Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

As 10 comidas que mais amo no mundo _e onde você pode prová-las!

Do pão sem gluten em LA, à panqueca de rabanete em Cingapura passando pelos churros com chocolate em Madri, conheça alguns pratos inesquecíveis

Quem me conhece ou acompanha este blog desde o início sabe que eu adoro comida. Sou uma foodie assumida. Amo comer, amo cozinhar e amo descobrir comidas diferentes toda vez que viajo.

Algumas pessoas vão até achar estranho, mas uma das coisas que eu mais adoro fazer quando viajo é ir num supermercado local e desbravar as prateleiras. É cada coisa que a gente encontra…

Um dos lugares que encontrei as coisas mais estranhas no mercado certamente foi na China. Eu costumava me hospedar sempre no mesmo hotel e tinha um supermercado enorme por perto. Sempre que chegava era um dos meus primeiros programas por lá. Além dos produtos (muitos deles indecifráveis para mim), as embalagens também me fascinam.

Outra coisa que adoro fazer quando estou fora é experimentar a culinária local. Apesar de ter algumas restrições para comer (não como carne, por exemplo), sempre gosto de provar pratos típicos dos lugares onde vou. É uma maneira de conhecer melhor o povo e a sua história. Além de ser uma delícia.

Pois bem… resolvi fazer uma lista com algumas das comidas inesquecíveis para mim e onde encontrá-las. Sabe daquelas coisas que você sempre acaba dando um jeito de voltar quando está na cidade, mesmo que seja para comprar para viagem e ir comendo no caminho do aeroporto?

Já aviso que elas não estão em ordem de preferência porque seria impossível escolher!! E sim, quase todos são clichês, mas por motivos óbvios 😉

 

1. Baklava em Istambul

Quem já foi para a Turquia sabe do que eu estou falando. Impossível não ir para lá e não experimentar uma destas maravilhas. Elas são feitas de uma massa super fininha e crocante e recheadas com castanhas, nozes, pistaches, amêndoas e afins e ainda caramelizadas com uma calda que lembra mel. Elas vêm em vários formatos e tamanhos e todas que provei até hoje eram deliciosas _apesar de super doces! Me hospedei algumas vezes no mesmo hotel em Istambul e logo na primeira vez descobri esta confeitaria Hafiz Mustafa bem pertinho. Nossa, que perdição. Ela tem várias filiais pela cidade e vale muito a visita. Vá sem pressa e experimente quantos puder!

Site: www.hafizmustafa.com

Endereço: Binbirdirek Mh., Divan Yolu Cd., 3, Istambul

 

2. Macarons em Paris

Eles não só são lindos, deliciosos, mas são também a cara da França. Quem já provou um macaron de verdade sabe disso. E, apesar de os macaron mais conhecidos serem os da tradicional Ladurée, que tem lojas até no aeroporto de Paris, os meus favoritos são os da Pierre Hermé. Uma vez me hospedei num hotel na Rue Cambon e logo na frente havia uma loja da PH. Meu Deus! Fui uma vez, outra, outra e antes de ir embora comprei uma caixa pra trazer para o Brasil. Desde então é quase uma obrigação. Se eu for a Paris passo por lá pra comprar uma caixinha e um tamanho GG para comer na hora. Ah, meu sabor favorito é o mogador, de maracujá com recheio de ganache de chocolate….

Sitewww.pierreherme.com

Endereço: 4 Rue Cambon, Paris

 

3. Pizza em Monza

Verdade seja dita, na Itália é praticamente impossível comer alguma coisa ruim. E é também praticamente impossível escolher um lugar onde a comida é incrível. Mas preciso dizer que desde a primeira vez que fui a esta pizzaria, pertinho do autódromo/parque de Monza, fiquei encantada. Não apenas eles têm várias de opções de pizzas, todas obviamente feitas na hora no forno a lenha, como elas também são super baratas. Sério. Várias vezes que fui para Monza, que fica cerca de meia hora de Milão, fui tipo três, quatro noites seguidas jantar por lá. E, bônus para quem for durante um final de semana que tenha corrida de F1, certamente alguns dos pilotos estarão por lá.

