Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Modo Avião Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Tatiana Cunha
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

20 sinais de que você é um viajante frequente

Viajar nunca é demais, mas alguns sintomas podem indicar que talvez você esteja passando mais tempo em camas de hotel do que na sua

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 21h00 - Publicado em 10 mar 2017, 12h03

Viajante

Viajar e demais são duas palavras que não deveriam estar na mesma sentença a não ser que ela seja “viajar é demais”.

Não sei se um dia vou me cansar de viajar, mas acho pouco provável. Basta ficar algumas semanas quieta que eu começo a dar sinais de síndrome de abstinência. Até a parte mais chata de viajar (que nem é tão chata assim) começa a me fazer falta… fazer mala, passar horas no aeroporto e juro, até da comida de avião sinto saudade.

Meus amigos me acham meio louca quando digo isso, mas a verdade é que estas coisas me remetem a boas lembranças e acho que por isso sinto falta.

Claro que viajar frequentemente cansa, especialmente quando você está trabalhando, pois além do cansaço físico há também o mental, o estresse, enfim… Mas como eu sempre digo, melhor estar estressada em outro canto do mundo do que num escritório (ou redação) sem janela!

Quando se viaja com muita frequência, você acaba criando uma rotina na falta de rotina e muitas vezes nem percebe. As coisas ficam tão automáticas que você se dá conta que ir para Tóquio ou pegar a ponte aérea demandam o mesmo ritual.

Continua após a publicidade

Dia destes, enquanto risco os dias da minha folhinha para poder fazer o check-in online da minha próxima viagem, levei um susto. Estava olhando fotos no Instagram quando vi uma postagem de alguma (pseudo) celebridade num avião. Imediatamente pensei: executiva da American Airlines. Medo! Como assim? Em três segundos reconheci a poltrona do avião e sabia em que companhia aérea a fulana estava viajando… Mais dois segundos e pensei: claro, o voo pra Los Angeles sai esta hora de Guarulhos. Socorrooooo!!!

Sinal de que presto atenção aos detalhes? Pode ser. Ou de que viajo demais? Hmmm. Pode ser também. Mas como disse lá no comecinho, não acredito que isso exista. De qualquer forma isso me fez pensar em vários outros sintomas que eu tenho. E acho que sofro da “síndrome do viajante frequente”.

Não quero assustar ninguém, mas estes são alguns dos sinais de que você também pode estar com esta síndrome. E minha recomendação é simples: procure imediatamente um aeroporto. E boa viagem!

1. Você precisa de um passaporte novo, de novo

Passaporte expirado pela data de validade? Não lembro a última vez que isso me aconteceu. De uns tempos pra cá é por falta de páginas mesmo que tenho que renovar o passaporte. Da última vez, a funcionária da PF até chamou as amigas para ver minhas páginas, lotadas de carimbos e vistos. Deu um certo orgulho, confesso.

malas

Continua após a publicidade

2. Você nunca desfaz completamente sua mala

Ok, pode ser considerado desorganização, mas eu vejo como organização, ahahaha. Admito que voltei da minha última viagem há um mês e minha mala (com vários itens dentro) está deitada num canto do meu quarto. Mas estou apenas poupando trabalho para a próxima viagem. E não estou nem considerando minha necessaire com produtos de banheiro, que tenho sempre pronta (tenho todos os produtos duplicados: um em casa e um na bolsinha).

3. Você sabe de cor o código de todos os aeroportos

YYZ. BKK. DXB. LHR. CDG. SFO. GRU. Estas siglas fazem sentido pra você? Se você respondeu sim ou você trabalha na indústria de turismo ou é um viajante frequente. Confesso que fico frustrada quando vou procurar uma passagem aérea em um site e erro o código de um aeroporto. Falha gravíssima.

aeroporto

4. Seu Instagram é seu orgulho

Fotos no Caribe nesta semana, na China há duas semanas, em Milão no mês passado… Uma mais linda que a outra e você dá um sorrisinho cada vez que recebe um like? Bem-vindo ao clube! (o meu, aliás, é @tcunha)

5. Você fica frustrado se perde mais de cinco minutos no raio-x

Eu me preparo antes. A roupa é escolhida para eu não ter que usar cinto. Vou de tênis para não ter metal como em algumas botas. O computador vai num bolso separado para ficar fácil na hora de tirar. Não carrego nada nos bolsos. E já chego na hora de pegar as bandejas com o casaco na mão, a echarpe enrolada, o celular dentro da bolsa. Aí é pá-pum. E a frustração quando esqueço uma garrafa de água dentro da mala de mão…

Continua após a publicidade

6. Você sabe de cabeça o número do seu passaporte

Foi-se o tempo que eu precisava pegar meu passaporte na bolsa na hora de preencher qualquer documento para entrar em algum país… Hoje em dia sei de cor não só o número como data de expedição e validade. O mesmo vale pro cartão de crédito. Mas este dá medo, hahaha. 

dinheiro

7. Você tem mais dinheiro de outro país do que reais na sua carteira

Se você vai procurar dinheiro para pagar o café na carteira e acha notas de países que nem mais lembra quais são, parabéns, você é um viajante frequente. De tanto “troco” de viagem que tinha espalhado pelas gavetas um dia tomei coragem e juntei tudo numa caixa, separados em envelopes, por país. Assim, antes de viajar, abro minha caixinha e sempre tem uns trocadinhos pra levar.

