Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Caso Bretas: os juízes que se acham acima da lei no Brasil 

Reportagem de Veja sobre abusos do braço da Lava Jato no Rio joga mais luz sobre problemas na Justiça 

Por Matheus Leitão Atualizado em 4 jun 2021, 15h40 - Publicado em 4 jun 2021, 15h35

A capa de Veja desta sexta-feira, 4, é a pá de cal que faltava na Lava Jato, a maior operação contra a corrupção generalizada que existiu sim no Brasil, mas que perdeu a credibilidade por conta de abusos de seus juízes e procuradores.

Aliás, a reportagem de Laryssa Borges escancara o que já havia ficado claro após o comportamento de Sérgio Moro em Curitiba: alguns magistrados no Brasil se acham acima do bem e do mal, acima de tudo, até da constituição do país.

Veja esclarece ainda mais esses abusos ao destrinchar os anexos do advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho, de 31 anos, que são estarrecedores e mostram que os abusos na Justiça brasileira não acabaram.

Não à toa a matéria afirma que o braço carioca da operação pode ter o mesmo destino que a de Curitiba, onde o juiz foi considerado parcial por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O país não pode ignorar abusos. De quem quer que seja.

Continua após a publicidade
Publicidade