Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

10 dicas para se sentir na primeira classe viajando de econômica

Conheça alguns truques e descubra como é possível melhorar sua viagem de avião mesmo sem gastar uma fortuna para viajar na classe mais luxuosa

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h35 - Publicado em 2 fev 2018, 14h34

Um pouco de mordomia e conforto é bom e todo mundo gosta, especialmente quando estamos falando de viagens de avião. Mas sejamos honestos, a chance de simples mortais, como eu e talvez você, viajarmos de primeira classe é quase como ganhar na loteria.

Teve uma época que eu viajava com muita frequência (tipo semana sim, semana não) com a Air France e, como não podia ser diferente, meu status foi parar na estratosfera. Então ganhar um upgrade pra executiva era uma constante. Maaaas, depois que inventaram aquela tal de “Economy Plus” ou qualquer que seja o nome que dão para esta classe “imaginária”, entre a econômica e a executiva, minha mamata acabou. O máximo que eu conseguia era sair do fundão do avião para o setor “intermediário”, digamos assim.

Hoje em dia, como já não viajo tanto assim e deixei de ser tão “fiel”, upgrade que é bom, nada! Talvez seja mais fácil ganhar na loteria…

Brincadeiras à parte, a verdade é que a gente se acostuma com muita facilidade às coisas boas da vida. Mas sofre para se adaptar a um “downgrade”!

Por isso, se a vida te dá limões, faça deles uma limonada! Ou uma caipirinha, um mousse de limão… o importante é a gente se adaptar com o que tem, certo?

Justamente por isso fiz uma lista com algumas dicas para você transformar também aquela sua viagem de econômica em algo mais prazeiroso e que te ajude a chegar inteiro no seu destino. Basta um pouco de organização e planejamento e sua viagem pode ficar bem menos sofrida. Não chega a ser uma primeira classe, mas já vai ser melhor que na enganação da “Economy Plus”.

1. Pague para ficar na sala VIP

Se sua viagem começa de verdade quando você chega ao aeroporto,  invista em uma parada numa sala VIP antes de embarcar. Pode não ser muito barato, mas muitas vezes vale a pena. Só a grana que se gasta para fazer um lanche em qualquer aeroporto hoje em dia muitas vezes já compensa. Fora isso você ainda pode ficar mais confortável, terá internet de graça, mais banheiros à disposição, além de poder tomar uma tacinha de vinho ou champanhe pra dar uma relaxada. Já contei aqui no blog como você pode fazer para ir a uma sala VIP mesmo sem estar viajando de executiva ou primeira classe.

 

Continua após a publicidade

2. Escolha o lugar certo

Hoje em dia não tem mais desculpa pra você entrar no avião e se surpreender com uma poltrona no meio da aeronave. São tantos os aplicativos e recursos que só não escolhe o lugar que vai sentar quem não quiser. Muitas vezes na hora de fazer o check-in online já dá para ver os melhores lugares e mudar sua poltrona. Um aplicativo que eu adoro e que uso sempre é o SeatGuru, que dá todas as dicas: se o lugar é perto do banheiro, se a poltrona reclina, etc, etc. E, como último caso, sempre vale perguntar e pedir para o funcionário da empresa aérea. Ah, e também já dei as dicas aqui para escolher o lugar certo na econômica.

 

Continua após a publicidade

3. Viaje sozinho

Viajar sozinho pode não ser o mais legal, mas se você busca conforto sua chance de conseguir quando está sozinho é maior. Não só sua chance de ganhar um upgrade é maior como também de escolher um bom lugar no avião. Quando a gente viaja em dois, três ou mais fica sempre mais complicado escolher o lugar que a gente gostaria, porque temos que nos adaptar ao que há disponível. Fora isso sempre existe a chance de poltrona do seu lado estar vazia e você ganhar aquele espaço extra que sempre ajuda 😉

 

Continua após a publicidade

4. Leve seu próprio divertimento

Sim, hoje em dia a maioria das companhias aéreas têm bons sistemas de entretenimento à disposição nos aviões, mas nem sempre encontramos um filme ou programa que queremos mesmo assistir. Que tal então se preparar antes de ir e encher seu laptop/tablet com suas séries e filmes favoritos para que o tempo passe mais rápido no voo? Pra quem assina a Netflix dá até para baixar um determinado número de programas para assistir offline depois. Isso serve também para entreter os pequenos durante os voos. Jogos também ajudam a passar o tempo.

