Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Modo Avião Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Tatiana Cunha
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

O que fazer nas 11 cidades-sede da Copa-18 antes ou depois dos jogos

País de dimensões continentais, a Rússia é excelente destino para quem vai acompanhar o Mundial e quer aproveitar para fazer turismo entre um jogo e outro

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h26 - Publicado em 13 jun 2018, 14h26

O canarinho - mascote da Seleção Brasileira - cumprimenta garota próximo da Catedral de São Basílio, em Moscou, capital da Rússia, faltando 84 dias para o início da Copa do Mundo no país - 22/03/2018

Gente do céu! Parece que foi ontem que eu estava diante do Portão de Brandemburgo, em Berlim, assistindo Brasil x Alemanha num telão gigante ao lado de milhares de torcedores alucinados… sim, eu estava em território inimigo no dia do fatídico 7 a 1. Vestindo a camisa da seleção e tudo. Mas isso é assunto para outro post.

Fato é que, quatro ano depois, estamos às vésperas do início de mais uma Copa do Mundo, desta vez na Rússia, um país que sempre tive vontade de conhecer.

Por conta do trabalho acabei viajando até lá, mas apenas para Sochi, onde é realizada a etapa russa do Mundial de F-1 e que será uma das cidades-sede da Copa que começa amanhã.

Mas nem por isso tirei o país da minha lista de desejos de viagem, afinal de contas são tantas as cidades e lugares incríveis que ficaram faltando que não poderia ser diferente.

Um país de dimensões continentais como a Rússia tem muito a oferecer aos turistas. Justamente por isso selecionei algumas das principais atrações nas 11 cidades que receberão jogos da Copa a partir de amanhã.

Continua após a publicidade

Para quem está por lá agora dá pra aproveitar antes ou depois de assistir aos jogos. Para quem não foi, tudo bem também. Dá para aproveitar o fim da Copa para curtir a Rússia e aproveitar todos os benefícios que a passagem de um evento deste porte deixarão no país.

Eu adoro fazer justamente isso: visitar um país ou uma cidade logo depois de receberem uma Copa ou Olimpíada. Foi exatamente o que fiz em Sydney, um ano após a Olimpíada, e depois repeti em Atenas, também no ano seguinte aos Jogos Olímpicos. A infra-estrutura está toda lá, você pode aproveitar para visitar os locais que receberam jogos e ainda não paga os preços exorbitantes cobrados durante o evento. Boa viagem 😉

 

1. Moscou

> Ponte Bolshoi Kamenny

Além de linda para ser admirada de longe (foto acima), esta ponte oferece também uma das melhores vistas do Kremlin. A paisagem é tão famosa que estampa a capa do passaporte russo.

Continua após a publicidade

> Praça Vermelha

Impossível não reconhecer esta que é a principal praça do país. Uma das principais atrações da cidade, tem ao seu redor muitos outros locais que merecem a visita, como o Kremlin, as torres Nikolskaya e Spasskaya, o Museu Histórico do Estado, além da loja de departamentos GUM com seu famoso café.

> Moscou City Observation Deck

Para quem quer fugir dos passeios mais tradicionais, o observatório que fica no 58o lugar do Imperia Business Center é uma boa opção. O tour dura 50 minutos e a vista do alto é incrível. Funciona todos os dias, das 10h às 23h.

 

2. São Petersburgo

Continua após a publicidade

> Catedral do Sangue Derramado

Impossível pensar na cidade mais turística da Rússia sem lembrar de um de seus ícones mais conhecidos internacionalmente. Apesar do nome, a antiga igreja é, desde 1970, um museu. Aberto ao público todos os dias, das 10h30 às 18h, exceto às quartas, quando está fechado, é um passeio imperdível.

> Hermitage

> Ponte Dvortsovy

Continua após a publicidade

Numa cidade com mais de 800 pontes, sendo que 21 são elevadiças, fica até difícil escolher a mais bela. A mais famosa delas, por conta do cenário de cartão postal é a Dvortsovy, que fica próxima ao Palácio de Inverno e o conecta à Ilha Vasilyevsky. Mas há outras belas também, como a Liteyny, a Troitsky e a Bolsheokhtinsky. É possível fazer uma caminhada de cerca de 45 minutos e ver várias delas funcionando.

3. Samara

> Samara Space Capital Museum

Para quem gosta de foguetes e tudo que se refere ao espaço esta é a cidade-sede para você. Samara é a casa do Progress, o centro de engenharia espacial responsável por fabricar foguetes russos por décadas, incluindo o Vostok, que levou Yuri Gagarin ao espaço em 1961. O Samara Space Capital Museum, que tem um foguete de 68 m de altura na porta (foto acima) é um passeio imperdível, com réplicas e espaçonaves reais expostas, assim como roupas e outros apetrechos usados pelos astronautas. Fechado às segundas, funciona das 10h às 18h de terças e quartas, das 13h às 20h às quintas, das 10h às 17h nos sábados e das 11h às 15h nos domingos.

