Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mia Couto concorre ao Man Booker Prize International

mia_couto_divulgacao
O Man Booker International divulgou nesta terça-feira a lista de dez escritores que concorrem ao prêmio de 60 000 libras, na Universidade de Cape Town, na África do Sul. Entre os indicados, há autores de seis nacionalidades nunca representadas antes, como o moçambicano Mia Couto (foto), vencedor do Prêmio Camões 2013, dado a quem colaborou para enriquecer literária e culturalmente a língua portuguesa. Couto publicou livros como O Fio das Miçangas e Cada Homem É uma Raça, e Terra Sonâmbula, seu primeiro romance, de 1992, foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX pelo júri da Feira do Livro de Zimbábue.

Leia também:
Moçambicano Mia Couto leva o Prêmio Camões 2013
Philip Roth é premiado com o Man Booker International

Além de Mia Couto, o continente africano teve mais três escritores selecionados: Ibrahim Al-Kone, da Líbia, Alain Mabanckou, do Congo, e Marlene van Niekerk, da África do Sul. Eles são os primeiros representantes de seus países no prêmio, assim como László Krasznahorkai, da Hungria, e Maryse Condé, de Guadalupe, pequeno conjunto de ilhas no Caribe considerado departamento ultramarino francês. Completam a lista o indiano Amitav Ghosh, a libanesa Hoda Barakat, a americana Fanny Howe e o argentino César Aira, único da América Latina.

Bienal, o prêmio é dado a autores vivos que tenham publicado romances na língua inglesa e a lista deste ano mostra uma mudança no método de seleção dos concorrentes. Antes, era necessário que os indicados fossem cidadãos de algum país parte da Commonwealth of Nations, a Comunidade de Nações que faziam parte do Império Britânico. Agora, é necessário apenas que tenha obras traduzidas para o inglês. Os concorrentes são indicados por antigos vencedores e ex-integrantes do júri.

O Man Booker International Prize anunciará seu vencedor no dia 19 de maio, em Londres, Reino Unido. Diferentemente da premiação anual Man Booker Prize, também patrocinada pela Man Group, que premia um escritor por determinada obra, o vencedor do Man Booker International Prize é escolhido por sua contribuição à literatura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s