 

Continua após a publicidade

5. Leve um travesseiro

Não sei se você já reparou, mas de uns tempos pra cá os cobertores e travesseiros que recebemos nos voos longos diminuíram consideravelmente de tamanho… a coberta mais parece um guardanapo e se você cobre as pernas fica com os braços descobertos.  Um horror. Pra evitar esse perrengue e ter um voo mais confortável, sempre leve com você um bom travesseiro de pescoço e uma echarpe grande e quentinha. Eles  ajudam muito.

 

Continua após a publicidade
  •  

    Continua após a publicidade

    6. Invista num fone de ouvido anti-ruído

    Tá, é caro, eu sei. Mas se você viaja muito de avião e já experimentou usar um fone destes anti-ruído certamente viu como a vida fica mais feliz. É impressionante a diferença que eles fazem. Não só você é capaz de ouvir o programa que está assistindo ou suas músicas favoritas como ainda não ouve aquele barulho constante (e irritante) do avião. Garanto que seu sono vai melhorar muito. Fora que usar um daqueles fones grandes no ouvido no aeroporto te deixa com cara de celebridade ou atleta 😉

     

    Continua após a publicidade

    7. Leve alguns snacks

    Comida de avião não é das melhores coisas desta vida e muitas vezes não dá para contar com o que é servido para fazer uma refeição saudável e gostosa. Fora que às vezes acabamos ficando com fome no meio da viagem, especialmente quem não consegue dormir.  Nada de depender daquele saquinho com quatro pretzels dentro. Para evitar esse desconforto, leve alguns snacks saudáveis a bordo. Frutas, legumes picados, barrinhas ou mesmo nozes e castanhas são excelentes aliados. Para quem tem restrições alimentares, dá até para fazer lanches mais completos em casa e levar para o avião. Mas atenção, porque não é tudo que devemos comer quando vamos voar, como já contei aqui no blog!

     

    Continua após a publicidade

    8. Escolha a roupa certa

    Se você está na econômica pode esquecer dos pijaminhas e chinelinhos oferecidos aos passageiros da primeira classe. Mas isso não significa que você não pode viajar confortável. Basta escolher roupas com tecidos que respiram, não muito apertadas e que não amassem durante o voo. Evite jeans, saltos, botas muito apertadas e materiais sintéticos. Outra dica é levar roupas em camadas, assim dá pra se adequar à temperatura da cabine, que às vezes é quente e outras, muito fria. Já dei mais dicas sobre este tema aqui no blog também.

     

    Continua após a publicidade

    9. Faça sua própria necessaire

    Nada de pijama e nada de necessaire também se você está na econômica. Pra falar a verdade não lembro a última vez que ganhei um daqueles kits quando viajei de avião… Ok, confesso que eu sou meio obcecada por aquelas bolsinhas de avião. Tenho muitas e muitas em casa. Mas hoje em dia viajo com a minha própria. Dentro coloco tudo que encontraria numa destas que eles distribuem aos passageiros da executiva e da primeira: máscara de dormir, protetor labial, mini hidratante, meias, protetores de ouvido e ainda coloco meus fones de ouvido e meus remedinhos. Gosto também de levar uma garrafa térmica vazia e pedir aos comissários que a encham de água gelada para ter durante todo voo.

     

    Continua após a publicidade

    10. Não esqueça a máscara para dormir

    Esta dica, como se diz em inglês, é um “game changer”. Prometo que sua viagem de avião nunca mais será a mesma! Nada de acordar com a claridade da tela da TV do vizinho, com o outro que abre a janela e deixa o sol bater no seu olho ou com a luz irritante do banheiro bem na sua frente. Se você estiver com um fone cancelador de ruídos e a máscara de dormir, vai se sentir de fato como se estivesse viajando na parte da frente da cabine 😉 Silêncio e tranquilidade são fundamentais para deixar seu voo mais confortável.

     

    Continua após a publicidade
  •  

    Continua após a publicidade

     

    Continua após a publicidade

     

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Publicidade