> Sailboat stele

Continua após a publicidade

Este monumento de 20 m de altura em forma de barco oferece excelentes vistas do rio Volga e dos arredores da cidade. Um dos símbolos da cidade, é palco de festivais, competições esportivas e certamente estará bombando durante o Mundial.

> Jardim Strukovsky

Mais antigo parque da cidade, é o lugar ideal para quem quer fazer esportes ao ar livre, caminhar ou simplesmente apreciar os jardins. O Strukovsky abriga todos os anos o Festival das Flores, entre outros eventos culturais e esportivos. Shows e exibições de filmes também acontecem por lá no verão. Confira a programação antes de ir!

4. Ecaterinburgo

> Igreja do Sangue

Uma das maiores igrejas do país, foi construída no mesmo local onde membros da família imperial russa foram assassinados pelos bolcheviques em 1918. O prédio original foi demolido em 1977 e 13 anos depois uma cruz de madeira foi instalada no local, seguida por uma capela, também de madeira. No início dos anos 2000 a igreja foi aberta oficialmente e hoje ela abriga uma exposição dedicada aos eventos de 1918.

> Fronteira Ásia-Europa

O complexo chamado “Europa-Ásia” foi construído em 2004 e fica a apenas 20 minutos do estádio que abrigará os jogos da Copa. Uma plataforma de mármore e um pedestal em forma de flecha marcam a fronteira entre os dois continentes.

> Vysotsky Business Centre Observation Deck

Para a melhor vista da cidade, este é o lugar ideal. Considerado o arranha-céus mais ao norte do mundo, este edifício pode ser avistado de praticamente qualquer ponto de Ecaterinburgo. É possível visitar o topo do prédio para uma visita agendada. À noite a vista da cidade iluminada é ainda mais bonita.

5. Rostov-on-Don

> Mercado Central

Para quem gosta de visitar mercados este é um prato cheio. Conhecido como Old Bazaar, é possível comprar de tudo em suas bancas, desde carnes e frutas até tecidos. Uma das iguarias facilmente encontradas em seus corredores é o caviar.  Funciona das 8h às 16h às segundas e das 8h às 18h de terça a domingo. Nos finais de semana, bem ao lado do mercado, uma feirinha com produtos típicos da região funciona por lá.

> Bolshaya Sadovaya

Principal rua da cidade, é onde fica a maioria dos escritórios de Rostov e também o coração de sua vida cultural. Bancos, hotéis e lojas se espalham por ali. Entre os edifícios mais icônicos está o de número 47, onde funciona o Conselho Municipal da cidade, projetado pelo mesmo responsável pela loja de departamentos GUM, de Moscou.

> Levberdon

O nome nada mais é que a margem esquerda do rio Don, uma área onde praticamente não há residências, mas é cheia de hotéis, restaurantes e casas noturnas. Como não podia ser diferente, é o melhor lugar para ir na cidade à noite. O estádio que recebe os jogos da Copa fica bem pertinho para sorte dos torcedores.

6. Saransk

> Catedral de São Teodoro Ushakov

Construída entre 2004 e 2006, esta igreja de 62 m de altura possui quatro torres e 12 sinos, o maior deles pesando seis toneladas. Ao seu lado fica um monumento ao almirante Fedor Ushakov, que dá nome à catedral.

> Soviet Square

Esta praça é considerada o centro histórico de Saransk. Nos anos 70 sofreu uma grande reforma e os edifícios históricos deram lugar a prédios administrativos. É um dos maiores exemplos da arquitetura da união soviética.

> Observation Deck na Millenium Square

O prédio principal da Moldovian State University é uma réplica do da Universidade Estatal de Moscou. Desde o deque de observação do prédio principal é possível admirar quase toda a cidade, além do estádio que receberá os jogos da Copa. Funciona de segunda à sexta, às 13h30, 14h30 e 15h30.

7. Níjni Novgorod

> Kremlin

Principal e maior atração turística da cidade, o Kremlin foi construído em um local privilegiado de Níjni Novgorod: uma colina na beira do rio Volga. A vista desde lá é encantadora. A fortaleza conta com 13 torres, cada uma diferente da outra. Hoje em dia é um dos lugares favoritos dos habitantes da cidade para ver o por do sol, festejar e assistir a shows.

> Escadaria Chkalov

Este é o passeio ideal para os que estão em boa forma física. Ou é melhor apreciar a vista de longe, de preferência de dentro de um barco no rio Volga. A escadaria, que começou a ser construída em 1943, tem formato de 8, mais de 560 degraus e liga os dois principais aterros da cidade: Verkhnevolzhskaya e Nizhnevolzhskaya.

