnia para mim é sempre sinônimo de um por do sol maravilhoso. O Estado tem tantas praias incríveis que fica até difícil escolher uma só… Gosto de Huntington Beach porque o cenário não é tão “poluído” como em Santa Monica, por exemplo, mas ainda assim o pier dá um toque especial ao por do sol.

Onde fica: 58 km ao sul de Los Angeles

De onde ver: Do pier, um clássico. Além da silhueta linda com o céu colorido ao fundo, o sol refletido na água é a cereja no bolo

 

> Lago Annecy, França

Lake AnnecyLocalizado nos Alpes franceses, o terceiro maior lago do país é também um lugar perfeito para assistir ao dia terminar. As águas azuis do lago cercadas pelo verde da vegetação das montanhas ao redor dão um toque especial ao pôr do sol nesta região.

Onde fica: 41 km ao sul de Genebra (Suíça)

De onde ver: de um barco navegando pelas águas cristalinas (o passeio dura cerca de três horas e custa € 42 por pessoa no The Boat)

 

> Santorini, Grécia

Sunset in Santorini

Este é um dos mais famosos do mundo. E posso dizer, é realmente de tirar o fôlego. A dica é ir para a vila de Oia, onde é possível ver o sol afundando no mar. Mas chegue cedo, especialmente durante a alta temporada, já que dezenas de turistas querem ver o mesmo que você.

Onde fica: 10 km ao norte de Fira, capital da ilha

De onde ver: se você quer a experiência completa, escolha um dos restaurantes na ponta da ilha e peça um vinho para acompanhar o pôr do sol 😉

 

> Bora Bora, Polinésia Francesa

Bora Bora Sunset

Quando a gente pensa em Bora Bora logo pensa naqueles bangalôs no meio do mar turquesa, coqueiros e muita tranquilidade. Mas a ilha paradisíaca também é famosa por seus pores do sol de cair o queixo. Seja da ilha ou de um cruzeiro, a experiência certamente será inesquecível.

Onde fica: 230 km a noroeste de Papeete (Taiti), no Oceano Índico

De onde ver: difícil errar em Bora Bora, mas o por do sol em Matira Beach é imperdível

 

> Grand Canyon, EUA

grand-canyon

A paisagem a qualquer hora do dia já é monumental e de provocar arrepios. No por, ou no nascer, do sol então… é de ficar sem palavras. Os raios do sol batendo nas rochas deixam a paisagem num tom de dourado escuro maravilhoso. E o céu mudando de cor… Só vendo para entender.

Onde fica: o Parque Nacional do Grand Canyon fica no Arizona, nos EUA

De onde ver: Mather Point ou Lipan Point, de onde é possível ver também o rio Colorado

 

>  Deserto de Abu Dhabi, Emirados Árabes

IMG_1530_1024

Termine um dia de passeio pelo deserto com uma parada para assistir o pôr do sol. Conforme o sol vai baixando na hora mágica a areia vai mudando de cor e as silhuetas das pessoas vão ficando mais evidentes. O contraste é incrível e se você tiver sorte de não ter muitos turistas ao seu redor é uma experiência incrível. Termine observando as estrelas.

Onde fica: 40 km de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

De onde ver: do meio do deserto

 

> Ayers Rock, Austrália

Royal Visit Preview: Uluru

Também conhecido como Uluru, é o segundo maior monolito do mundo. O Ayers Rock tem mais de 318 m de altura e 8 km de circunferência, e se estende em 2,5 km de profundidade no solo. Durante o dia já é uma visão impressionante. Mas com o sol nascendo ou se pondo suas cores vão mudando e ficam ainda mais incríveis em contraste com o céu.

Onde fica: no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, perto de Yulara, 400 km a sudoeste de Alice Spings

De onde ver: Talinguru Nyakunytjaku,  a principal área de observação, com três abrigos, duas plataformas e uma trilha de alguns quilômetros

 

> Sochi, Rússia

IMG_3651_1024

Nunca vi nuvens tão lindas quanto vi em Sochi na hora do por do sol. A cada dia elas formam um desenho no céu, tornando cada por do sol ainda mais mágico que o outro. Apesar de a cidade ser um pouco fantasma fora da temporada, a vista das montanhas do Cáucaso de um lado e do Mar Negro de outro valem a visita.

