Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo mostra mãe de Jair Bolsonaro sendo assaltada?

Vídeo de humor foi compartilhado por usuário do Facebook como se fosse real e teve quase 20.000 visualizações em quatro dias

Uma piada que circula nas redes sociais desde agosto tem sido compartilhada por alguns internautas nos últimos dias como se fosse algo real. Trata-se de um vídeo, cuja legenda é “tentativa de assalto à mãe do Jair Bolsonaro”, ou variações disso. As imagens mostram uma tosca cena de humor em que um assaltante tenta roubar a bolsa de uma idosa, mas acaba surpreendido por ela, que saca um revólver e dispara 16 tiros, assustando todos à sua volta.

Ao assistir ao vídeo, ninguém em sã consciência duvida de que se trata de uma piada (os atores falam espanhol, a propósito) – o modo como as imagens são divulgadas é que faz toda diferença. Entre todas as reproduções do “assalto” no Facebook, a que mais recebeu visualizações foi uma das poucas que não deixa claro que se trata de humor (veja abaixo). Nesse caso, o vídeo foi assistido cerca de 19.000 vezes nos últimos quatro dias:

Reprodução

 (Reprodução/Reprodução)

Em agosto, quando a velhinha que aparece no vídeo começou a ser identificada na internet como mãe Jair Bolsonaro, grande entusiasta do armamento da população e da tese de que “bandido bom é bandido morto”, houve quem tenha sido ainda mais indiscreto para atrair cliques.

O blog Orgulho Hétero, por exemplo, compartilhou o vídeo no Facebook com uma foto de Bolsonaro e sua mãe, Olinda, e o título “URGENTE: Tentativa de assalto a mãe de Bolsonaro (Vídeo)”, além de incluir na legenda que se tratava de “câmeras da rua”.

 (Reprodução/Reprodução)

Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s