Clique e assine a partir de 8,90/mês
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

Como escolher os melhores assentos na classe econômica

Saiba vantagens e desvantagens de sentar na frente ou atrás do avião, na janela ou no corredor, na saída de emergência ou na primeira fileira de poltronas

Por Tatiana Cunha - Atualizado em 30 jul 2020, 21h01 - Publicado em 20 fev 2017, 13h19

Avião

Engana-se quem pensa que todos os assentos na classe econômica são iguais. De jeito nenhum! Uma escolha errada pode transformar sua viagem num inferno. Ou uma decisão acertada na hora de marcar o lugar pode tornar seu voo muito mais agradável.

Eu confesso que sou meio paranóica com isso. Já contei que chego ao cúmulo de colocar o despertador para o meio da madrugada para poder fazer o check-in online e ter mais opções de assentos, né? Não estou dizendo que todo mundo tem que fazer o mesmo para conseguir um bom lugar, não é isso!

A primeira coisa a fazer é tentar escolher o assento na hora da compra da passagem (quanto mais cedo, mais opções). Mas isso nem sempre dá. Eu comprei recentemente um bilhete para minha próxima viagem e, para marcar meu lugar, tenho que pagar algo como R$ 300. Esquece! Faço isso na véspera.

Outra coisa é o meu querido check-in online. Eu sempre prefiro eu escolher o lugar do que deixar na mão do funcionário que faz o check-in no aeroporto. Sempre acho que eles estão escondendo os melhores, hahaha. Mas se nem isso você conseguiu, tente ser simpático com quem te atender no balcão para ver se rola um lugarzinho melhor.

Como gosto não se discute, fica difícil eu dizer qual é O melhor lugar para viajar na econômica. Eu tenho minhas preferências. Sempre que dá escolho a primeira fileira (o tal do “bulkhead”) e, se o voo é longo, a janela. Isso porque raramente levanto e não me incomodo de ter bebês por perto (coloco meus fones de ouvido antirruído e capoto). Mas tem gente que não gosta.

Vale olhar o site SeatGuru, que dá as características dos assentos de acordo com os voos. É super útil para quem é meio obcecado com isso, como eu .

Para ajudar você a escolher aquele lugar pra chamar de seu da próxima vez que você for fazer uma viagem longa, fiz uma lista com alguns tipos de passageiros. Veja com qual se identifica e saiba onde você deve sentar.

Avião passageiros

O espaçoso

Se você é do tipo que gosta de ter dois ou mais assentos para poder se esticar e fazer sua versão da executiva na classe econômica, a dica é sentar no fundo do avião. Isso porque os lugares mais para a frente são os primeiros a serem reservados e a tendência é sobrar lugares vazios quanto mais pra trás você estiver. Geralmente também sobra mais espaço no compartimento de bagagem por causa disso. Mas lembre-se que você deve ser um dos últimos a ser servido na hora das refeições e pode ter que se contentar com o que sobrar. Além disso o avião chacoalha mais e faz mais barulho, já que você estará para trás das turbinas.

O apressado

Se a ideia de ser um dos últimos a desembarcar quando chegar ao seu destino te deixa com os cabelos em pé (eu!), opte por assentos mais na frente do avião. A não ser em voos menores, quando o desembarque também é feito pela porta de trás da aeronave, quanto mais para trás, mais tempo você terá de esperar para descer. Se está morrendo de pressa para não perder a conexão, escolha também o corredor, assim você não depende da boa vontade do seu vizinho de assento para pegar as malas e sair correndo.

Continua após a publicidade

Avião

O dorminhoco

Você é do tipo que capota no avião ou daquele que assiste três filmes, quatro episódios de Friends e não pula nenhuma refeição? Se escolheu a primeira opção, tente escolher um assento na janela. Além de ter onde apoiar a cabeça para dormir, você não será acordado quando seu vizinho quiser levantar. Tente também sentar para a frente da asa, onde o avião é mais silencioso e chacoalha menos.

Avião passageiros

O inquieto

Você é oposto do tipo acima? Então para você o melhor é mesmo sentar num assento no corredor. Apesar ter menos “privacidade” que na janela, assim você fica livre para levantar quando quiser e não precisa, no caso de seu vizinho estar num sono profundo, ter que pular os assentos para levantar. Esta é uma boa opção para voos diurnos, quando a gente geralmente passa mais tempo acordado. Mas atenção com pés e cotovelos para não derrubar ninguém que passa no corredor ou ser atropelado pelo carrinho dos comissários.

Avião

O família

Se você vai viajar com bebês de colo ou crianças pequenas, os melhores lugares são os “bulkheads”, ou seja, aqueles que vêm logo atrás das divisórias de cabine. Normalmente eles possuem espaço para os comissários armarem aqueles bercinhos e os pais podem viajar com um pouco mais de conforto.

Avião

O pernalonga

Para quem gosta de espaço para poder esticar as pernas (eu!), os melhores lugares são também os “bulkheads” ou a famosa primeira fileira de cada cabine. Além de poder esticar as pernas, você ainda tem liberdade para levantar quando quiser, sem depender do seu vizinho de lugar, já que há espaço suficiente. Entre as desvantagens estão a proximidade de bebês (leia o item acima) e o fato de os apoios de braço geralmente serem fixos. As TVs também não ficam na frente, como na maioria dos assentos, e saem do apoio de braço. Por conta disso você só pode começar a usar o sistema de entretenimento depois que o avião já tiver decolado. E também não é permitido bagagem nos pés na decolagem e na aterrisagem.

O medroso

Se você tem medo de voar, escolha um assento na asa do avião, pois é o lugar mais estável e você sentirá menos as turbulências. Outra dica é sentar perto de onde os comissários sentam, assim você pode observar como eles se comportam com naturalidade (mesmo durante as turbulências) e tentar se acalmar com isso. Puxar papo com eles também pode ajudar.

Avião

O bondoso

Se você está disposto a ajudar em caso de emergência (bate na madeira, toc, toc, toc), o assento na saída de emergência é ideal para você. Se por um lado você vai ter que ouvir uma mini palestra dos comissários e ler o folheto de emergência, por outro você ganhará de brinde mais espaço para as pernas. Mas preste atenção porque os assentos geralmente não reclinam! Ou seja, pode ser bom para as pernas, mas para as costas… Outra coisa é que pode ficar muito frio, já que você está perto de uma saída (uma vez tive que pedir dois cobertores extras pra sobreviver ao frio polar ).

 

Continua após a publicidade
Publicidade