Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PT não entrou com ação contra o 13º do Bolsa Família, criado por Bolsonaro

É montagem a imagem que circula nas redes sociais mostrando deputado petista com cartaz contra a medida anunciada ontem pelo governo

Circula pelas redes sociais e o WhatsApp o boato de que o PT entrou com uma ação para tentar derrubar o 13º salário do Bolsa Família, oficialmente anunciado nesta quinta-feira, 11, pelo presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Cidadania.

A notícia falsa tem rodado as redes sociais na forma de uma montagem que mostra o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) com um cartaz à mão em que se lê o seguinte: “digo não ao décimo terceiro salário do Bolsa Família”. Na imagem, ele aparece ao lado da presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, entre outros parlamentares petistas, no plenário da Câmara dos Deputados. O autor do boato ainda incluiu na montagem uma ironia: “Eu vivi para ver o PT ser contra a população pobre”.

 (Reprodução/Reprodução)

A foto que ilustra o boato, como já informado, foi alterada digitalmente para legitimar a mentira de que os petistas tentarão a revogação do 13ª parcela do Bolsa Família.

Na imagem original, o cartaz amarelo ostentado por Pimenta diz “voto pelos 8 entre 10 brasileiro(as)s que exigem a investigação”. A foto foi feita no plenário da Câmara no dia 2 de agosto de 2017, quando a Casa analisou a primeira das duas denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o então presidente Michel Temer (MDB) no âmbito das delações premiadas de executivos do Grupo J&F, que controla a JBS. Não é possível ler na imagem acima, mas os adesivos brancos colados nas roupas dos petistas dizem “Fora Temer”.

Veja abaixo a foto original, publicada originalmente em um tuíte do deputado federal Chico D’Angelo (o primeiro à direita):

Gleisi Hoffmann e deputados na Câmara de Deputados – 02/08/2017

Gleisi Hoffmann e deputados na Câmara de Deputados – 02/08/2017 (Twitter/Reprodução)

Em nota publicada em seu site oficial a respeito da notícia falsa, o PT afirma que “não entrou com nenhuma ação para derrubar o decreto que cria o décimo terceiro do Bolsa Família, programa que virou lei há 15 anos, sob governo do ex-presidente Lula”. O partido classifica o boato como “mais uma invenção da direita, que deseja deslegitimar a qualquer custo o PT, sua atuação e legado”.

Embora o PT não pretenda entrar com uma ação contra o 13º do Bolsa Família, sua presidente, Gleisi Hoffmann, disse ontem que a medida anunciada por Jair Bolsonaro “não se constitui em uma medida de todo positiva, porque ela é um engano, na realidade tenta fraudar a situação do Bolsa Família”.

A petista se refere ao fato de o governo criar a parcela extra, mas não reajustar o benefício neste ano. “Bolsonaro, ao dizer que vai dar o 13º salário ao Bolsa Família, está tirando a correção da inflação do benefício, ou seja, esse ano o benefício do Bolsa Família não será corrigido pela inflação, justamente em um ano em que nós vamos ter uma inflação maior”, declarou a deputada paranaense.

 

Você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s