Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

José Luiz Datena não declarou apoio a Bolsonaro em vídeo

Mensagem que circula nas redes sociais foi direcionada, na verdade, a Geraldo Alckmin. Vídeo foi editado com imagens do deputado e símbolo do PSL

Por João Pedroso de Campos Atualizado em 3 out 2018, 15h33 - Publicado em 3 out 2018, 15h29

Circula no Facebook e no WhatsApp um vídeo cuja edição leva a crer que o apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, declarou apoio ao candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. As imagens, na verdade, mostram Datena falando sobre o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, e não sobre Bolsonaro.

Uma postagem do vídeo editado, feita no último dia 30 de setembro por um eleitor de Jair Bolsonaro no Facebook, já teve cerca de 336.000 visualizações, mais de 32.800 compartilhamentos e causou a 4.700 reações na rede social (veja abaixo).

Reprodução/Facebook

Na mensagem compartilhada pelo bolsonarista, Datena fala, sem citar nomes, em “um cara que eu confio de verdade mesmo, é um cara que trabalha como você, que luta como você, é um cara que erra como você e aprende como você a corrigir os erros. É um sujeito igualzinho a você, por isso eu confio nele”.

“No meio dessa classe política que está aí ele se sobressai pela humildade que ele tem, pela forma dele ser. O cara vai fazer campanha política e entra na fila de avião de carreira. O cara tem dois pares de sapato que ele não troca faz 200 anos. Significa que a gente tá precisando disso na política brasileira. Gente com honestidade, com simplicidade, gente como você. Que a maioria desses caras que está por aí não te representa absolutamente. Ele não, ele é um de vocês que tá na política batalhando com você há tanto tempo, então, como eu confio nele, confie também”, completa Datena.

Na edição do vídeo publicado pelo eleitor de Jair Bolsonaro no Facebook, foram incluídos o símbolo do PSL e imagens de Bolsonaro em campanha.

Na versão original, o apresentador do Brasil Urgente introduz: “olha, eu não tenho muita a falar do Geraldo, a não ser que é um baita cara honesto, um cara que eu confio de verdade mesmo…” (veja abaixo). A mensagem foi divulgada no início de julho, pelo jornal Folha de S. Paulo, poucos dias antes de José Luiz Datena desistir de se candidatar ao Senado pelo DEM, partido que apoia Geraldo Alckmin e o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria.

Continua após a publicidade

Nesta quarta-feira, 3, contudo, diante do boato sobre seu apoio a Jair Bolsonaro, Datena publicou um vídeo em seu perfil no Instagram em que diz não ter candidato à Presidência da República.

“Olha eu queria deixar bem claro que eu não tenho candidato para presidente da República e qualquer vídeo que esteja rodando de apoio a quaisquer dos candidatos não é verdadeiro, é fake news, essa é minha posição oficial, ok?”, declara o apresentador.

View this post on Instagram

Deixo claro que NÃO TENHO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Vídeos em meu nome são FAKE NEWS.

A post shared by José Luiz Datena (@datenareal) on

  • Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

    Continua após a publicidade
    Publicidade