Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
VEJA Meus Livros Por Blog Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Franco Moretti cancela participação na Flip, João Ubaldo vai

O crítico italiano Franco Moretti cancelou sua participação na edição deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre 6 e 10 de julho, no litoral fluminense. Moretti é autor de A Literatura Vista de Longe, lançado no Brasil pela Arquipélago. O cancelamento se deve a razões pessoais, de acordo com a […]

Por Maria Carolina Maia Atualizado em 31 jul 2020, 12h39 - Publicado em 3 mar 2011, 13h47

O crítico italiano Franco Moretti cancelou sua participação na edição deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre 6 e 10 de julho, no litoral fluminense. Moretti é autor de A Literatura Vista de Longe, lançado no Brasil pela Arquipélago. O cancelamento se deve a razões pessoais, de acordo com a organização da Flip.

Em compensação, outro italiano, o escritor e professor de literatura Antonio Tabucchi, foi confirmado como convidado do evento. Tabucchi, que é autor de ensaios sobre o poeta Fernando Pessoa, de quem é um dos maiores especialistas, era convidado para a edição do ano passado, mas cancelou sua vinda por motivos de saúde.

A ligação do escritor com a literatura de língua portuguesa, vale dizer, vai além de Pessoa. Ele traduziu para o italiano poemas de Carlos Drummond de Andrade e o romance Zero, de Ignácio de Loyolla Brandão. Entre os seus títulos publicados no Brasil, pela Rocco, estão A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro, A Mulher de Porto Pim, Noturno Indiano e Os Três Últimos Dias de Fernando Pessoa.

A Flip 2011 tem outros sete convidados estrangeiros confirmados e, como primeiro brasileiro escalado, uma figura de peso: o baiano João Ubaldo Ribeiro. Com 15 livros publicados, João Ubaldo tem dois prêmios Jabuti no currículo: pelo já clássico Sargento Getúlio (em 1972, como autor revelação) e por Viva o Povo Brasileiro (em 1984, na categoria romance). Este livro já vendeu mais de 120.000 exemplares e teve seus direitos autorais vendidos ao cinema.

Seu último livro é O Albatroz Azul, de 2009. Na Flip, a editora Alfaguara irá relançar O Feitiço da Ilha do Pavão (1997) e Um Brasileiro em Berlim (1995). Além de falar de literatura, o debochado baiano promete polêmica em sua participação no evento.

Continua após a publicidade
Publicidade