Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Valor do seguro DPVAT não sobe para R$ 96 se não for pago até o dia 11

O DPVAT é um seguro obrigatório, pago por todos os proprietários de veículos no Brasil e seus valores são válidos para todo o ano

Por Redação - Atualizado em 10 jan 2019, 14h39 - Publicado em 10 jan 2019, 13h54

Circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp uma mensagem informando que os proprietários de carros terão desconto no seguro obrigatório, o DPVAT, se fizerem o pagamento até o dia 11 deste mês. O texto diz que, com o “desconto não divulgado”, o DPVAT custará 16,21 reais até este dia, mas subirá para 96 reais para quem pagar depois desta data.

A Seguradora Líder, responsável pelo DPVAT, afirma que informações incorretas sobre o processo de pagamento do seguro obrigatório estão circulando nas redes sociais nos últimos dias. Os boatos começaram no final de dezembro em Minas Gerais e agora ficaram mais fortes em São Paulo, onde o calendário de pagamento do IPVA, o imposto do carro, começou nesta quarta-feira, 9.

Segundo a Líder, os valores do seguro DPVAT são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e são válidos para todo o Brasil. “A variação de valores existe apenas entre categorias de veículos. Portanto, a afirmação de que há descontos para pagamento antecipado é incorreta”, informa a empresa.

Publicidade

O DPVAT é um seguro obrigatório, pago por todos os proprietários de veículos no Brasil e seus valores são válidos para todo o ano. O calendário de pagamento segue o vencimento da cota única ou 1ª parcela do IPVA, de acordo com o estabelecido pelas secretarias de Fazenda de cada estado.

Veja abaixo os valores do DPVAT, que variam de acordo com a categoria do veículo:

 

No ano passado, CNSP o aprovou resolução reduzindo o valor do seguro obrigatório de veículos, o DPVAT, em 63% em média para 2019. “A redução dos prêmios tarifários foi possível devido ao montante de recursos acumulado em reservas técnicas superior às necessidade atuariais do Seguro DPVAT”, afirmou o CNSP. “Tal excesso é consequência das ações de combate à fraude que levaram a uma redução significativa dos sinistros somado à rentabilidade dos recursos acumulados.”

Publicidade

Você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Publicidade