Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Modo Avião Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Tatiana Cunha
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

15 segredos da Disney que quase ninguém sabe

Não sou da geração que cresceu sonhando em ir para a Disney. Adorava assistir ao Clube do Mickey quando era pequena, mas os parques da Disney nunca estiveram no meu imaginário. Na verdade acho que nem sabia que eles existiam até minha adolescência. E confesso que nunca me interessei muito por eles até que minha […]

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 21h18 - Publicado em 18 nov 2016, 15h39

disney

Não sou da geração que cresceu sonhando em ir para a Disney.

Adorava assistir ao Clube do Mickey quando era pequena, mas os parques da Disney nunca estiveram no meu imaginário. Na verdade acho que nem sabia que eles existiam até minha adolescência. E confesso que nunca me interessei muito por eles até que minha mãe passou uma temporada na Flórida e voltou falando maravilhas de Orlando e seus parques.

Foi o suficiente para que eu e minha irmã ficássemos loucas com a possibilidade de ir para lá. Mas só depois de alguns anos conseguimos enfim juntar dinheiro e convencer nossos pais da ideia. A esta altura eu já tinha 18 anos e confesso que tive um pouco de medo de me decepcionar e só encontrar brinquedos de criancinha por lá.

Mas, se você já foi, sabe que não é bem assim. Pelo contrário. Eu amei cada segundo, me diverti em todos os parques e, infelizmente, só voltei duas outras vezes para os parques da Disney. Uma fui na Disney original, na Califórnia, e no ano passado voltei para a de Orlando. Como só tinha um dia sobrando, aproveitei para conhecer o Animal Kingdom, que não existia quando fui pela primeira vez. Ah, fui também na EuroDisney, em Paris, mas não sei se conta…

O fato é que morro de vontade de voltar e explorar mais os parques. Enquanto não volto, vou lendo e descobrindo coisas que não sabia. E como gosto de dividir essas descobertas com vocês, compilei aqui uma lista de 15 coisas inusitadas sobre os parques da Disney que pouca gente conhece. Veja se você já sabia de alguma delas…

Continua após a publicidade

 

1. O Castelo da Cinderela tem uma suíte secreta

cinderela

Se você, como eu, achava que o castelo símbolo da Disney era só cenário, enganou-se! No quarto andar há uma suíte super-hiper-ultra-VIP de 60 metros quadrados, com duas camas tipo queen e uma lareira enfeitada com um porta-retratos da Cinderela. No banheiro, há uma banheira enorme e o teto tem estrelinhas que brilham. O acesso é feito por um elevador exclusivo. Mas pode tirando o cavalinho da chuva… O quarto não está disponível para simples mortais como a gente. Ele é usado apenas em eventos especiais e algumas _poucas celebridades, como Tom Cruise e Kevin Jonas, já tiveram o privilégio de dormir por lá. A suíte foi originalmente construída para Walt Disney e sua família, mas como ele morreu antes de o parque ser inaugurado, ele não chegou a ter o privilégio de dormir por lá.

 

2. O Magic Kingdom tem uma rede de túneis secretos

tuneis

Continua após a publicidade

mickeyVocê nunca deve ter percebido (eu certamente não reparei), mas o parque mais famoso da Disney possui uma rede de túneis que ligam suas principais atrações fazendo com que os visitantes não vejam aquilo que não é necessário. Chamados de “utilidores”, os corredores abrigam vestiários, refeitórios para funcionários, lavanderias, escritórios e facilitam o caminho dos personagens dentro do parque. Os túneis, porém, não são subterrâneos. Eles foram construídos no nível do chão e o parque é que fica um nível acima.

 

3. A cor do chão foi escolhida para melhorar as fotos

Sabe aquela coisa de que nada é fruto do acaso? Na Disney então, muito menos. A cor meio marrom, meio terracota do chão foi escolhida após vários testes e estudos feitos em parceria com o Kodak para que ajudasse a deixar as fotos dos visitantes mais bonitas. Repare no contraste com o céu…

 

4. Há centenas de Mickeys escondidos pelos parques

bueiroSeja em pedrinhas ao redor da tampa de um bueiro, escondido numa parede, pintado no tampo de uma mesa, no tapa-olho dos cavalos do parque, em cordas enroladas ou no formato de um espelho.

Continua após a publicidade

Há centenas e centenas de Mickeys em todos os tamanhos espalhados pelos lugares mais inusitados do parque. Não, você não está ficando louco se começar a ver Mickeys por aí 😉 Você já encontrou algum?

 

5. O castelo não é tão grande quanto parece

Num lugar mágico como a Disney, nada como usar um truque para dar a ilusão de que o Castelo da Cinderela é maior do que realmente é! O segredo é bastante simples. Os tijolos (na verdade feitos de fibra de vidro) usados no topo do castelo são menores do que os da base, o que cria uma ilusão de que o castelo é maior. As torres douradas nas pontas também ajudam a dar este efeito. O castelo, aliás, mede 57,6 metros (189 pés). Se ele medisse apenas 0,3 cm a mais (190 pés, como era o projeto inicial), teria que ter uma luz vermelha no alto, como manda a FAA (Administração Federal de Aviação).

walt-disney-world

 

6. Barba e bigode? Ok, mas só se estiver do tamanho ‘certo’

Por muitos anos os funcionários da Disney não podiam ter pelos no rosto _leia-se barba, bigode e afins. Atualmente, porém, eles estão liberados, desde que sigam algumas regras. Eles não podem ter mais de 0,6 cm. Bigodes sem barba são permitidos desde que cheguem até o canto da boca, mas não podem passar daí. Costeletas e aqueles bigodes que se ligam às costeletas não são permitidos.

