Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Avô de FHC propôs fuzilar a família real’, conta Laurentino

.

Em entrevista sobre o livro 1889, o jornalista Laurentino Gomes comenta as contradições que marcaram a troca do regime monárquico pelo republicano no país, fala do perfil aguerrido do brasileiro e, principalmente, do avô de Fernando Henrique Cardoso, alferes que propôs fuzilar a família real caso ela resistisse ao exílio – um perfil sanguinário distante do jeito manso do neto que seria presidente da República criada por ele.

.

.

Alguns estudiosos entendem que o conceito de revolução implica mudanças profundas na sociedade e participação popular. Este foi o caso da nossa República? Esse conceito de revolução é discutível. Acho que a gente nunca teve nenhuma revolução no Brasil, se tomar esses critérios. A Independência e a República, assim como a Revolução de 1930, foram movimentos de grupos restritos. O que o Brasil tem muito na sua história é golpe de Estado. Mas a gente pode dizer também que a campanha das Diretas Já, trinta anos atrás, foi uma revolução que pôs fim ao regime militar, provocou uma ruptura drástica e contou com o povo na rua. Acho que foi uma segunda Proclamação da República, uma revolução pacífica, a partir da qual estamos vivendo trinta anos ininterruptos de democracia.

Read more

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Rogério Gallo

    Esta trilogia é simplesmente fantástica! Parabéns Laurentino!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Sergio Santos

    A trilogia é sensacional!
    Aguardo novidades Laurentino!

    Curtir

  3. Comentado por:

    helio moraes

    O jeito é entregar o Brasil pra família Real e pedir desculpas.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Jurandy

    O Sr. Laurentino Gomes revolucionou o que se conhecia a respeito da história do Brasil. Acabo de ler 1808 e durante a leitura foi transportado à época dos acontecimentos, o texto é magnífico, simples e de fácil entendimento. Sempre gostei muito de História do Brasil, porém o livros que já lí eram muito didáticos e de leitura muito cansada. É uma grande pedida para quem gosta do tema. Estou ancioso para ler 1822 e depois 1889, parabéns.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Ruy Carlos Barreto Ribeiro

    Com todo esse passado o ‘REGIME MONÁRQUICO’ é a melhor solução.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Fábio CDC

    Vamos lutar para restaurar o Regime Monárquivo no Brasil! Perseveremos, pois, que nosso Imperador há de voltar!

    Curtir

  7. Comentado por:

    Pierre Ginhoux

    Não houve nenhuma proclamação!pois o que houve foi um golpe de militares insubordinados desonestos e vaidosos,unidos à escória da sociedade civil daquela época,república deveria ser sinônimo de mentira!!! sim porque nasceu da mentira,falcatrua puro engodo e o que surge,REPÚBLIQUETA esta ai a prova maior nunca existiu neste país um governo republicano descente, vivem e governam mentindo, a mentira dos (PROCLAMADORES DA REÚBLICA !!!)perdura até hoje,Um Monarca pensa na próxima geração, Presidente pensa na próxima eleição e como vai saquear seu país.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Pierre Ginhoux

    Viva o Império do Brasil, Viva a Monarquia, Deus guarde rege e ilumine a familia Real Brasileira e zele pela saúde deles e de nosso Brasil.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Vinicius Alves

    Viva o Império do Brasil,viva a Dom Pedro II o Magnânimo !!!

    Curtir

  10. Comentado por:

    Marisa Guaranys

    O que não fica claro para mim é : como um autor deste porte intitula seu sexto capítulo de “Século das Luzes” referindo-se ao século XIX quando, universalmente, designa-se assim o século XVIII, aquele do ideário iluminista, de pensadores que abalam o equilíbrio do planeta… Teria ele, simplesmente, errado de século?
    Marisa Guaranys

    Curtir