Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Como nunca mais errar na hora de escolher o hotel pela internet

Com um pouco de tempo e paciência é possível escolher a acomodação certa para não estragar suas próximas férias

Hotel

Quem nunca reservou um hotel pela internet achando que estava fazendo um ótimo negócio e quando chegou no lugar percebeu que tinha entrado numa roubada?

A localização não era a que você imaginava, o hotel era velho, a cama era ruim, o quarto era minúsculo, o serviço era péssimo, o café da manhã não estava incluído… A lista de coisas que podem dar errado é enorme.

Por isso escolher hotel não é uma tarefa das mais fáceis. A menos que você tenha um orçamento polpudo e possa escolher um quarto em alguma das grandes cadeias de hotéis (o que obrigatoriamente vai significar boa localização, serviço e um quarto decente), achar o hotel certo dá trabalho.

É preciso pesquisar bastante antes de colocar os dados do seu cartão de crédito.

Recentemente vi o post de uma amiga no Facebook fazendo uma reclamação enorme da hospedagem dela em tal cidade. O texto era gigante e já fiquei com preguiça só de olhar. Mas respirei fundo e comecei a ler. E, para ser sincera, não me solidarizei com a maioria das reclamações. Todas podiam ter sido evitadas com um pouco mais de pesquisa e atenção na hora de fazer a reserva.

E aí, pensando com meus botões, achei que seria uma boa ideia fazer um post com algumas dicas para escolher o hotel certo. Não vou dizer bom, porque isso é relativo. O que é bom para mim pode não ser bom para você e vice versa.

Mas basta um pouco de tempo, paciência e atenção na hora de fazer a reserva que você não terá surpresas desagradáveis quando chegar ao hotel.

Hotel

> Defina suas prioridades

Comece sempre por aqui. O que é importante para você? Um hotel bem localizado? Um hotel luxuoso? Café da manhã incluído? Um hotel pequeno, estilo boutique? A decoração do local importa? O hotel tem elevador ou vou precisar subir três andares com as malas a tira colo? Você faz questão de uma mini cozinha no quarto? Enfim, há uma série de coisas a serem pensadas antes de escolher o local para ficar. Se sua idéia é passar o dia na rua fazendo turismo e apenas chegar no quarto tarde, tomar um banho, dormir e sair cedo no dia seguinte, será que vale gastar aquela grana toda? Ou o contrário… se você pretende passar praticamente todo tempo no hotel, aproveitando a piscina, a academia e as outras comodidades, será que vale a pena economizar alguns trocados ou vale ter o hotel como prioridade do orçamento?

 

> Leia a linha fina

Sei que às vezes dá uma certa preguiça de ler aquele monte de coisas na hora de fazer a reserva, mas é preciso ler. Ou depois não adianta reclamar. Fique atento para a política de cancelamento caso você precise cancelar sua reserva ou se simplesmente não gostar do lugar e quiser ir embora depois de uma noite. Outras coisas a se prestar atenção na hora da reserva e que são motivos de reclamação depois pois podem não estar incluídas na diária são: estacionamento, wifi e café da manhã. Na dúvida, mande um email, ligue, pergunte. Se quer fazer um early check-in ou um late check-out, pergunte se é possível antes de reservar. E sempre fique de olho se todos os impostos e taxas estão incluídos no preço para não ter uma surpresa na hora de pagar a conta.

 

> Olhe o mapa

Quando a gente já conhece o lugar é mais fácil escolher um hotel com boa localização. Quando é a primeira vez que visitamos alguma cidade é sempre mais complicado. Eu geralmente dou uma olhada no Google para ter uma ideia de como são os bairros antes de escolher numa cidade grande. Quero ficar no bairro dos escritórios ou no bairro boêmio? No bairro turístico ou no residencial? O bairro tal é seguro? Ou então é legal ver os pontos turísticos que você pretende visitar e tentar ficar hospedado por perto. Uma boa olhada no mapa antes de se comprometer com um hotel é fundamental. Mesmo porque muitas vezes a propaganda pode ser enganosa e você pode acabar reservando gato por lebre!

Hotel

> Visite o site do hotel

Não se restrinja apenas aos sites de pesquisa de hotel na hora de fazer sua reserva. Sim, eles são uma mão na roda na hora de escolher a acomodação, mas uma rápida visita ao site do hotel que você pretende escolher pode te ajudar a tomar uma decisão. Geralmente as páginas são atualizadas com mais frequência que as de reservas e você pode ficar sabendo de uma novidade, como um spa novo, ou de uma reforma na piscina que pode acabar atrapalhando seus planos de tomar sol. Não custa dar uma olhada.

 

> Leia os comentários

Este é outro item que pode consumir um pouco mais de tempo, mas que é fundamental. Seja na hora de reservar um Airbnb ou um hotel, perca alguns minutos a mais e leia as opiniões de quem já se hospedou por lá. Dá para fazer no próprio site de reservas ou procurar outros, como TripAdvisor ou Yelp. Às vezes pequenos detalhes citados por outros hóspedes podem facilitar sua escolha. Você nunca vai saber se o chuveiro de um hotel é bom a não ser quando for tomar seu banho. Mas pode achar esse tipo de informação nas avaliações de outros hóspedes. E sempre digo que na volta da viagem vale a pena escrever também um comentário, assim a gente ajuda os outros e dá continuidade a este ciclo. Se quer economizar tempo, concentre-se nas críticas negativas, assim você já descobre os eventuais problemas do local.

Hotel

> Pesquise

Não tome decisões precipitadas. Escolher um bom hotel dá trabalho e requer tempo. A não ser que você já tenha ficado no hotel antes ou tenha uma indicação de alguém de confiança, é fundamental pesquisar antes de confirmar sua reserva. Leia as avaliações, veja fotos, procure artigos sobre o hotel na internet, entre no Google Maps e veja imagens da rua e da fachada do local. Hoje em dia temos tantos recursos à disposição… é só ter tempo e paciência. Raramente eu reservo um hotel logo de cara. Geralmente fico vários dias pesquisando antes de me decidir. Escolho alguns que mais gosto e pesquiso sobre eles. Só depois tomo minha decisão. E sempre, sempre, escolho hotéis com cancelamento gratuito.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Marcos Cohen

    Café da manhã e localização tem soluções óbvias; para o quarto, sugiro concentrar-se nas informações do banheiro, suspeite daqueles antigos ou com poucas fotos.

    Curtir

  2. Tatiana Cunha

    Boa dica, Marcos. Poucas fotos é sempre um sinal de alerta 😉 Valeu!

    Curtir

  3. Eu uso as mesmas técnicas que você mas me concentro um pouco mais nos comentários, principalmente de franceses. Se a maioria dos franceses detestar um hotel, pode se hospedar por lá que o lugar é bom. Eu também levo semanas para escolher um hotel, e sofro muito com isso …

    Curtir