> Grebeshok

Nada mais é que a parte entre as pontes Kanavino e Molitovka. Como os ônibus turísticos não conseguem passar pelas ruas estreitas e curvas da região, é um ótimo local para um passeio à pé. A vista das pontes, do Monastério da Anunciação e dos bairros antigos é imperdível.

8. Volgogrado

> Elevador de Stalingrado e Monumento Severomortsy

Apesar do nome, não se trata de um elevador e sim uma estrutura que serviu como forte durante a Batalha de Stalingrado. A construção era um ponto central durante o conflito e foi conquistada e perdida várias vezes pelos nazistas e soviéticos.

> Mamayev Kurgan

É preciso subir 200 degraus (o mesmo número de dias que durou a Batalha de Stalingrado) para chegar a este que é o maior monumento já construído em homenagem aos soldados da Segunda Guerra. Construído entre 1958 e 1967, o monumento possui uma cápsula enterrada em uma de suas paredes que possui uma mensagem para as futuras gerações. Mas que só poderá ser aberta em 9 de maio de 2045.

> Rua Volgodonskaya

Esta pequena rua do século 18 fica no centro antigo da cidade e por muito tempo abrigou hotéis e hospedarias. Foi apenas nos anos 20 que ganhou o nome que tem hoje. Os edifícios que permanecem por lá são considerados patrimônio histórico e possuem elementos de Art Nouveau.

9. Kaliningrado

> Catedral de Kaliningrado

Apesar de não ter mais missas em seus domínios, há duas capelas no local, uma luterana e uma russa ortodoxa. A catedral, que teve seu interior praticamente queimado durante a Segunda Guerra, também abriga o Museu Kant. Dona do maior órgão da Europa, aos sábados oferece recitais sempre às 18h. Aos domingos os consertos são de piano e de orquestras.

> Kneiphof

Ou Ilha Kant, como é conhecida hoje em dia, foi um dos primeiros assentamentos estabelecidos na cidade. Atualmente é um dos locais imperdíveis para os visitantes, não apenas por abrigar a Catedral de Kaliningrado como o túmulo de Kant, diversas estátuas histórias e o belíssimo cenário verde.

> Museu do Mundo Oceânico

Um passeio diferente, especialmente para quem tem crianças. Uma das principais atrações do museu é seu aquário gigante, com mais de 16 mil litros de água, 300 animais de 133 espécies das mais variadas partes do planeta. Além de ver os visitantes podem aproveitar para participar de atividades interativas e um laboratório onde é possível ver testes e experiências.

10. Kazan

> Kremlin

Como não podia ser diferente, o Kremlin de Kazan é o símbolo da cidade. Mais que isso, faz parte da lista de patrimônios históricos da humanidade da Unesco. Construído no século 16 é um passeio imperdível para os que visitam Kazan. Além dos edifícios históricos, o Kremlin ainda oferece vistas maravilhosas dos rio Volga e Kazanka e de várias partes da cidade.

> Observation Deck no Kazan Family Center

Mesmo que você não tenha a intenção de se casar em um dos três halls do Kazan Family Center, que geralmente abrigam mais de cem cerimônias por dia, o local merece uma visita. No topo da construção há um deque de observação de 32 m de altura que oferece uma linda vista da região.

> Rua Baumana 

Principal rua turística da cidade, é um passeio imperdível. Além de ser palco de todo tipo de comemorações, como certamente acontecerá durante a Copa, a rua abriga dezenas de cafés, restaurantes, lojas de souvenirs e afins. A rua tem também vários pontos turísticos, como a torre do sino da Catedral, o Monastério de São João Batista, fontes de bronze e outros mais.

11. Sochi

> Parque Olímpico

Para quem quem quer conhecer algumas das arenas usadas nos Jogos de Inverno de 2014, a melhor opção é descer na estação de trem Olympic Parc e caminhar desde lá. É logo ali do lado também que fica o circuito que recebe a etapa russa do Mundial de F-1. Mas prepare-se para andar porque a área é bastante grande.

> Central Embankment

Principal calçadão desta cidade muito procurada pelos russos para as férias de verão (Putin tem casa de praia por lá), é a parte mais agitada de Sochi no verão. É nesta época que vendedores se acomodam no local, cabines de massagens são instaladas e até cinemas ao ar livre funcionam na região. Ótimo lugar para fazer compras, comer e passear.

> Torre de observação no monte Akhun

Construída em 1936, esta torre pode ser vista de praticamente qualquer ponto da cidade. Com quase 700 m de altura em relação ao nível do mar, é o melhor lugar para observar Sochi do alto. Mesmo quem não quiser subir até o topo da torre pode se entreter: os turistas são recebidos com um chá típico da região, vendedores oferecem souvenirs e passeios de cavalos e burricos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.