Onde fica: 1620 km ao sul de Moscou, na Rússia

De onde ver: na praia de pedrinhas em frente ao Radisson Blu, em Adler, onde é possível ver o sol afundando no Mar Negro

 

> Grundarfjordur, Islândia

Sunset grundarfjordur

Este não está o ano inteiro disponível o que o torna ainda mais especial. O sol praticamente desaparece desta região da Islândia de novembro a fevereiro, então é preciso ir na época certa. Entre o começo de julho e o fim de agosto, porém, a recompensa vem em tons de rosa, laranja e amarelo. O cenário é incrível e o sol desaparece no oceano, mas perto da meia-noite!

Onde fica: 170 km ao norte de Reykjavik, na península de Snaefellsness

De onde ver: na estrada 54, em Grundarfjordur, de onde é possível avistar o monte Kirkujufell

> Mokpo, Coreia do Sul

IMG_3455_1024

A cidade é portuária, fica mais de quatro horas de trem bala de Seul e não há muito a fazer, ainda mais depois que o GP de F-1 da Coreia do Sul foi tirado do calendário. Mas foi na “peculiar” Mokpo que vi alguns dos mais lindos pores do sol da minha vida. Todo santo dia parava o que estivesse fazendo para, por alguns instantes, apenas observar o horizonte.

Onde fica: 310 km ao sul de Seul

De onde ver: da cobertura do prédio principal do Circuito Internacional da Coreia, de onde é possível ver o sol afundando nas montanhas atrás de um braço do Mar Amarelo

 

> Key West, EUA

.

Não é preciso dizer muita coisa quando a cidade de Key West promove todas as noites, duas horas antes de o sol se por, o Key West Sunset Celebration, um evento com mágicos, malabaristas, músicos e artistas para festejar o fim de mais um dia e assistir ao sol descendo no Golfo do México e o céu mudando de cor.

Onde fica: 265 km ao sul de Miami, na Flórida

De onde ver: da Mallory Square, onde acontece o festival todas as noites

 

> Praia do Arpoador, Rio

Sunset in Rio de Janeiro

Uma lista de lugares incríveis para ver o pôr do sol não estaria completa sem o Rio de Janeiro. As opções são várias, mas fui na tradicional praia do Arpoador, de onde é possível ver as praias de Ipanema e do Leblon. Tradição por lá, as pessoas que lotam o local costumam aplaudir o momento em que o sol se põe.

Onde fica: entre o Forte de Copacabana e a praia de Ipanema

De onde ver: da pedra do Arpoador

E você, consegue dizer onde foi o pôr do sol mais lindo que já viu?

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Mara

    Em Sihanoukville e na Provence!!!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Tatiana Cunha

    O da Provence realmente é incrível, Mara!

    Curtir

  3. Comentado por:

    Luiz Franceschini

    Recomendo o pôr do sol de Porto Alegre visto na beira do Guaíba.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Tatiana Cunha

    Obrigada pela dica, Luiz 😉

    Curtir

  5. Comentado por:

    Malton

    Essa lista sem a praia do Jacaré em João Pessoa não pode estar completa.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Bruno Brant

    Olá, Tatiana. O pôr-do-sol em Brasília é um espetáculo da natureza, e pode ser visto praticamente de qualquer lugar da cidade, em virtude da característica geográfica de lá (planalto). Mas recomendo especialmente o Pontão do Lago Sul.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Tatiana Cunha

    Valeu Bruno, não sabia da dica 😉

    Curtir

  8. Comentado por:

    Felipe Tavares

    Parabéns pela matéria. O ato de contemplar a natureza (sobretudo o crepúsculo) é catártico e epifânico. Parece até que nos liberta das aflições mundanas, renovando em nós a esperança na vida… como se de repente todos os mistérios do mundo estivessem sendo descortinados, bem alí, diante dos nossos olhos. O pôr do sol de JERICOACOARA, no CEARÁ, tem esse poder. Certo de que irá se encantar. Fraterno abraço.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Murillo Moret

    Outras duas dicas: em Zadar e no Monte Srd, em Split!

    Curtir

  10. Comentado por:

    Tatiana Cunha

    Obrigada pelo comentário, Felipe. Eu concordo com você, é uma hora mágica do dia e não me canso de correr atrás de novos lugares para ver. Dica anotada 😉

    Curtir