Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
VEJA Meus Livros Por Blog Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Autora de Harry Potter lança ‘bom’ policial sob pseudônimo

.

Por Maria Carolina Maia Atualizado em 13 ago 2018, 17h00 - Publicado em 14 jul 2013, 16h07

Lançado em abril no Reino Unido, o romance policial The Cuckoo’s Calling (O Chamado do Cuco, em tradução direta) vinha chamando a atenção da crítica literária britânica. Robert Galbraith, o autor, era comparado a nomes consagrados do gênero como PD James e Val McDermid pela eficácia e pelo corte clássico de seu texto, e a sua capacidade de descrever vestimentas femininas causava admiração entre os resenhistas. Ninguém sabia quem era Galbraith, apenas que tinha o mesmo agente e a mesma editora, Sphere (do grupo editorial Little, Brown Book), que um dos maiores best-sellers da literatura britânica de todos os tempos, JK Rowling, a criadora da série do bruxinho Harry Potter. Até que neste fim de semana, meses depois do lançamento do livro, a própria JK abriu o jogo, segundo o jornal The Sunday Times.

LEIA TAMBÉM: Adolescentes invadem shopping atrás de Paula Pimenta

“‘Eu esperava guardar este segredo durante um tempo porque ser Robert Galbraith foi uma experiência libertadora”, disse a escritora  em declarações publicadas pelo jornal britânico. “Foi maravilhoso lançar um livro livre de expectativas e um prazer ter feedback sob um nome diferente.” No site da editora Sphere, Galbraith é descrito como um homem de 45 anos, casado e com dois filhos que, após anos de serviço na Polícia Militar Real (Royal Military Police) atuou como investigador especial e nos últimos anos vinha trabalhando como civil, na indústria de segurança. “A ideia do livro surgiu de vivências próprias e de seus amigos militares”, diz o texto, que termina dizendo. “Robert Galbraith é um pseudônimo”.

The Cuckoo’s Calling é o segundo livro adulto de JK Rowling, que no ano passado lançou o enfadonho Morte Súbita (tradução e edição de Izabel Aleixo e Maria Helena Rouanet, Nova Fronteira, 512 páginas), a sua primeira investida na chamada alta literatura. Parece que a autora de Harry Potter, uma trama juvenil marcada por mistérios e reviravoltas, tem jeito mesmo é para a literatura de suspense. O elogiado romance policial conta a história de Cormoran Strike, um veterano de guerra que se transforma em detetive privado e é chamado para investigar a morte de uma modelo. Publicado em abril, vendeu mais de 1.500 cópias — número que deve subir agora com a revelação da verdadeira autoria do título.

The Cuckoo’s Calling foi lançado 15 anos depois do primeiro episódio da saga Harry Potter, que foi traduzida para 73 idiomas e teve 450 milhões de cópias vendidas em mais de 200 países.

Continua após a publicidade

Publicidade