Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

As 10 livrarias mais incríveis do mundo

Não há como negar que cada vez mais estamos vivendo a era da leitura digital. Redes sociais, jornais, livros e revistas no tablet, smartphones e até smartwatches fazem parte do nosso dia a dia, num movimento que parece não ter mais volta. Sou super fã de tecnologia e acho que ela está aí para facilitar […]

A incrível The Last Bookstore, em Los Angeles

A incrível The Last Bookstore, em Los Angeles

Não há como negar que cada vez mais estamos vivendo a era da leitura digital. Redes sociais, jornais, livros e revistas no tablet, smartphones e até smartwatches fazem parte do nosso dia a dia, num movimento que parece não ter mais volta.

Sou super fã de tecnologia e acho que ela está aí para facilitar nossa vida. Mas tem coisas que sinto falta às vezes, como ter um livro de papel, capa dura, nas mãos. Tá certo que em viagens é mais prático ter vários títulos no tablet do que levar diversos volumes, mas ainda assim a sensação é diferente.

E passar horas folheando livros em uma livraria… amo! Seja numa mega Barnes & Noble da vida nos EUA,  numa livraria pequena em uma ruazinha em Paris ou numa de shopping em São Paulo. Sou capaz de perder a noção do tempo 😉

Se você é como eu, vai gostar deste Top 10 que preparei com as mais incríveis livrarias do mundo. Algumas são em locais inusitados, outras de design mega modernos e outras têm até camas para receber escritores ou mochileiros.

E você, já foi em alguma delas ou tem outra para indicar?

 

> The Last Bookstore

Los Angeles, EUA

cópia de la2

Construída em um antigo banco, a maior revendedora de livros novos e usados e discos da Califórnia ainda mantém os cofres da construção original. No mezanino, chamado de “Labirinto acima da The Last Bookstore”, mais de 100 mil livros são vendidos a apenas U$ 1. São mais de 200 mil títulos à venda.

site: http://lastbookstorela.com/

endereço: 453 S Spring St, Los Angeles

 

> Libreria El Ateneu

Buenos Aires, Argentina

ba

Desde 2000 a livraria mais famosa de Buenos Aires fica num antigo teatro construído em 1919. Mais de um milhão de pessoas visitam o local todos os anos, seja atrás de livros ou apenas para ver o esplendor do antigo teatro. O antigo palco e os bastidores foram convertidos em salas de leitura. Vale o passeio.

site: http://www.yenny-elateneo.com/local/grand-splendid/

endereço: Av. Santa Fe 1860, Buenos Aires

 

> Livraria Lello

Porto, Portugal

porto

A fachada neogótica do local não dá dicas do que está escondido em seu interior. Madeiras entalhadas, uma escadaria com tapete vermelho, teto rebuscado e um lindo átrio. A livraria tem mais de 100 mil títulos em diversos idiomas, inclusive traduções para o inglês de autores como José Saramago e Fernando Pessoa.

site: http://www.livrarialello.pt/

endereço: Rua das Carmelitas, 144, Porto

 

> Shakespeare and Company

Paris, França

paris

Além de uma seleção incrível de livros novos e usados, a Shakespeare and Company abriga também camas em seu interior. Estima-se que mais de 30 mil pessoas já tenham dormido nestas camas, oferecidas para artistas e escritores em troca de algumas horas de trabalho no local.

site: https://shakespeareandcompany.com/

endereço: 37 rue de la Bûcherie, Paris

 

> Librarie Avant-Garde

Nanjing, China

nanjing

Instalada em um antigo estacionamento subterrâneo que já foi usado como abrigo antibombas, esta livraria logo se tornou parada obrigatória a quem visita a cidade de Nanjing, a 300 km de Xangai. Nos mais de 4 mil metros quadrados de área da livraria há 300 cadeiras de leitura, um café e uma espécie de biblioteca pública. A opção de títulos que não sejam em chinês é pouca, mas vale a visita.

site: https://www.facebook.com/pages/Nanjing-Librairie-Avant-Garde/157941717712806

endereço: No.173 Guangzhou Road, Nanjing Chin

 

> Boekhandel Dominicanen

Maastricht, Holanda

nl2

Construída no século 13, esta antiga igreja foi convertida em livraria há dez anos. Hoje, abriga mais de 40 mil títulos em holandês, inglês, francês, espanhol e italiano e é conhecida por servir o melhor café da cidade. A livraria também organiza mais de 140 eventos por ano.

site: https://www.libris.nl/dominicanen

endereço: 1 Dominikanerkerk Street, 6211 Maastricht

 

> Books for cooks

Melbourne, Austrália

cooks

Esta é para quem, como eu, ama cozinha e livros de culinária. Abrigada em uma casa construída há 150 anos, esta é a única livraria na Austrália especializada em livros de gastronomia. São mais de 40 mil títulos catalogados e pelo menos 30 mil em estoque. É possível encontrar tesouros do século 18 em suas prateleiras.

site: http://www.booksforcooks.com.au/

endereço: 233 Gertrude St Queen Victoria Market, Fitzroy

 

> 1200 Bookshop

Guangzhou, China

1200

Inspirada na Shakespeare and Company de Paris, esta livraria chinesa, que funciona 24 horas por dia, também abriga viajantes gratuitamente em seus domínios. Os interessados têm de mandar um email para 1200bookshop@sina.com e explicar os motivos para quererem se hospedar na livraria. Os escolhidos participam de seminários com os clientes e podem aproveitar o famoso café do local.

site: https://www.facebook.com/pages/1200-24h-Bookshop/668067059950018

endereço: 27 East Tiyu ST, Distrito de Tianhe

 

> Cafebreria El Pendulo

Polanco, Cidade do México

pendulo

Uma de seis lojas na Cidade do México, a filial em Polanco não apenas tem a melhor comida, como também o melhor ambiente, com plantas de verdade crescendo entre as prateleiras de livros. Aos domingos, o café da manhã é acompanhado de música clássica ao vivo. As prateleiras contém livros em vários idiomas, incluindo uma boa parte só com títulos em inglês

site: http://pendulo.com/

endereço: Alejandro Dumas 81, Polanco, Cidade do México

 

> The Academic Bookstore

Helsinki, Finlândia

academic

Projetada pelo famoso arquiteto finlandês Alvar Aalto, a maior livraria da escandinávia é iluminada por um teto de vidro e tem paredes de mármore branco que já valem a visita. São mais de 400 mil livros no estoque, em inglês, alemão, italiano, finlandês e outros idiomas. O Café Aalto, no segundo andar, serve também refeições, doces e tortas.

site: http://www.akateeminen.com/fi/in-english/

endereço: Pohjoisesplanadi 39, Helsinki

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    ANA LAURA

    Oi Tati,
    Ainda bem que no nosso mundo globalizado ainda há espaços para essas maravilhosas bibliotecas. Mas quando penso nessas bibliotecas do passado, me vem sempre a mente a do filme Harry Potter. Em Dublin, na Irlanda, tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca do Trinity College, que segue bem o estilo do filme. As estrelas dessa biblioteca são os book of kells.
    Esses livros foram escritos a mão, na época medieval. São cópias dos Evangelhos. e estão expostos nesta maravilhosa bibliotca desde o séc. 18. Valeu a pena!!!
    https://www.tcd.ie/visitors/book-of-kells/

    Curtir

  2. Comentado por:

    Tatiana Cunha

    Que ótima dica, Ana Laura! Bom saber Obrigada pela participação!

    Curtir