Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Zerar desmatamento é dever de casa, diz especialista em mudança climática

Sergio Margulis trabalhou 22 anos na área de meio ambiente do Banco Mundial e é autor do livro Mudanças no clima: tudo o que você queria e não queria saber

Por Matheus Leitão 8 nov 2021, 09h09

Especialista em mudança climática, Sergio Margulis alerta que o país precisa zerar o desmatamento na Amazônia, no Cerrado e em outros biomas para contribuir verdadeiramente com o combate ao aquecimento global.

“É algo realmente factível ao se praticar uma agricultura eficiente e moderna. Precisamos lembrar que cerca de 50% das emissões brasileiras resultam de desmatamentos e degradação dos biomas”, afirma.

Para o autor do livro “Mudanças no clima: tudo o que você queria e não queria saber”, o Brasil precisa de metas mais ambiciosas. 

“Além de zerar o desmatamento, o país pode restaurar a vegetação em grandes áreas de agropecuária abandonada ou de baixa produtividade, trazendo um benefício importantíssimo: retirar CO2 da atmosfera, reduzindo  o risco da savanização da floresta tropical”, explica.

Sergio Margulis é matemático, tem doutorado em economia ambiental pelo Imperial College, Londres. Foi economista de meio ambiente do Banco Mundial durante 22 anos, onde aprendeu e trabalhou com questões ambientais de mais de 40 países.

Continua após a publicidade

Publicidade