Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
VEJA Meus Livros Por Blog Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Encontrada série de Walt Whitman com dicas para a ‘saúde masculina’

Por Meire Kusumoto Atualizado em 30 jul 2020, 22h50 - Publicado em 4 Maio 2016, 10h02
Retrato do poeta  Walt Whitman, 1870. (Crédito: Underwood Archives/Getty Images)

Retrato do poeta Walt Whitman, 1870. (Crédito: Underwood Archives/Getty Images)

Enquanto se recuperava do fracasso de vendas das primeiras duas edições de seu livro Folhas de Relva, em 1858, o poeta e jornalista americano Walt Whitman (1819-1892) se ocupava em escrever um manual de “saúde masculina”, com dicas para o bem viver do homem do século XIX. Ele indica que, nos pés, os homens passem a usar sapatos confortáveis, até então restritos a jogadores de baseball (os tênis), e também recomenda que atividades físicas passem a fazer parte do dia a dia da população em geral. “Você, atendente, homem das letras, pessoa sedentária, rico, preguiçoso, um conselho. Levante-se!”

Essas dicas fazem parte de uma série de artigos publicados semanalmente a partir de setembro de 1858 no jornal The New York Atlas e que ficaram “perdidos” por mais de 150 anos. A série foi encontrada há alguns meses por Zachary Turpin, um estudante de graduação da Universidade de Houston que estava fazendo uma busca pelos pseudônimos mais usados de Whitman em jornais da época em que o escritor viveu.

O guia recém-encontrado está sendo publicado na íntegra num site dedicado ao autor e muitos especialistas já estão chamando os artigos da maior descoberta de Whitman em décadas. “Isso é realmente um novo trabalho de Whitman”, afirmou o professor da Universidade de Nova York David S. Reynolds ao site do jornal The New York Times.

Para além dos textos em si, o que chamou a atenção dos estudiosos foi a época em que eles foram escritos, na segunda metade dos anos 1850, quando o americano preparava a terceira edição de Folhas de Relva, que vendeu bem e foi elogiado pela crítica, e provavelmente se dedicava também a poemas de temática homoafetiva, fundamentais em sua obra. “Esses foram os anos mais interessantes e misteriosos na biografia de Whitman e agora nós temos essa grande série jornalística justamente nessa época”, afirmou ao NYT Ed Folsom, editor do site The Walt Whitman Quarterly Review, que está publicando os artigos.

“Uma das principais crenças de Whitman era a de que o corpo era a base da democracia”, afirmou Folsom. “Essa série é um hino ao corpo masculino, bem como um guia para cuidar do que ele via como a unidade vital da vida democrática.” As dicas do escritor primam por uma vida moderada e um equilíbrio entre a saúde mental e física. Ele defende principalmente que os homens acordem cedo, caminhem, sintam os benefícios de respirar ar puro e façam exercícios moderadamente. Recomendações para o homem do século XIX, mas que bem podem ser seguidas pelos do século XXI.

Continua após a publicidade
Publicidade