Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pasta de dente não repara tela trincada de celular

Vídeo mostra procedimento que supostamente revitaliza tela de smartphone; segundo engenheiro, substância não possui propriedades capazes de restaurar vidro

Um vídeo publicado no Facebook há pouco mais de um mês tem chamado a atenção dos internautas por trazer uma aparente solução para um problema comum aos usuários de celular: as telas trincadas dos smartphones.

Na filmagem, um homem aplica uma boa quantidade de pasta de dente sobre a tela do aparelho, espalha o creme com o dedo indicador e, na sequência, limpa o conteúdo com um pedaço de pano branco. O resultado é um visor restaurado, reluzente e intacto.

A publicação, publicada pela página “Não leve por trás”, já foi vista mais de 8 milhões de vezes, tem 137.000 compartilhamentos e mais de 3.000 reações. No entanto, não passa de uma montagem.

Segundo Gustavo Pamplona, professor de engenharia elétrica do departamento de sistema eletrônicos da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), quando um vidro trinca, a reparação deve ser feita com uma resina. ”Mesmo assim, você não forma vidro novo, porque, para isso, seria necessário derretê-lo e elevá-lo a altas temperaturas”, explica. Ainda conforme Pamplona, a resina deixaria marcas no visor, algo que não acontece no vídeo. ”Do ponto de vista material, não faz o menor sentido passar um abrasivo para reparar buracos”, acrescenta.

Outro ponto apontado pelo professor é uma aparente troca de celulares. ”No começo do vídeo, parece, de fato, que se trata de um vidro quebrado. Mas, após a limpeza, no meio do vídeo, o aparelho aparece com uma película, o que supõe ser um novo celular”, finaliza.

Nos comentários, a eficiência do truque também é colocada em xeque. Alguns usuários zombaram da situação. ”Passei Sensodine, ele transformou meu LG num iPhone”, ”Não usem Colgate. Usem Close Up sabor menta, o resultado é extraordinário” e ”Se funciona? Não sei mas teu celular não terá cárie” são algumas das respostas irônicas, mencionando marcas de creme dental concorrentes daquela exibida no vídeo, que aparecem com mais reações no post.

 

Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s