Clique e assine a partir de 9,90/mês
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Montagem enganosa mostra capa de VEJA sobre “escândalo das pesquisas”

Imagem usa o tom alarmista típico das fake news para causar desinformação

Por Leonardo Lellis - Atualizado em 21 set 2018, 15h18 - Publicado em 21 set 2018, 15h06

Uma falsa capa de VEJA que tem circulado pelo WhatsApp anuncia enganosamente um “escândalo” envolvendo a compra de pesquisas eleitorais. Com o tom alarmista próprio das fake news, a montagem destaca: “Divulgado o escândalo que todo mundo suspeitava”.

A falsa capa
Arte/VEJA

A montagem ainda diz que o PT seria o maior beneficiado da “farsa eleitoral” e que Lula “sabia de todo o esquema”. Uma outra chamada mentirosa também afirma que “Bolsonaro sempre esteve à frente” — nenhum veículo de jornalismo profissional omitiu a liderança do presidenciável do PSL nas pesquisas quando ele assumiu essa posição.

Na montagem grosseira, a tipografia (fontes usadas nos textos) é diferente da usada pela revista.

Para tentar conferir alguma legitimidade ao material falso, os autores da montagem inseriram três chamadas de notícias que realmente aconteceram nos últimos dias. Apenas uma delas, sobre a guerra comercial entre EUA e China, é, de fato, objeto de uma reportagem na edição impressa da revista.

Continua após a publicidade
Reprodução/VEJA

A capa de VEJA desta semana, que chegou às bancas e às plataformas digitais nesta sexta-feira, destaca os fatos que marcaram os cinquenta anos da revista.

A edição histórica traz uma série de reportagens e artigos a respeito de cinquenta ideias relevantes no período que ainda produzirão seus efeitos sobre o futuro do Brasil e do mundo.

Para acessar a íntegra da edição, clique aqui.

Dúvidas sobre a veracidade de histórias que circulam pelas redes sociais ou aplicativos de mensagem? Escreva para o WhatsApp do Me Engana que Eu Posto: (11) 9 9967-9374.

Publicidade