Gigantes da internet usam Bienal para reforçar marca
Estande da Amazon na Bienal do Livro do Rio de Janeiro (Divulgação) Meire Kusumoto Além dos estandes de editoras, a Bienal do Livro do Rio trouxe em 2013 ao menos duas gigantes da internet: o Google e a Amazon, que aproveitaram que o Riocentro estava lotado em quase todos os dias de evento, de 29 […]
Meire Kusumoto
Além dos estandes de editoras, a Bienal do Livro do Rio trouxe em 2013 ao menos duas gigantes da internet: o Google e a Amazon, que aproveitaram que o Riocentro estava lotado em quase todos os dias de evento, de 29 de agosto a 8 de setembro, para promover seus produtos voltados para o público consumidor de livros eletrônicos. Quase lado a lado no pavilhão, as duas empresas não estavam enchendo com produtos as sacolas das milhares de pessoas que passavam por ali, já que não colocaram nada à venda, mas com certeza incitavam a curiosidade com seus tablets vistosos.
No espaço do Google, apenas um robô Android, mascote do sistema operacional para celulares e tablets da empresa, uma árvore branca, mero enfeite, uma televisão e alguns tablets. A gigante de buscas estava ali simplesmente para divulgar o Google Play, a loja de aplicativos, livros eletrônicos e filmes da casa. Ana Carolina Soler Nota, responsável pela gestão de parceiros de conteúdo do Google, aponta que, mais especificamente, a intenção era mostrar, por meio dos aparelhos ali disponíveis, como era a navegação pela Play Livros, espécie de biblioteca presente nos dispositivos Android, que o usuário pode organizar e usar para armazenar livros e outros arquivos em PDF.