Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

10 dicas para se livrar da depressão pós-férias

Veja algumas coisas simples que você pode fazer para sofrer menos com a ressaca pós-férias e deixar sua volta à rotina menos estressante

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h58 - Publicado em 7 abr 2017, 13h50

Não é frescura. E você não está sozinho. A depressão pós-férias existe, sim, e é mais comum do que a gente imagina.

Quem nunca sentiu um aperto no peito na segunda-feira de manhã depois daquelas férias maravilhosas? Ou que teve vontade de chorar quando sentou na frente do computador do escritório?

Segundo uma pesquisa realizada há alguns anos pela International Stress Management Association no Brasil, 23% dos entrevistados relatou sentir sintomas como angústia, dores musculares, insônia, ansiedade, entre outros, após voltar das férias.

Eu confesso que sofro muito com isso. É sempre difícil voltar à rotina, especialmente quando fiz uma viagem incrível. Várias vezes por dia me pego pensando coisas do tipo: “agora eu estaria fazendo isso” ou “há uma semana, nesta hora, eu estava fazendo isso”, entre outras.

Sim, eu me apego muito às minhas viagens. Acho que talvez por isso eu sempre demore uma eternidade para desfazer minhas malas, hahaha. Deve ser meu inconsciente querendo que a viagem não acabe.

Mas não tem jeito, não dá pra vivermos de férias e viajando a vida inteira, infelizmente . Então temos que encarar a realidade e (urgh!) voltar à rotina.

Para tornar este processo menos estressante e sofrido, podemos seguir algumas dicas simples, mas que ajudam.

1. Não volte no último dia

Sei que é tentador marcar o voo de volta para o último dia das férias para aproveitar até o último segundo, mas isso vai acabar te deixando ainda mais estressado na volta. Além de o “choque de realidade” ser mais brutal, você vai acabar se atrapalhando com as obrigações da casa e do trabalho quando voltar e toda aquela sensação de relaxamento que você conseguiu durante as férias vai acabar abruptamente. Por isso tente voltar pelo menos um ou dois dias antes para ir se readaptando de maneira gradual à vida normal.

2. Restabeleça os bons hábitos

Muitas vezes durante as férias a gente acaba deixando de lado a rotina de exercícios, come e bebe mais do que deveria e dorme em horários malucos. Isso acaba mexendo com nosso organismo e deixando o pobrezinho mais vulnerável. Para se ajustar com mais facilidade à vida real, volte a fazer suas atividades físicas, volte a comer em horas fixos, etc.

3. Introduza coisas da viagem na sua rotina

Você fez algumas trilhas enquanto viajava e adorou? Faça algumas quando voltar também. Experimentou um chá que gostou? Por que não fazer em casa também para te lembrar dos bons momentos que passou nas férias? Ouvir uma música que te lembre da viagem pode te deixar feliz. Ou até mesmo colocar alguma foto da viagem no seu protetor de tela ou na mesa do escritório podem ser uma boa maneira de ter alguns segundos de bem estar durante o dia de trabalho, por exemplo.

Continua após a publicidade

4. Faça coisas legais

Não é porque você voltou de férias que sua vida tem que ser chata e tediosa em casa. Aproveite o pique da viagem e pense em atividades legais para fazer. Combine de sair com amigos que você não vê há algum tempo. Marque uma massagem para o primeiro final de semana depois das férias. Faça coisas que te deixem feliz, te distraiam e te façam aguardar com expectativa.

5. Prepare uma lista do que você precisa fazer

Nada pior do que voltar de uma viagem e ficar como uma barata tonta tentando resolver todos os problemas do dia a dia de uma vez e não saber por onde começar. Contas para pagar, supermercado para fazer, cabelo para cortar, a lista de coisas pode ser enorme, especialmente se você passou muito tempo longe. O melhor a fazer é sentar e fazer uma lista de tudo o que você precisa fazer na sua volta, de preferência em ordem de importância. E aí sim começar a riscá-la com calma. Que tal aproveitar o voo da volta pra fazer isso?

6. Se planeje para a volta

É muito comum a gente só se planejar para a viagem e esquecer de preparar para a volta. Quem nunca chegou em casa tarde da noite, cansado e não tinha nada na geladeira? Ou foi colocar as roupas sujas para lavar e nem sabão em pó tinha em casa? Antes de partir, pense no que você vai precisar nos primeiros dias que estiver de volta em casa para ter uma preocupação a mais na chegada. Deixe algumas opções no congelador, por exemplo, faça uma compra básica de supermercado com coisas que não estragam. Deixe o tanque do carro cheio, tire os lixos antes de sair e tente deixar a casa limpa. Nada pior do que chegar de férias com a casa imunda.

7. Recrie seu prato favorito

Pesquisas indicam que comida e memórias estão intimamente ligadas e não é por acaso que alguns pratos nos lembram da nossa infância, por exemplo. O mesmo vale para as férias! Você não precisa ser chef ou cozinhar super bem para tentar reproduzir aquele prato que comeu e amou. Hoje em dia se acha tudo na internet e um Google vai te ajudar. Vai ser uma atividade que, além de te distrair, vai te trazer boas memórias também.

8. Reveja suas fotos

Assim como a comida, ver fotos e vídeos que você fez durante a viagem são uma boa maneira de relembrar os bons momentos que você teve. Vira e mexe quando estou desanimada eu abro algum dos álbuns de viagem que tenho no computador e começo a rever fotos, coisas que eu nem lembrava que tinha visto ou feito, e rapidinho me animo de novo. é impressionante como a gente o consegue sentir prazer só de relembrar o que viveu.

9. Veja o lado bom de voltar

Viajar é maravilhoso, mas não tem lugar como a nossa casa. Pense nas coisas boas de estar de volta, como dormir no seu travesseiro, rever seu cachorro, sair com seus amigos… Fora que nem tudo são flores quando se está viajando. Lembre-se de alguns perrengues que você já passou quando estava longe e aproveite o conforto de estar de volta.

10. Comece a planejar a próxima

Acho que essa é minha parte favorita de voltar de uma viagem, hahaha. Planejar a próxima é sempre uma maneira de superar a ressaca pós-viagem. Assim você já começa a pensar no futuro e se desapega um pouco do passado. Não precisa nem ser uma viagem longa pra ter dar uma animada. Que tal aproveitar um final de semana para conhecer aquele lugar que você sempre quis? Segundo um estudo publicado pelo Applied Research in Quality of Life, apenas o fato de planejar uma viagem pode aumentar a felicidade de uma pessoa. Ainda precisa de alguma desculpa?

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade