Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Segurança do Carrefour suspeito de matar cão não foi espancado em Osasco

Hospital na cidade da Grande SP citado na notícia falsa nega que tenha feito atendimento após supostas agressões. Segurança prestou depoimento hoje

 (Reprodução/Reprodução)

Como toda notícia que gera comoção popular, o caso do segurança do Carrefour de Osasco (SP) suspeito de matar uma cadela de rua a pauladas na semana passada têm gerado notícias falsas na internet.

Circula nos últimos dias a informação de que o segurança foi “brutalmente espancado por populares revoltados com a morte do animal” e internado no Hospital Municipal Antônio Giglio, em Osasco, “com múltiplos ferimentos pelo corpo” (veja acima).

Leia abaixo um trecho do boato, publicado pelo blog O Congresso:

“O homem, que não teve o nome divulgado por questões de segurança, estava indo até a unidade do Carrefour onde trabalha para pegar alguns pertences quando foi reconhecido por manifestantes. Ele ainda correu, mas foi perseguido pelos populares que o alcançaram e desferiram vários golpes e pontapés. As agressões só cessaram após dois guardas civis intervirem e ajudarem o rapaz levando-o até o hospital.”

Não é verdade que o segurança do Carrefour de Osasco investigado pela morte de Manchinha, como a cadela era conhecido, foi gravemente ferido após ser espancado em retaliação.

O primeiro indício de que se trata de uma lorota, mais intuitivo e acessível ao leitor sem maiores investigações, é o de que a única página a noticiar o fictício espancamento foi a tal O Congresso – que, por sinal, já apagou a publicação. Nenhum dos veículos de imprensa profissional que têm coberto o caso da cadela divulgou qualquer informação sobre o assunto. Se fosse verdade, certamente haveria registro jornalístico confiável para saber o que aconteceu.

Outro ponto falho é a foto utilizada pelo blog para mostrar o suposto segurança agredido. A imagem foi retirada de sites locais da região de Itabuna, na Bahia, que em novembro de 2016 noticiaram o caso de um homem que foi linchado após supostamente tentar estuprar uma criança de 4 anos (veja abaixo, na foto à direita).

Além do mais, o Me Engana que Eu Posto procurou a Secretaria de Saúde de Osasco para apurar se havia algum registro de que o segurança foi levado ao Hospital Municipal Antônio Giglio, como diz a notícia falsa, depois de ser agredido.

A pasta afirma que “não atendeu nenhum paciente vítima de espancamento ou com múltiplos ferimentos no Pronto-Socorro do Hospital Antônio Giglio”. “A notícia compartilhada em redes sociais é fake News, provavelmente para acirrar ainda mais os ânimos daqueles que pedem justiça pela morte de um cão ocorrida em um hipermercado da cidade”, diz a assessoria de imprensa.

Por fim, o segurança que é investigado pela morte de Manchinha passou cerca de quatro horas nesta quinta-feira, 6, prestando depoimento na Delegacia de Polícia de Investigações Sobre o Meio Ambiente e Setor de Produtos Controlados Seccional de Osasco (DIICMA). Ele não apresentava sinais de ter sofrido qualquer agressão. O homem chegou acompanhado de advogados e saiu sem falar com a imprensa.

O Ministério Público instaurou um inquérito para investigar a morte do cão no supermercado.

Você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s