Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Silva e Luna faz o jogo de cena de Bolsonaro

Presidente da Petrobras quer jogar a culpa das altas dos combustíveis nos governadores

Por Matheus Leitão 14 set 2021, 13h20

O que está se vendo na apresentação do presidente da Petrobras, general Joaquim da Silva e Luna, na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 14, é novamente a tentativa do governo Jair Bolsonaro de jogar a culpa de todos os problemas nos governadores.

Silva e Luna foi para lá com a cantilena de que – de todos os impostos – o que mais afeta o preço é o ICMS. E disse que isso é o que gera volatilidade nos preços.

Na verdade, uma das razões dessa volatilidade é o dólar e ele tem subido por causa das crises provocadas semanalmente pelo presidente Bolsonaro.

Silva e Lula foi colocado na presidente da Petrobras quando Bolsonaro culpou o então presidente da empresa Roberto Castello Branco pelas altas dos combustíveis.

Bolsonaro quis também, com a troca de comando na estatal, dar a impressão para os caminhoneiros de que ele estava agindo para evitar a alta do diesel.

O general continuou a mesma política de antes e agora faz parte do jogo de cena de Bolsonaro de culpar os governos estaduais. E também de não explicar a realidade: não tem muita saída para a alta dos combustíveis.

Continua após a publicidade
Publicidade