Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

7 dicas para sobreviver aos dias anteriores às sonhadas férias

Já sofreu daquela ansiedade que dá antes de viajar? Quando parece que as horas não passam? E que se focar no trabalho parece uma missão impossível?

Seu corpo está presente. Mas sua mente já está a quilômetros de distância, sentada numa praia de areia branquinha, com um drinque na mão e chinelos nos pés.

Quem nunca passou por esta situação na última semana de trabalho antes das férias?

Fica difícil se concentrar, as horas parecem passar mais devagar, as tarefas rotineiras parecem ter ganhado vários níveis de dificuldade e a sensação é a de que não vamos sobreviver àqueles dias que precedem o tão sonhado descanso.

Assim como existe a depressão pós-férias, assunto que eu já comentei em outro post aqui no blog, existe também a ansiedade pré-férias.

Não estou falando da ansiedade ligada a algum tipo de medo com relação às férias que estão por vir e sim a ansiedade de que elas comecem logo!

Eu admito que sofro disso constantemente, hahaha. Já não é mais novidade. Começo a ficar ansiosa com minha próxima viagem assim que decido viajar. Mas a última semana antes de embarcar é sempre a mais sofrida. Dá vontade de ir dormir e só acordar na hora de ir para o aeroporto!

Mas, apesar do desejo de viajar logo, confesso que estes dias que antecedem uma viagem são deliciosos. A expectativa por realizar um sonho, a ideia do que iremos descobrir e encontrar em outro lugar e a sensação de que tudo isso está tão perto, quase tangível, é muito gostoso! Como sou do tipo que já começa a sofrer com o fim de uma viagem quando ela ainda está na metade, também sou do tipo que começa a aproveitá-la antes mesmo de embarcar 😉

Se você está de férias marcadas e já está com medo de sofrer com a ansiedade pré-viagem, aqui vão algumas dicas para tentar sobreviver a estes longos dias que virão pela frente…

 

1. Mantenha a rotina

Não é porque suas férias estão logo ali que você vai parar de ir na academia uma semana antes ou vai sair todas as noites para comemorar. Pelo contrário! Manter a rotina é um bom exercício para “enganar” sua cabeça e não ficar tão ansioso com a chegada das férias. Fazer as coisas que você faz normalmente te farão “acreditar” que tudo está normal e não há motivos para ansiedade. Alimente-se normalmente, exercite-se normalmente e trabalhe como de costume. Quando se der conta já vai estar na hora de se despedir do pessoal do escritório.

2. Ocupe-se

Manter a cabeça ocupada também é uma boa maneira de não ficar obcecado com a ideia de sair de férias. Por mais que pensar naqueles dias de “dolce far niente” seja tentadora, resista um pouco e tente se ocupar com outras coisas. Leia um livro (que pode até ter seu destino como cenário), faça uma maratona da sua série favorita, leve o cachorro dar uma volta no quarteirão, prepare um jantar bem gostoso (por que não inspirado na cozinha do lugar que você vai visitar?). Como diz o ditado, cabeça vazia oficina do diabo! (tá, não é para tanto…)

 

3. Pare de olhar as horas

Não, o tempo não vai passar mais rápido se você ficar monitorando o relógio ou o celular a cada minuto que passa. Pelo contrário. A sensação só vai ser de que ele está passando ainda mais devagar. Que tal tirar o relógio do pulso? Por que não colocar o celular longe de seu alcance e com a tela virada para baixo para você não ficar tentado a ver as horas? Concentre-se no que você está fazendo, seja no trabalho ou fora dele.

 

4. Finalize seus planos

Tá bom, você não consegue parar de pensar nas férias de jeito nenhum? Então use o tempo livre para fazer coisas úteis relacionadas à viagem. Pesquise sobre aquele restaurante que você quer muito conhecer, veja fotos que te inspirem, confira se tudo que você precisa foi reservado, veja se já está na hora de fazer seu check-in online ou termine de ler aquele guia de viagem que você comprou. Se ajudar, faça um check list com tudo que precisa fazer antes de viajar assim você não vai ficar lembrando de coisas durante o trabalho e interrompendo seu dia.

5. Não se desconecte, ainda

A ideia é tentadora mas não esqueça que você ainda tem alguns dias de trabalho antes das tão merecidas férias. Nada de passar o dia no escritório em páginas sobre seu destino ou no google pesquisando lugares para conhecer. Tudo a seu tempo. Responda seus emails, organize suas tarefas e concentre-se no trabalho. As férias não vão fugir de você.

 

6. Motive-se

Sei que pode ser difícil se concentrar no trabalho quando aquela viagem tão sonhada e desejada está a poucos dias de se tornar realidade. Mas pense que se você não tivesse trabalhando dificilmente teria recursos para realizar este sonho. Que seu trabalho bem feito terá um recompensa em breve. Pense que hoje você pode estar no escritório mas que daqui a XX dias estará naquele lugar que tanto deseja conhecer ou rever. Enfim, pensamento positivo!

7. Planeje a volta

Este item é muito importante. Pelo menos pra mim é fundamental… como sempre volto com depressão pós-férias, sempre demoro um pouco para voltar à rotina, especialmente no trabalho (#prontofalei). Então sempre que posso tento deixar o que é possível adiantado para que eu tenha uma folguinha antes de voltar 100%. Se tiver tarefas que possam ser adiantadas, faça já! Além de ocupar seu tempo agora e tirar seu pensamento das férias, você estará fazendo um favor a si mesmo quando tiver que voltar à rotina. Planejamento é fundamental. Assim, quando você voltar ao escritório, não estará atolado de tarefas que já podiam ter sido feitas e quem sabe tem um tempo para tomar um cafézinho mais longo e mostrar as fotos da viagem para os colegas de trabalho…

 

Veja também

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s