Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pirulito com energético tem causado intoxicação em crianças?

Boato tem sido compartilhado no WhatsApp e nas redes sociais. Doce da marca Peccin não tem entre os ingredientes taurina e cafeína, bases dos energéticos

Circula nas redes sociais e no WhatsApp um boato segundo o qual um pirulito com energético teria causado intoxicação em crianças que o consumiram. O doce Blong Energy, da marca Peccin, diz a lenda urbana, teria provocado sintomas como falta de ar, vômito, queda de pressão, sangramento nasal, tosse e aumento da frequência cardíaca na garotada. Pais e mães, é evidente, entraram em pânico com a “notícia”.

Veja abaixo uma reprodução do texto que tem sido compartilhado no aplicativo de mensagens, acompanhado de uma foto do pirulito.

 (Reprodução/Reprodução)

O texto passado à frente no WhatsApp e nas redes sociais não dá maiores informações sobre os casos e tem o tom alarmista caro a toda lenda urbana que se preze. Não se sabe sequer em qual cidade os casos teriam ocorrido.

Outra evidência de que se trata de uma lorota é a falta de qualquer notícia sobre a intoxicação de crianças pelo pirulito Blong Energy. Se um único hospital atendeu três crianças afetadas pelo consumo do doce nos últimos tempos, é de se imaginar que teriam ocorrido casos semelhantes em outras cidades e a repercussão seria inevitável. O que se vê, no entanto, é que não há nenhum registro de qualquer notícia sobre o assunto, mesmo em portais de notícias locais.

Diante dos inúmeros compartilhamentos da mensagem por internautas, a Peccin publicou uma nota em seu perfil no Facebook em que nega que o pirulito tenha em sua fórmula elementos encontrados em energéticos. Segundo a fabricante de doces, apenas o sabor do Blong Energy lembra o das bebidas energéticas. “O sabor é caracterizado pela combinação de aromas artificiais de framboesa com abacaxi, como pode ser conferido na lista de ingredientes. A soma desses aromas remete extamente à lembrança do sabor dos energéticos, o que foi caracterizado com a marca ‘Energy’”.

Consultando a composição do pirulito Blong Energy, observa-se que os ingredientes dele são açúcar, xarope de glicose, goma base, gordura vegetal, amido, acidulante (ácido cítrico, ácido málico), aromatizante, emulsificante lecitina de soja, corante amarelo tartrazina. Veja mais detalhes aqui.

Conforme publicou no blog Letra de Médico, de VEJA.com, Daniel Magnini, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração e do Hospital Dante Pazzanesse de Cardiologia, a base das fórmulas dos energéticos, de diversas marcas, “consiste na presença de taurina, cafeína e açúcar”. Como se vê, a única semelhança entre a composição deste tipo de bebida e a do singelo pirulito é o açúcar. Não há taurina e cafeína, elementos fundamentais dos energéticos, no Blong Energy.

Ainda conforme a assessoria de imprensa da Peccin, não houve nenhuma reclamação nos canais de comunicação da empresa, seja o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), e-mail, telefones ou redes sociais. Caso crianças estivessem mesmo sendo intoxicadas pelo pirulito, é de se imaginar que a empresa já teria recebido ao menos uma queixa sobre o produto.

 

Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s