Clique e assine a partir de 9,90/mês
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

15 estações de trem deslumbrantes pelo mundo

Seja pela arquitetura dos prédios ou pelos detalhes na parte interna, estes lugares valem a visita mesmo para quem não está de viagem marcada

Por Tatiana Cunha - Atualizado em 12 abr 2017, 13h51 - Publicado em 22 mar 2017, 13h19

Estação Liege

Seja pelo design antigo ou ultra moderno, não há dúvida que as estações de trem estão entre as obras arquitetônicas mais destacadas do mundo.

De papel fundamental no desenvolvimento de alguns países, os trens ainda são um importante meio de transporte em algumas regiões. Impossível pensar na Europa sem pensar numa viagem de trem passando por alguns países. Práticos, rápidos e por vezes mais baratos que aviões, são sempre uma opção para juntar comodidade e utilidade.

Sou super fã deste tipo de transporte e até já fiz um post aqui com as viagens mais incríveis pelo planeta. Como eu disse, há algo de mágico em viajar de trem e as estações ajudam a criar este ambiente, sejam elas modernosas ou antigas. Basta chegar em uma que a gente já começa a entrar no clima.

Continua após a publicidade

Algumas delas são tão lindas que valem a visita mesmo para quem não está de viagem marcada. Selecionei 15 para você colocar na sua lista de desejos:

 

1. St. Pancras

Londres, Inglaterra

St. Pancras

Continua após a publicidade

Inaugurada em 1868 a famosa estação de St. Pancras passou recentemente por uma reforma que custou nada menos que £ 800 milhões. Os vidros foram restaurados e os tijolos da estação de estilo neo-gótico limpos. Ela é ponto de partida e chegada do Eurostar em Londres, o trem que leva a Paris. Linda por dentro e também por fora, sua fachada é cenário dos filmes de Harry Potter.

2. CFM Railway Station

Maputo, Moçambique

Maputo

Engana-se quem pensa que só na Europa é possível encontrar belas estações de trem. De arquitetura colonial portuguesa, a bela estação de Maputo é um ponto turístico. Concluída em 1916, tem como principal destaque o domo de bronze. A pintura em branco e verde menta do lado de fora dão um toque delicado ao prédio.

Continua após a publicidade

3. Flinders Street Station

Melbourne, Austrália

Melbourne

Mais antiga estação de trem da Austrália, a famosa Flinders Street Station foi construída em 1910. É lá também que fica a mais longa plataforma do país, com 700 m de comprimento. Conhecida por sua bela arquitetura, pela pintura amarela e seus relógios icônicos, recebe cerca de 250 mil pessoas por dia.

4. Kanazawa Station

Ishikawa, Japão

Continua após a publicidade

Kanazawa

Construída em 1898, a estação foi reformada em 2005 e ganhou uma ultra-moderna cobertura de vidro e aço que causou polêmica entre os japoneses. O portão gigante de madeira também causou controvérsia, mas, aos poucos, a estação acabou virando ponto turístico e caiu nas graças da população.

5. Atocha

Madri, Espanha

Atocha

Continua após a publicidade

Construída em 1851, teve sua estrutura praticamente destruída em um grande incêndio e ganhou sua cobertura de mais de 27 m de altura em 1892. Uma das maiores estações de trem da Espanha, Atocha ganhou um shopping center e um jardim interno em 1992 e em março de 2004 sofreu um atentado terrorista.

6. Gare de Liege-Guillemins

Liege, Bélgica

Liege

A gigantesca estrutura desenhada pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava pode ser vista de longe devido a sua localização. Concluída em 2009, a estação de Liege-Guillemins substituiu a estrutura de 1958 que ficava no local. Sem uma fachada definida, o novo edifício serve para ligar dois bairros que antes ficavam divididos pela linha do trem. Tão linda por dentro como por fora.