Continua após a publicidade

 

7. Você nunca verá o lixo sendo coletado, manutenção ou personagens sem trabalhar

Um sistema complexo de tubos pneumáticos que correm por baixo do parque garante que o lixo seja retirado sem que os visitantes precisem ver. O lixo é sugado e enviado para depósitos, onde são processados. Quando criou o parque, Walt Disney não queria que as pessoas vissem trabalhos cotidianos como este sendo feitos, daí a política de não fazer manutenção enquanto o parque está aberto, por exemplo. Assim como você nunca verá uma Minnie com a cabeça nas mãos, para desespero das crianças.

 

8. Todas as noites os postinhos são pintados

postinho Sabe aqueles postinhos que imitam cavalos que sempre parecem novinhos? Pois é, isso tem uma explicação. Toda noite, depois que o parque fecha, eles são pintados para estarem como novos na manhã seguinte, quando um novo grupo de visitantes chegar.

O cuidado com os detalhes é tão grande que a hora do início deste trabalho de pintura varia de acordo com a umidade e a temperatura. Tudo para que eles estejam secos a tempo na manhã seguinte e ninguém saia de lá com o dedo sujo de tinta.

Continua após a publicidade

 

9. A fantasia dos personagens é feita manualmente

fantasia

Todo o cuidado é pouco quando se trata de fazer as fantasias dos personagens que passeiam pelo parque e fazem as crianças surtarem de alegria. Todas as roupas são produzidas manualmente e tecidos específicos são usados para garantir o máximo de autenticidade aos personagens possível. Fios de ouro são usados em algumas delas para dar aquele brilho a mais.

 

10. Há uma lata de lixo a cada 30 passos

lixoNão importa em que parque você esteja, se está na entrada ou num canto mais remoto, pode contar, em 30 passos ir;a encontrar uma lixeira. Diz a lenda (ou a internet) que Walt Disney não gostava de como os parques temáticos eram sujos. Por isso não queria que as pessoas que visitavam o seu andassem muito antes de encontrar uma lata de lixo. Ficou estabelecido então que a cada 30 passos um lixo seria colocado em seus parques.

 

11. A Árvore da Vida é uma plataforma de petróleo

thumb_IMG_8858_1024

Você já deve ter visto aquela árvore enorme na frente do Animal Kingdom, que simboliza o novo parque da Disney. Mas duvido que saiba o que há por baixo da estrutura de 14 andares e 15 metros de largura… uma plataforma de petróleo! Depois de muitos estudos, os engenheiros do parque chegaram à conclusão que esta era a saída mais eficiente para sustentar a estrutura e evitar possíveis problemas, já que a Flórida está na rota dos tornados. Além disso, a base precisava ser grande para abrigar um teatro de mais de 400 lugares. E eles queriam que a estrutura se “comportasse” como uma árvore, se movimentando levemente com o vento. Espertinhos, né?

 

12. Balas? Sim! Chicletes? Não!

Selfie numa das lojinhas...

Selfie numa das lojinhas…

Nas centenas de lojinhas, tendas e carrinhos espalhados pelos parques da Disney é possível achar de tudo. Brinquedos, fantasias, comidas, capinhas de celular, guarda-chuvas e tudo _ou quase tudo_ que sua imaginação pensar. Você só não vai encontrar uma coisa por lá… chicletes. Tudo porque esta é uma maneira simples de manter os parques limpos e evitar a desagradável sensação de colocar a mão em um brinquedo e sentir aquela coisa gosmenta grudada. Ou então estar andando pelo parque e seu tênis grudar em alguma nojeira deixada no chão.

Valeu, Disney!

 

13. Diversão garantida para todos os sentidos

maintreet

Não é a toa que a gente se transporta para um mundo diferente quando entra num parque da Disney. Como os itens acima já deixaram claro, a atenção aos detalhes é o que faz do parque um lugar tão especial. E um sentido tão importante quanto o olfato não podia ser esquecido. Por isso não estranhe se você começar a sentir um cheiro que lembra o mar quando for no Piratas do Caribe ou um cheiro de terra e mofo quando estiver na Mansão Assombrada. Tudo isso faz parte de um sistema desenvolvido pela Disney e chamado de Smellitzer, que libera cheiros diferentes em diferentes localizações do parque. Achou que aquele cheirinho do cookies no forno ao andar na Main Street era coincidência? Engano seu!

 

14. As xícaras giram em velocidades diferentes

xicaras Sabe aquele brinquedo das xícaras que rodam (Mad Tea Party, no Fantasyland do Magic Kingdom)? Não estranhe se você for mais de uma vez (boa sorte com isso) e achar que a xícaras giram em velocidades diferentes. Sim, elas giram mesmo. Se você for dos mais corajosos (e não enjoar ou ficar tonto), tente pegar a laranja com diamantes, que roda mais rápido. Se for do meu time e preferir algo mais calminho, escolha a cor de rosa com corações. Ela gira menos que as outras 😉

 

15. Há uma cápsula do tempo enterrada no parque

capsulaDesde o dia 17 de junho de 1995 há uma cápsula do tempo enterrada na frente do Castelo da Bela Adormecida. O objeto, que contém fotos da Disneylândia, frases e outros dizeres, foi enterrado para comemorar o 40o aniversário do parque na Califórnia. Ela só será aberta no dia 17 de junho de 2035, quando o parque comemorar 80 anos.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.