Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Frango ou massa? As 10 aéreas com as melhores refeições a bordo

Gororoba, não! Conheça as companhias aéreas que oferecem refeições dignas de restaurante mesmo para quem viaja na classe econômica

Posso contar nos dedos quantas vezes comi uma refeição durante uma viagem de avião e gostei de verdade.

Confesso que na maioria das vezes acabo comendo as gororobas que em geral são servidas ou porque estou morrendo de fome ou porque simplesmente estou entediada.

Quem não se agita na poltrona e abre a mesinha logo que vê os comissários apontarem no corredor com os carrinhos oferecendo “frango ou massa”?

Conheço muita gente que leva a própria comida quando vai viajar, especialmente em voos mais longos. Infelizmente, apesar de amar cozinhar, não sou dessas. Seja por falta de tempo, programação ou simplesmente preguiça de adicionar mais um item às minhas geralmente cheias malas de mão, sempre acabo deixando para comer o que me oferecerem no avião.

Também já desisti de pedir as opções vegetarianas, sem glúten ou afins. Em geral elas são ainda piores do que as que recebemos normalmente.

Eu acabo me arriscando e, algumas vezes, me dou mal, como num voo da Lufthansa em que as opções eram: bife ou macarrão com molho de carne. Detalhe: não como carne.  Resultado: passei a pão e bolacha 😦

Sei de algumas pessoas que simplesmente não comem. Sentam no avião e só se alimentam de novo quando estão em terra firme. Também não é uma opção para mim.

Muitos chefs famosos, aliás, são deste time, como Gordon Ramsay e Anthony Bourdain, por exemplo.

“Não tem quem me faça comer comida de avião. Trabalhei para empresas aéreas por dez anos, então sei onde estas comidas ficam e quanto tempo ficam guardadas até serem servidas”, disse Ramsay em uma entrevista no ano passado.

Já a justificativa de Bourdain é outra. “Não conheço ninguém que tenha se sentido melhor depois de comer no avião. Acho que as pessoas comem porque estão entediadas. Eu não faço isso. Gosto de chegar com fome ao meu destino”, afirmou o chef famoso por seus programas que misturam viagens e gastronomia.

Mas o fato é que, a maioria de nós, simples mortais, acaba comendo comida de avião sempre que viaja.

A boa notícia é que nem tudo está perdido. Algumas empresas aéreas oferecem sim refeições saborosas mesmo para quem não viaja de executiva ou de primeira classe.

Empresa de consultoria do Reino Unido, a Skytrax faz todos os anos um ranking com as melhores empresas aéreas do mundo e outros prêmios relacionados com aviação, como refeições, serviço de bordo, poltronas, etc.

Nova versão da estatueta do Oscar, que será entregue em 2016

Para determinar os ganhadores do prêmio, apelidado de “Oscar da aviação”, a empresa realiza uma pesquisa global com viajantes de todo o mundo.

E sabe qual a empresa aérea eleita a melhor no quesito refeições a bordo? A Thai Airways, da Tailândia. Já viajei com ela algumas vezes e realmente a comida é bastante saborosa, além de o serviço de bordo ser excelente. Além de oferecer opções mais típicas da culinária tailandesa, a empresa oferece também pratos mais “genéricos”.

Entre as dez mais bem avaliadas, nenhuma empresa brasileira, sul-americana ou norte-americana, o que não chega a ser uma surpresa. Eu, por exemplo, acho que as aéreas dos EUA oferecem as piores comidas a bordo.

Mas nada de falar das piores e sim das melhores. As mais bem votadas por viajantes do mundo todo em 2017, para refeições na classe econômica, são:

1. Thai Airways

O cardápio oferecido na classe econômica desta que é uma das melhores empresas aéreas do mundo é baseado nos sabores e pratos tailandeses. Pad Thai, o famoso macarrão com legumes, frango com molho agridoce, são oferecidos, bem como pratos internacionais para agradar a todos os paladares.

 

2. Turkish Airlines

A companhia aérea turca conseguiu trazer para suas refeições a bordo os sabores da culinária local. Sanduíches com sabores mediterrâneos, espetinhos e feijão branco. De sobremesa, as famosas e deliciosas baklavas.

 

3. Asiana Airlines

Como não podia ser diferente, o carro-chefe desta empresa aérea com sede na Coreia do Sul são os pratos típicos do país, como as sopas apimentadas, kimchi, noodles coreanos e pratos vegetarianos e de saladas.

 

4. Qatar Airways

Todas as refeições servidas pela empresa aérea do Catar são feitas com alimentos halal, os que podem ser comidos por muçulmanos. Além de alguns pratos típicos da região, a empresa oferece opções internacionais, como frango biryani, arroz com cebolas caramelizadas e omeletes.

 

5. Japan Airlines

Além das refeições japonesas, a Japan Airlines também oferece pratos saudáveis, como salmão defumado com salada de quinoa e soja verde ou macarrão com molho cremoso de couve, entre outras opções. Para a sobremesa, frutas, iogurtes e sorvetes.

 

6. Singapore Airlines

Considerada uma das melhores empresas aéreas do mundo, a Singapore oferece uma grande variedade de pratos em seus voos. Entre os mais populares estão o macarrão com molho apimentado, peito de frango marinado com vegetais no vapor e curries indianos. De sobremesa, muffins e sorvetes.

 

7. Austrian

Bandejas fartas e bem arrumadas mesmo na classe econômica. Assim é o serviço de bordo da empresa austríaca que oferece, entre outras opções frango com ervas, peixe grelhado ou filé de cordeiro, dependendo da rota.

 

8. Cathay Pacific

O forte da empresa são os pratos asiáticos, como a sopa apimentada com macarrão e o curry com arroz. Mas também há boas opções vegetarianas e pratos sem glúten ou lactose.

 

9. Lufthansa

Para agradar seus passageiros, a companhia aérea alemã oferece alguns pratos típicos de alguns países em rotas específicas, como Japão, China e Índia, por exemplo. No mais, seu cardápio é composto de pratos internacionais, como piccata de frango com espaguete e legumes, macarrão com molho de queijo e espinafre, entre outros.

 

10. EVA Air

Entre as opções oferecidas pela empresa com sede em Taiwan estão o mingau de aveia com tempero chinês, arroz no vapor, sopa com macarrão e bolinhos típicos chineses, além de uma seleção de cervejas asiáticas.

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s