Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

PF deflagra operação contra conglomerado do Nordeste

53 mandados são expedidos em investigação que envolve supostos crimes tributários e integrantes do grupo João Santos - Cimento Nassau

Por Matheus Leitão Atualizado em 5 Maio 2021, 09h04 - Publicado em 5 Maio 2021, 08h12

A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira, 5, 53 mandados de busca e apreensão numa investigação relacionada a crimes tributários e lavagem de dinheiro, entre outros delitos, que envolvem integrantes do grupo João Santos – Cimento Nassau, um dos três mais importantes conglomerados empresárias do Nordeste.

Ao todo,  segundo a PF, mais de 240 policiais cumprem as medidas judiciais nos Estados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Pará e Distrito Federal.

Na divulgação da operação, a PF, que não informa o nome do Grupo João Santos – Cimento Nassau, diz que os “investigados se organizaram em um sofisticado esquema contábil-financeiro para desviar o patrimônio das empresas do grupo, transferindo-o para os seus sócios e interpostas pessoas (‘laranjas’)”. 

De acordo com a Polícia Federal, a finalidade era a de “elidir tributos e direitos trabalhistas de centenas de empregados, causando um prejuízo aos cofres públicos e aos trabalhadores apurado em mais de R$ 8.64 bilhões”.

A investigação, batizada de Operação Background, foi realizada junto com a Receita Federal e a Procuradoria Regional da Fazenda Nacional (5ª Região). A ação policial apura outros crimes como fraude à execução, contra a organização do trabalho e até organização criminosa.

Continua após a publicidade
Publicidade