Sitewww.alanbiq.it

EndereçoVia Vincenzo Bellini, 12, Monza

 

4. Lohikeitto em Helsinki

Eu adoro uma barraquinha de comida de rua. Quando ela serve uma comida sensacional então, viro freguesa na hora. E foi justamente o que aconteceu depois que provei pela primeira vez esta sopa de salmão típica da Finlândia no tradicional mercado de Kauppatori, em Helsinki. Bem, como a minha favorita é de uma barraquinha, não achei site, nem endereço exato. Mas tenho esta foto aqui abaixo… espero que ajude 😉

 

5. Pastéis em Belém

Ok, eu sei que este é o clichê dos clichês quando se trata de comida em viagem. Mas é impossível não amar os pastéis de nata de Belém. Os originais, claro, porque dos genéricos eu já comi alguns que foram nada mais que desperdício de calorias. Mas os “verdadeiros” são inesquecíveis. Vale pegar fila, passar perrengue pra arrumar mesa ou simplesmente comprar e sentar em algum cantinho por perto pra saborear estas maravilhas da culinária portuguesa.

Sitewww.pasteisdebelem.pt

EndereçoRua de Belém, 84 a 92, Lisboa

 

6. Churros em Madri

Lembro até hoje da primeira vez que fui apresentada aos churros da chocolateria Valor pela minha melhor amiga. Estávamos em Madri e ela disse que teríamos que parar numa das lojas para experimentar o churro com chocolate. Bem, nem preciso dizer que foi amor à primeira vista e que, desde então, já arrastei várias pessoas para a Valor todas as vezes que voltei a Madri. E posso assegurar que nenhuma delas reclamou depois de provar 😉

Sitewww.valor.es

Endereço: Calle de Ibiza, 33, Madri

 

7. Poutine em Montréal

A aparência pode não ser das mais bonitas, mas eu garanto que se você experimentar esta poutine de lagosta não vai se arrepender… Poutine, pra quem não conhece, é um prato típico de Quebec, no Canadá, que basicamente consiste numa porção de batatas fritas com um molho tipo gravy e queijo derretido. Nunca tinha achado nada demais até provar esta de lagosta no restaurante Garde Manger, do check Chuck Hughes, que tinha um programa de TV chamado “Receitas de Chuck”. Sério, o negócio é tão bom, mas tão bom, que já voltei lá umas cinco vezes… imperdível!

Site: http://gardemanger.ca/

Endereço: 408 St François Xavier, Montréal

 

8. Chai Tow Kway em Cingapura

Em inglês ele é chamado de “carrot cake”, ou bolo de cenoura. Mas a ironia é que este prato típico de Cingapura não é um bolo nem leva cenoura . Mas é delicioso mesmo assim. Provei pela primeira vez meio por acaso, numa barraquinha de rua de Cingapura. Não preciso nem dizer que depois que experimentei esta espécie de panqueca salgada de ovos, farinha de arroz e rabanete  voltei na mesma barraquinha diversas vezes. Bastava colocar os pés em Cingapura que o primeiro jantar era sempre lá _e quase todos os outros também, já que eles ficam abertos a noite toda e é suuuuuper baratinho. Bom, site não tem, mas tem essa foto que tirei aí abaixo. A barraquinha é a do lado das destes peixes estranhos.

Endereço150 Orchard Rd, Cingapura

 

9. Clam Chowder em Bodega

Já falei que adoro uma barraquinha de comida? Hahaha. Mais uma na coleção… Esta tem simplesmente o melhor clam chowder, a famosa sopa de mariscos, que já comi na vida. E olha que já comi várias porque eu adoro!! Esta mistura de barraquinha com restaurante de beira de estrada fica em Bodega Bay, na Califórnia _cerca de uma hora e meia ao norte de São Francisco. O esquema é super simples, a sopa é servida num potinho de isopor, mas é inacreditavelmente boa. O carangueijo também é super famoso. Mas eu sempre acabo pedindo a sopa 😉

Sitewww.spudpointcrab.com

Endereço: 1860 Westshore Road, Bodega Bay, Califórnia

 

10. Pão “paleo” de Los Angeles

Há algum tempo passei a evitar gluten. Mas sou louca por pão. Como é quase impossível achar um bom pão sem gluten, acabei virando a louca do pãozinho, provando todos até encontrar algum que me agradasse. E nenhum foi tão bem sucedido nesta tarefa como o maravilhoso pão “paleo” (da dieta Paleolítica) do Erewhon, um mercado super maravilhoso, orgânico, sustentável e caríssimo que existe em Los Angeles.  Me dói o coração pagar mais de oito doletas por meia dúzia de fatias. Mas ele é tão bom, mas tão bom, que sempre acabo sucumbindo à tentação. Bastou chegar em LA que eu passo em uma das lojas do Erewhon pra garantir o meu para a viagem e pra trazer na mala. Feito com amêndoas, farinha de coco e ovos é simplesmente irresistível quando está quentinho….

Sitewww.erewhonmarket.com

Endereço: 585 Venice Boulevard, Venice, Califórnia

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s