Continua após a publicidade

7. Grand Central Terminal

Nova York, EUA

Grand Central St

Cenário de filmes e séries de TV, você certamente já deve ter visto a Grand Central. Originalmente construída em 1871, foi demolida em 1903. Concluída dez anos mais tarde, é hoje um ponto turístico nova-iorquino. Com escadas de mármore, sua famosa pintura no teto e o relógio Tiffany na fachada da 42nd St é, além de estação de trem, parada obrigatória para os foodies da cidade com mais de 30 opções de restaurantes.

8. Chhatrapati Shivaji Terminus

Mumbai, Índia

Continua após a publicidade

Mumbai

Para misturar o estilo vitoriano com as tradições indianas, o arquiteto inglês F.W. Stevens contou com a colaboração de artesãos locais durante a construção da estação, conhecida antes como Victoria Terminus Station, em homenagem à rainha Victoria. Completada em 1888, levou dez anos para ser construída e hoje recebe cerca de 3 milhões de passageiros diariamente.

9. Estação São Bento

Porto, Portugal

São Bento, Porto

Continua após a publicidade

Não se contente com a bela fachada que lembra as construções parisienses do século 19. O melhor está dentro da estação São Bento, mais precisamente no hall de entrada. As paredes são cobertas por mais de 20 mil azulejos tipicamente portugueses. O trabalho do artista Jorge Colaço demorou 11 anos para ser concluído e vale a visita.

10. Hauptbahnhof

Berlim, Alemanha

Berlim

Moderna e envidraçada. Assim como boa parte da cidade, a Hauptbahnhof de Berlim foi reconstruída após a Segunda Guerra e só ficou totalmente pronta em 2006, por conta da Copa do Mundo da Alemanha. Símbolo da nova Berlim, a estação hoje abriga também mais de 80 lojas, um hotel e tem até uma “praia”.

Continua após a publicidade

11. Union Station

Washington DC, EUA

Union St

Inaugurada em 1907 e inspirada em construções romanas, a Union Station é parada obrigatória para quem visita a capital norte-americana. Com chão de granito preto e branco, sua principal atração é o teto, que recebeu mais de 30 kg de folhas de ouro durante uma grande reforma no final dos anos 80.

12. Kuala Lumpur Railway Station

Kuala Lumpur, Malásia

Continua após a publicidade

Kuala Lumpur St

Inaugurada em 1910, a estação de trem de Kuala Lumpur é diferente da maioria das estações que você já viu. Com pavilhões cobertos por domos, arcos e muitos minaretes, chama a atenção dos turistas que passam pela capital da Malásia. Desde que uma moderna estação foi inaugurada na cidade, a KL Sentral, em 2001, passou a ser conhecida como velha estação.

13. Antwerpen-Centraal Station

Antuérpia, Bélgica

Antuérpia estação

Continua após a publicidade

Difícil dizer qual a parte mais marcante da belíssima estação central de Antuérpia. O hall de entrada, completado em 1905, é enfeitado com mais de 20 tipos de mármore e pedras e é iluminado por luz natural durante o dia graças às suas belas janelas arqueadas. Recentemente renovada, tem plataformas em três andares e as melhores vistas da famosa cobertura de vidro e aço são da plataforma original.

14.  World Trade Center Transportation Hub

Nova York, EUA

WTC Transportation Hub

Mais um trabalho de Calatrava, a estação nova-iorquina foi concluída em março do ano passado e o destaque do projeto é a estrutura de aço e vidro de quase 75 mil metros quadrados conhecida como Oculus. Mais que uma obra de arte arquitetônica, a estação tem papel vital para os moradores da cidade, já que conecta trens, 11 linhas de metrô, um terminal de ferry e prédios. A estação também abriga um shopping, inaugurado em agosto.

Continua após a publicidade

15. Estação da Luz

São Paulo

Estação da Luz, São Paulo-SP

Aberta em março de 1901, a Estação da Luz é até hoje um dos prédios mais bonitos e famosos de São Paulo. Inspirada no Big Ben e na abadia de Westminster, ocupa uma área de mais de 7 mil metros quadrados no bairro do Bom Retiro. O edifício foi feito em Glasgow, na Escócia, desmontado e enviado de barco ao Brasil para então ser remontada. Parada obrigatória não só para paulistanos como turistas que visitam a cidade.

 

Publicidade