Clique e assine a partir de 9,90/mês
VEJA Meus Livros Por Blog Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Americanos pela 1ª vez na shortlist do Man Booker Prize

Por Maria Carolina Maia - Atualizado em 31 jul 2020, 03h07 - Publicado em 9 set 2014, 18h07

O prestigioso Man Booker Prize anunciou nessa terça-feira, 9, a lista final com os concorrentes ao prêmio de 2014. São três autores britânicos: Ali Smith, com How to Be Both, Howard Jacobson, com J, e Neel Mukherjee e The Lives of Others. Dois americanos: Joshua Ferris, com To Rise Again at a Decent Hour, e Karen Joy Fowler com We Are All Completely Beside Ourselves. Um australiano: Richard Flanagan com The Narrow Road to the Deep North. Os favoritos são Ali Smith e Howard Jacobson, que ganhou o prêmio em 2010 com The Finkler Question, de acordo com o editor William Hill.

Entre os autores que não sobreviveram ao corte — uma lista com 13 nomes tinha sido divulgada em julho — estão Joseph O’Neill e David Mitchell. “Este foi um ano muito, muito rico para a ficção”, disse o filósofo A. C. Grayling, presidente do júri do prêmio.

Este é o primeiro ano em que escritores de todas as nacionalidades foram elegíveis ao Man Booker Prize, anteriormente aberto apenas para autores da Grã Bretanha, Irlanda e da Commonwealth. O fato gerou preocupação de que os Estados Unidos dominariam o prêmio.

O vencedor das 50 000 libras será anunciado em um cerimônia em Londres, em outubro.

Continua após a publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade