Clique e assine com até 92% de desconto
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Silvio Santos chamou Bolsonaro de ‘porcaria’ em programa do SBT?

Montagem com imitação mal feita do apresentador ataca o deputado federal. Vídeo falso foi compartilhado por senador petista no Facebook

Por João Pedroso de Campos Atualizado em 6 dez 2017, 20h22 - Publicado em 1 dez 2017, 22h18

Um vídeo que mostraria o empresário e apresentador Silvio Santos classificando o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) como “porcaria” durante o programa Roda a Roda Jequiti, do SBT, tem tido grande audiência nas redes sociais.

“Eu pensei que esse cara já tivesse sido enterrado, que nem existisse mais essa porcaria de Bolsonaro”, teria dito o homem do baú no jogo em que convidados devem adivinhar palavras em um painel. As palavras que definiriam Bolsonaro seriam “corrupto”, “torturador” e “preconceituoso”.

O vídeo, no entanto, é uma montagem. Silvio Santos não atacou o presidenciável na TV e o jogo de adivinhação não teve o deputado como tema. Entre os muitos que compartilharam a trucagem está o senador Humberto Costa (PT-PE), que parece não ter percebido. “Rindo, Silvio Santos atropela Bolsonaro”, escreveu o petista, em cuja página o vídeo foi visto cerca de 114.000 vezes e compartilhado outras 4.500.

A montagem com a voz de Silvio Santos começa quando ele termina de dizer que “tem um ‘T’ que eu pensava que esse cara fosse enterrado”. Daí em diante, uma outra voz que, nitidamente, não é a dele, “assume” a apresentação do programa e ataca Bolsonaro.

O programa que serviu como base ao vídeo foi ao ar no dia 23 de outubro de 2016 (veja abaixo, a partir de 20 minutos e 25 segundos). As palavras a serem adivinhadas remetiam, na verdade, a filmes, notadamente Batman e Titanic – que a participante Neuza não soube decifrar – e não a Jair Bolsonaro.

Continua após a publicidade

O “cara” que Silvio Santos disse já ter sido “enterrado” também não é o presidenciável, mas o personagem Tarzan. Quando a letra “T” entrou no painel e formou “_ AT_AN”, no entanto, o apresentador percebeu que se tratava, na verdade, do homem morcego e mandou: “pensei que fosse Tarzan, não é Tarzan. Não é Tarzan mas é outro, é outro que também já quase pra morrer”.

Além de o vídeo real desmentir por completo a montagem que circula nas redes sociais, outro elemento que o leitor poderia considerar para concluir que se trata de lorota é a falta da notícia em veículos de informação confiáveis. Seria impossível, em uma breve busca na internet, não encontrar reportagens relatando o episódio do ataque de Silvio Santos a Jair Bolsonaro.

 

Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Continua após a publicidade
Publicidade