Clique e assine com até 92% de desconto
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Vídeo mostra mãe de Jair Bolsonaro sendo assaltada?

Vídeo de humor foi compartilhado por usuário do Facebook como se fosse real e teve quase 20.000 visualizações em quatro dias

Por João Pedroso de Campos Atualizado em 6 dez 2017, 20h25 - Publicado em 28 nov 2017, 22h22

https://www.youtube.com/watch?v=1F3Y7OGcI08

Uma piada que circula nas redes sociais desde agosto tem sido compartilhada por alguns internautas nos últimos dias como se fosse algo real. Trata-se de um vídeo, cuja legenda é “tentativa de assalto à mãe do Jair Bolsonaro”, ou variações disso. As imagens mostram uma tosca cena de humor em que um assaltante tenta roubar a bolsa de uma idosa, mas acaba surpreendido por ela, que saca um revólver e dispara 16 tiros, assustando todos à sua volta.

Ao assistir ao vídeo, ninguém em sã consciência duvida de que se trata de uma piada (os atores falam espanhol, a propósito) – o modo como as imagens são divulgadas é que faz toda diferença. Entre todas as reproduções do “assalto” no Facebook, a que mais recebeu visualizações foi uma das poucas que não deixa claro que se trata de humor (veja abaixo). Nesse caso, o vídeo foi assistido cerca de 19.000 vezes nos últimos quatro dias:

Reprodução
Reprodução/Reprodução

Em agosto, quando a velhinha que aparece no vídeo começou a ser identificada na internet como mãe Jair Bolsonaro, grande entusiasta do armamento da população e da tese de que “bandido bom é bandido morto”, houve quem tenha sido ainda mais indiscreto para atrair cliques.

O blog Orgulho Hétero, por exemplo, compartilhou o vídeo no Facebook com uma foto de Bolsonaro e sua mãe, Olinda, e o título “URGENTE: Tentativa de assalto a mãe de Bolsonaro (Vídeo)”, além de incluir na legenda que se tratava de “câmeras da rua”.

Reprodução/Reprodução

Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade