Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

10 teleféricos incríveis para admirar o mundo do alto

Seja para chegar a uma estação de esqui, um resort ou apenas admirar a vista do alto de uma montanha, os bondinhos mais legais que existem no planeta

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h59 - Publicado em 27 mar 2017, 13h20

Uma das melhores maneiras de se apreciar uma cidade ou uma região é tendo uma vista panorâmica do alto de uma montanha.

Mas muitas vezes não é possível chegar a estes lugares de carro ou de ônibus. É preciso apelar a teleféricos, bondinhos ou qualquer outro nome dado a estas maravilhas da engenharia.

Seja para subir no alto de uma montanha para esquiar ou apenas para levar visitantes a um mirante , só o trajeto deles já vale o passeio.

Não tenho medo de avião, de altura, amo montanhas russas, mas confesso que tenho um certo pavor de andar de bondinho, teleférico e afins. Mas a vista lá do alto é sempre tão espetacular e vale tanto a pena que respiro fundo, sento num cantinho e vou sem me mexer muito, olhando o horizonte e tentando não me concentrar na altura em relação ao chão. A ideia de estar pendurada no alto de uma montanha por um cabo tem algo de aterrorizante pra mim.

Minha primeira lembrança de andar num destes é no Bondinho do Pão de Açúcar. Depois dele já fui em vários outros e nunca me arrependi apesar do pavor inicial.

São vários espalhados pelo mundo, de todas as alturas, em todos os climas e de extensões e características diferentes. Fiz uma lista com dez dos mais incríveis para quem gosta de estar mais pertinho do céu. E você, já foi a algum destes ou tem algum para sugerir?

1. Tianmen

Hunan, China

Este é para os fortes… o teleférico das montanhas de Tianmen, na China, é simplesmente o mais longo do mundo. É preciso meia hora para percorrer os 7 km de extensão dos cabos e a inclinação chega a 37o.  Mas a vista vale o sacrifício.  São 98 bondinhos que passam por 57 torres no percurso. Em seu ponto mais alto o teleférico chega a 1279 m. Para quem ainda tiver estômago, no alto ainda há uma passarela de 1400 m toda de vidro…

chinatravel.com

 

2. Stanserhorn Cabrio

Stans, Suíça

Inaugurado em 2012, o Stanserhorn Cabrio é o primeiro do mundo a ter uma “varanda”. Isso mesmo. Se você quiser aproveitar a subida ou a descida com ventinho na cara, este é o bondinho para você. Com 30 lugares na cabine fechada e outros 30 na cobertura, o bondinho leva os visitantes da cidade de Stans para o topo da montanha Stanserhorn, a 2320 m. 

stanserhorn.ch

 

3. Ba Na Hills

Da Nang, Vietnã

Mais longo passeio de teleférico no Vietnã, o percurso do Ba Na Hills tem 5 km de extensão. Aberto em 2013, teve partes despachadas da Suécia, Suíça e Alemanha para ser concluído. Pode não ser o mais alto ou mais longo do mundo, mas é dono de outro recorde: o se maior estação de embarque do mundo. E talvez a mais bizarra, já que lembra um castelo em estilo francês.

banahills.com.vn

 

4. Skyline

Queenstown, Nova Zelândia

Bondinho com a subida mais íngreme do hemisfério sul, o Skyline de Queenstown foi aberto em 1967. Reformado em 1987, desde 2011 tornou-se o primeiro da Nova Zelândia a aceitar bicicletas a bordo. Uma mão na roda para os ciclistas que querem fazer as trilhas de mountain bike do Bob’s Peak, a 450 m de altura. Para quem não quer tanta aventura, vale a subida pela bela vista de Queenstown e Rotorua.

skyline.co.nz

 

5. Mi Teleferico

La Paz, Bolívia

Continua após a publicidade

A vista é de tirar o fôlego. A subida, idem. Mi Teleférico, em La Paz, é dono do título de mais longo e mais alto teleférico urbano do mundo. Projetado para levar os passageiros do centro de La Paz ao distrito de El Alto (4150 m), seu trajeto tem 11 km e pode carregar 18 mil passageiros por hora. Inaugurado em 2014, custou aos cofres do governo US$ 234 milhões.

miteleferico.bo

 

6. Teleferico Merida

Merida, Venezuela

Reaberto no ano passado após um longo período fechado, o teleférico de Merida foi construído nos anos 60 para transportar passageiros da cidade até o Pico Espejo, a 4756 m de altura. Os 12,5 km do trajeto estão divididos em quatro estações e os modernos bondinhos têm capacidade para levar até 60 passageiros por vez.

telefericodemerida.travel

 

7. Palm Springs Aerial Tramway

Palm Springs, EUA

Maior teleférico rotatório do mundo _e um dos três que existem no mundo deste tipo_, o Palm Springs Aerial Tramway oferece vistas de 360o do Mt San Jacinto State Park e seu trajeto de 3 km é feito em meio aos penhascos do Chino Canyon. Foram necessárias 23 mil viagens de helicóptero e 26 meses para que sua construção fosse concluída, em 1963.

pstramway.com

 

8. Genting Skyway

Gohtong Jaya, Malásia

 

Mais longo teleférico do sudeste asiático, com 3.380 m de extensão, o Genting Skyway foi inaugurado em 1997 para levar passageiros da estação de Gohtong Jaya ao mega resort de Genting Highlands, que fica no alto da montanha coberta pela floresta tropical. O teleférico é também o mais veloz da região, fazendo o percurso em apenas 11 minutos da base ao topo.

rwgenting.com

 

8. Titlis Rotair

Mt Titlis, Suíça

Primeiro bondinho rotatório do mundo, o Titlis Rotair leva passageiros da estação de embarque ao topo do Monte Titlis, a 3020 m de altura, em apenas cinco minutos. A vista do alto é incrível, mas a paisagem durante a viagem não é menos espetacular, passando por cima de penhascos cobertos de neve a maior parte do ano. No alto, os visitantes podem passear numa caverna de gelo ou andar na ponte suspensa mais alta da Europa.

titlis.ch

 

10. Bondinho do Pão de Açúcar

Rio de Janeiro

Centenário do Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

Todos os bondinhos acima são incríveis, mas nós não precisamos ir tão longe para ter uma experiência incrível como esta e apreciar uma das vistas mais lindas do planeta. Aberto em 1912 o Bondinho do Pão de Açúcar é atração obrigatória para quem visita o Rio e, não à toa, já recebeu mais de 37 milhões de passageiros desde sua inauguração. O Bondinho pode transportar até 65 passageiros em cada viagem, e sai a cada 20 minutos. Imperdível.

bondinho.com.br

Continua após a publicidade

Publicidade