8. Você já sabe o que vai comer no avião antes de embarcar

Não estou falando de frango ou pasta aqui porque isso todo mundo sabe que vai ter, né? E sim de saber que na rota X vai ter isso de sobremesa e na Y aquilo de acompanhamento. Teve uma época que viajei tanto de Air France que não via a hora de fazer o trecho CDG-GRU pra comer o bolo de chocolate morninho de sobremesa…

9. Seus itens de banheiro são todos em miniatura

Shampoo, condicionador, hidratante, sabonete líquido, todos em tamanho miniatura e cada um com um nome de hotel diferente. Soa familiar pra você? Bem-vindo ao time!

Continua após a publicidade

chips

10. Você tem uma coleção de SIM cards

Sou canceriana e apegada às coisas. Não gosto de jogar nada fora. E mesmo sabendo que nunca vou conseguir usar de novo aquele SIM card que comprei na China há oito anos porque ele já não vale mais, não consigo me desfazer dele. Nem dos outros milhares que acumulei nos últimos anos. Comprar chips para ter números locais é uma ótima maneira de economizar e ficar conectado com o mundo. Mas haja chip por todo canto.

11. Você agradece pelas fotos do celular terem localização

Confesse: você também comemorou quando veio aquela atualização do seu telefone em que todas as suas fotos começaram a aparecer com localização? Sim, porque infelizmente nosso cérebro não tem espaço para guardar tantos lugares diferentes que já visitamos. Como era mesmo o nome daquela cidadezinha na Finlândia que tinha um jardim maravilhoso? Obrigada, tecnologia!

12. Você não se sente culpado por passar um dia no hotel

Você chegou num ponto que se está cansado, doente ou simplesmente sem vontade, pode se dar ao luxo de passar um dia trancado no seu quarto de hotel, só no esquema roupão-room service, sem se sentir culpado. Já esteve naquele lugar antes e sabe que vai voltar um dia, então pode descansar sem culpa (se bem que eu sempre fico com uma pontinha de culpa).

13. Você sabe dizer oi e obrigado em pelo menos dez idiomas

Se você é um viajante frequente sabe o valor de saber falar algumas palavras básicas no idioma local. Isso pode te salvar de várias situações e sempre ajuda a quebrar o gelo com os locais. Oi, obrigado, alguns números, bom dia, boa noite, sim e não são essenciais. Para não esquecer, sempre anoto da maneira como se fala no bloco de notas do meu celular.

Continua após a publicidade

aeroporto

14. Você sabe os horários dos voos do seu aeroporto de cor

Air France para Paris? 16h55. Lufthansa para Frankfurt? 18h45. United para Washington DC? 22h35. Qatar para Doha? 5h40. Ok, às vezes tenho um pouco de medo de mim…

15. Você é capaz de arrumar uma mala para 30 dias em 30 minutos

Já foram tantas malas feitas e refeitas na vida que você não se aperta mais na hora de empacotar as coisas _nem precisa pagar excesso de bagagem porque já é capaz de chutar com uma certa precisão o peso das suas malas. Fazer mala já é tão rotineiro que você deixa para a última hora. E nunca esquece nada!

16. Você reconhece os funcionários do aeroporto

A mocinha no balcão do check-in já te recebe perguntando para onde vai nesta semana? O funcionário do lounge te cumprimenta com um bem-vinda de volta? Agora o mais grave é quando você começa a reconhecer comissários de bordo. Ou pior ainda… quando eles te reconhecem!

cartão crédito

17. Você sabe que dá para sobreviver em qualquer lugar do mundo com dois itens

Passaporte e cartão de crédito. O resto a gente se vira, compra, pede emprestado, recicla. Não importa em que canto da Terra você esteja, se tiver estes dois itens com você pode sobreviver. Por isso quando saio de casa sempre confiro mil vezes se estou com os dois (ah, e quando viajo a trabalho o terceiro item é o computador).

18. Você é um milionário (em milhas)

Você tem cartões de passageiro frequente em todas as alianças possíveis, soma mais de um milhão de milhas voadas e têm status para frequentar salas VIP ao redor do mundo? Além de viajante frequente você é também um sortudo, porque isso pode te render muuuuitos upgrades por aí…

19. Você tem senhas de wifi no mundo todo

Seja na Coreia do Sul, em Nova York, no Rio de Janeiro ou em Amsterdã você é do tipo que nem precisa se preocupar mais em pedir a senha do Wifi nos lugares porque o pobre do seu celular já está com a memória saturada de tantas que tem salvas? Mais um sinal de que você viaja demais.

hotel

20. Você acorda e não sabe onde está

Que atire a primeira pedra o viajante frequente que nunca acordou num quarto de hotel e teve aqueles cinco segundos de pânico por não ter a menor ideia de onde estava. “Ué, mas o banheiro não era daquele lado?” Não, isso era no da semana passada… Ou mesmo quem nunca acordou em casa estranhando a própria cama!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.