Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Raduan Nassar é semifinalista do prêmio Man Booker International

O escritor de "Lavoura Arcaica" Raduan Nassar participa de debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo em comemoração aos trinta anos da primeira edição do livro. (São Paulo, SP, 06.12.2005. Foto de Flávio Florido/Folhapress)

O escritor de ‘Lavoura Arcaica’, Raduan Nassar está na semifinal do Man Booker Prize (Flávio Florido/Folhapress)

Um Copo de Cólera — ou melhor, A Cup of Rage, a tradução britânica do livro do escritor paulista Raduan Nassar, está na semifinal do prêmio Man Booker International. O livro dos anos 1970, que ganhou uma adaptação para os cinemas em 1999, foi lançado este ano em inglês e agradou a crítica internacional.

raduan

Outros treze livros estão na chamada longlist (uma shortlist, com seis finalistas, será divulgada no dia 14 de abril). Entre os selecionados, estão a italiana Elena Ferrante (The Story of the Lost Child), a sul-coreana Han Kang (A Vegetariana); as francesas Maylis de Kerangal (Mend the Linving) e Marie NDiaye (Ladivine); o indonésio Eka Kurniawan (Man Tiger); o chinês Yan Lianke (The Four Books); os austríacos Fiston Mwanza Mujila (Tram 83) e Robert Seethaler (A Whole Life); e o finlandês Aki Ollikainen (White Hunger). Também concorrem dois vencedores do Prêmio Nobel, o japonês Kenzaburo Õe (Death By Water) e o turco Orhan Pamuk (A Strangeness in My Mind).

Completa a lista outro escritor de língua portuguesa, o angolano José Eduardo Agualusa. O autor de Estação das Chuvas (1996), O Vendedor de Passados (2004) e Barroco Tropical (2009) foi indicado pelo romance Teoria Geral do Esquecimento, editado no Brasil pela Foz.

A obra de Nassar foi publicada pela coleção Penguin Modern Classics, com tradução de Stefan Tobler (Lavoura Arcaica, seu outro romance, foi traduzido por Karen Sotelino).

Em artigo no jornal The Independent, em fevereiro de 2016, Tobler escreveu que os romances de Nassar, publicados em inglês pela primeira vez agora, “oferecem um profundo olhar para a agitação de uma sociedade despedaçada com divisões de raça, classe social e gênero”. Ele comenta que Raduan Nassar “pode muito bem ser o autor vivo mais aclamado no Brasil” e que a sua literatura olha para as “forças obscuras que existem em todas as sociedades”.

O vencedor do Man Booker International Prize será conhecido no dia 16 de maio. O prêmio vai pagar 50.000 libras (aproximadamente 260.000 reais), a ser dividido entre autor e tradutor.

(Da redação com Estadão Conteúdo)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s